Donos de robozinhos verdes poderão acessar o Facebook através da rede Tor, permitindo mais privacidade. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Desde 2014 o Facebook vem trabalhando com o Tor, quando a empresa criou um endereço oficial na rede Onion, essa rede só pode ser acessada por certas configurações e navegadores, para sempre garantir mais segurança.

O Tor permite que os usuários de internet naveguem anonimamente, e assim evitar ser rastreado pela internet (não, não é igual ao seu Ctrl Shift n). Segundo o Facebook os usuários vêm pedindo que esse tipo de atenção se expandisse além dos navegadores, acabou que um projeto interno de verão de um estagiário se transformou em suporte experimental do Tor em dispositivos Android.

O Facebook vai lançar o recurso nos próximos dias, os Edward Snowden’s que queiram utilizar precisarão baixar o aplicativo de proxy Orbot. Depois de ativá-lo, basta ir ao app do Facebook e procurar as configurações para acionar a navegação via Tor. Mas atenção, quando o Facebook estiver nesse modo, você não recebera qualquer notificação, já que elas não podem ser enviadas através da rede Onion.

App do Facebook para Android vai permitir navegação através da rede Tor

Não é esse Thor, infelizmente.

Em entrevista à Reuters, um porta-voz para o Projeto Tor diz que não tem planos para apoiar o Facebook para iOS, de modo que este apoio será limitado para o Android. Facebook diz que tem uma “comunidade considerável” que utilizam o Tor para acessar seu serviços, o Facebook se tornou uma grande ferramenta para manifestações, protestos e afins e as conexões anonimas através de aparelhos Android só vai servir para melhorar a confiabilidade no serviço. Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen curtiram isso (#sqn).

Fonte: The Verge