Em 19 de janeiro de 2006 foi lançada ao espaço a sonda News Horizons com objetivo de estudar Plutão, este que na época ainda era considerado um planeta. Depois de quase dez anos de espera finalmente temos as fotos mais próximas já tiradas de Plutão (e você achando que as fotos do seu casamento demoraram a ficar prontas).

A sonda começou a transmitir dados sobre Plutão em julho do ano passado, graças a ela o conhecemos um pouco melhor agora. Entre as descobertas está a de que o seu diâmetro é de 2.370 quilômetros, tornando-o oficialmente maior que Eris, que antes era considerado o maior corpo no cinturão de Kuiper. Também foi confirmada a presença de nitrogênio e metano congelados na região polar, bem como uma quantidade maior que a esperada de nitrogênio vazando de sua atmosfera.

Cadeia de montanhas de Plutão

Temos imagens com uma resolução de 250 a 280 pés (77 a 85 metros) por pixel. As fotos abrangem uma faixa de cerca de 80 km de largura, e nos permitem ver como erosões e falhas moldaram a sua crosta.

Essa exploração é muito importante para a astronomia, pois ao estudarmos plutão e outros objetos no cinturão de Kuiper, podemos encontrar pistas sobre os primórdios do sistema solar e a origem da vida na Terra.

Abaixo segue uma galeria com algumas das fotos disponibilizadas pela NASA.

Fontes

Popular Science

Space

NASA