A água é muito importante para diversas atividades humanas, desde coisas do dia a dia, passando por produção de alimentos e processos industriais, etc. Também sabemos que o acesso a água de qualidade é limitado, a ONU estima que um bilhão de pessoas não têm acesso a abastecimento de água suficiente para suas necessidades (20 litros por dia por pessoa), e que muitas morrem por consumo de água de má qualidade

Apesar de ser um recurso abundante, vários países não dispõem de acesso à água doce e em quantidade suficiente para sua população. Por isso a adoção de tecnologia que permitam o acesso à água doce de qualidade é importante, e muitos países passaram a adotar o processo de dessalinização para isso. 

A dessalinização é o processo de remoção de sais da água, seja do mar, esgotos ou reservatórios subterrâneos. Existem diversas técnicas de dessalinização: osmose reversa, dessalinização térmica, deionização capacitiva, por exemplo. 

 

Processos de Dessalinização

Osmose reversa

neste processo se exerce forte pressão sobre a água salgada, fazendo com que ela atravesse membranas semipermeáveis finas o suficiente para reter sais, microrganismos e outras impurezas, gerando água destilada, que deve passar por processo de mineralização para estar apta para consumo. 

Descrição da imagem: Esquema mostrando o sentido da água no processo de osmose inversa, saindo do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

 

Dessalinização térmica

Processo que visa imitar o ciclo natural da água, sendo o mais simples a “destilação solar”. Nesse, se utilizam lugares quentes, grandes tanques cobertos de vidro ou outro material transparente.

A luz do Sol atravessa o vidro, a água salgada evapora, os vapores se condensam na parte interna do vidro, onde são recolhidos. Assim, separa-se a água dos sais, gerando água destilada, que deve passar por processo de mineralização.

Em lugares frios, este processo ocorre através de  geração de calor através de energia gerada por outras fontes, o que aumenta o consumo de energia do processo. 

 

Dessalinização deionização capacitiva

Processo de separação eletroquímica, onde as membranas semipermeáveis e diferença de potencial separam os íons da solução aquosa, geralmente, água salobra.

Este processo se baseia na diferença de potencial elétrico em superfícies de membranas bipolares, promovendo a difusão de cátions e ânions através das membranas, o que gera um efluente com alta concentração de sais e outro com baixa concentração de sais (água dessalinizada).

 

 

Apesar de fornecer água potável para muita gente, o processo de dessalinização gera impactos ambientais e socioeconômicos. O descarte incorreto do rejeito provoca graves danos ambientais, tais como erosão do solo, maior retenção de água no solo e menor disponibilidade de água para a planta, pela diferença de concentração de íons cloreto, sódio, boro e nitrato.

Se descartado bruto no mar, o rejeito provoca aumento de temperatura da água do mar, reduzindo a quantidade de oxigênio, o que impossibilita a vida na zona de descarte. Além disso, há o dano gerado pela captação de água, a qual provoca a eliminação de espécies de animais marinhos capturados pelas redes, para evitar a sucção pelas bombas.

Os rejeitos da osmose reversa podem ser utilizados para regar plantas heliófilas (plantas que se adaptam a ambientes ricos em sal), alimentação de peixes.

Descrição da imagem: cartaz informativo os problemas do descarte do sal que sobra da dessalinização.

Dentre os aspectos relacionados aos impactos socioeconômicos estão a falsa percepção de fartura de água, que pode levar ao consumo irresponsável deste recurso.

Apesar de a dessalinização permitir o acesso à água possível para a população mundial. Este processo envolve diversos fatores que causam danos ao meio ambiente, desde a fase de construção, passando pela captação da água, até o produto.

A fase de construção tem origem na construção das usinas que envolvem alterações do solo e construção de infraestrutura de apoio, tais como estradas e linhas de energia. Na fase de operação e manutenção, os impactos envolvem a captação de água e uso de energia, uma vez que este processo utiliza bastante energia. 

Durante a captação de águas ocorre o arrastamento, colisão e aprisionamento de organismos aquáticos, tendo impacto negativo sobre a flora e fauna marinha da zona.

 A salmoura é um líquido com altíssima concentração de sais, além de produtos químicos decorrentes da dessalinização, que provocam grande impacto ambiental.