Para não falhar com a minha tradição de falar sobre assuntos relacionados à água, estou aqui de novo com mais uma coisa que eu acho que você, querido leitor, vai se interessar em saber.

Você já parou para pensar em quantos litros de água você consome todos os dias? Pensando nas tarefas do dia a dia: tomar banho, escovar os dentes, dar descargas, lavar a louça, regar as plantas…você tem ideia de quantos litros de água consome para tudo isso? 

Ao fazer essa conta, ainda que aproximada pela média da conta de água de onde você vive, talvez esse número te surpreenda. Mas e se eu disser que a maior parte da água que você consome todos os dias é virtual? 

Tudo que consumimos, comida, roupas, eletrônicos, combustíveis, tudo mesmo, precisa de água em seu ciclo, seja na produção primária, processamento, embalagem, transporte, consumo e descarte, todas essas etapas precisam de água e toda a água necessária nessas etapas é chamada de água virtual. A água virtual é a água que precisamos para a produção de um produto de forma indireta. 

A pegada hídrica é então, em média, a soma da água utilizada direta e indiretamente em um produto ou serviço, e que para ser estimada pode ser dividida em três categorias: Água Azul, Água Verde e Água Cinza. 

Água Azul – a água disponível na superfície terrestre nos rios e lagos ou ainda a água dos  reservatórios subterrâneos, é utilizada na irrigação, lavagens necessárias na produção e que nós podemos enxergar. 

Água Verde – é a água da chuva que irriga naturalmente a produção agrícola e que fica armazenada no solo. 

Água Cinza – água utilizada nos processos de produção e que é poluída e por conter uma concentração alta de poluentes, não pode ser descartada sem antes uma diluição ou tratamento adequado. 

Todos os produtos e serviços que temos acesso possuem usos de água dos 3 tipos, em maior ou menor medida. Alimentos possuem maior quantidade de água azul e verde, roupas tem pegada hídrica com grande quantidade de água cinza. 

As dinâmicas locais de produção, tipos de clima, solo e particularidades, como matriz energética, influenciam muito na pegada hídrica e de forma que se um alimento produzido em um local com clima chuvoso pode precisar de menor quantidade de água azul, enquanto que em outro onde as chuvas são escassas, são necessários maiores volumes de irrigação, aumentando a água azul na pegada hídrica deste produto. 

Vamos a alguns exemplos de pegada hídrica de produtos simples do nosso dia a dia, uma calça jeans precisa de 11000 L de água, 1kg de arroz de 2497 L e 1kg de carne bovina de 15415 L. Esses valores são médias globais de pegada hídrica levando em consideração os valores de água azul, água verde e água cinza. 

A indústria têxtil é muito ilustrativa de como os consumos de água são diluídos de uma forma que fica muito difícil  imaginar que volumes tão grandes de água fazem parte da produção. 

Volumes (em Litros) de Água Necessários em Produtos de Algodão

 

Fonte: Água Escondida

Peguei alimentos que são muito comuns na nossa alimentação diária e que podem te dar uma boa noção da sua pegada hídrica, os valores são muito variados e são calculados para cada quilograma do alimento produzido: Banana 790 L, Manteiga 5553 L, Cenoura 195 L, Queijo 5060 L, Chocolate 17196 L, Café Torrado 18925 L, Ovo 3265 L, Leite 1020 L, Açúcar Refinado 1782 L, Alho 589 L, Uva 506 L, Limão 642 L, Cebola 345 L

 

Quanto mais processados forem os alimentos e quantos mais etapas forem necessárias para sua produção, maior será a pegada hídrica do alimento. Vegetais, frutas e legumes, tendem a ter menores pegadas hídricas do que produtos como carnes, derivados do leite, açúcar, café.  

Esses dados levantam questões interessantes que podem ser discutidas, como mudança de hábitos alimentares, consumo consciente, avanços tecnológicos que podem reduzir consumo de água na produção, estresse hídrico, enfim, temas para muitas conversas. Podemos pensar até na questão econômica do Brasil em que uma parte significativa da nossa economia é baseada na produção de grãos para exportação e que esses grãos são, em grande parte, exportados para países como a China. Como o Brasil é um país que possui grandes reservas de água subterrânea e um clima que possui alta incidência de chuvas, em última instância, estamos aproveitando nossa facilidade de produção agrícola, e exportando em forma de grãos uma parte de água.  

Já existem muitos dados sobre pegada hídrica e até calculadoras online que estimam, de acordo com seus hábitos, a sua pegada hídrica. A maior parte das que eu encontrei estão em inglês, mas se entender inglês, ou estiver disposto a ir traduzindo, recomendo tentar calcular como um exercício. 

Calculadora de Pegada Hídrica

Fonte: Qual a Sua Pegada Hídrica? Calculadora de Pegada Hídrica

Talvez você se lembre de algum lugar daquela figura clássica do Ciclo da Água, em que água evapora dos rios e lagos, se condensa em forma de chuva e volta para o ambiente? Sim, essa figura clássica continua explicando como funciona o nosso ciclo hidrológico e não tem nada de errado com ela, mas a questão é que ela deixa de fora uma parte muito importante do ciclo: nós.

O ser humano tem alterado de forma muito significativa os regimes hidrológicos em vários ecossistemas do mundo, temos visto repetidos eventos de chuvas torrenciais, tempestades tropicais e de secas prolongadas pelo mundo. 

Já estamos vivenciando alterações de chuvas e que acabam por alterar nossa produção. Com cada vez mais corpos hídricos contaminados pela ação humana, estamos ano após ano reduzindo nossas reservas de água e certamente produções agrícolas serão afetadas, assim como tudo o que precisa de água, ainda que seja a água virtual. Pensar nos dias de hoje sobre a pegada hídrica de 1 calça jeans, ou de 1kg de carne bovina, pode parecer sem importância, mas precisamos nos atentar a isso pois a água é fundamental para todas as atividades humanas e precisaremos de estratégias para que a água não se torne um recurso finito. 

 

Referências Bibliográficas

Água Não é Mercadoria – Tese Onze

Pegada Hídrica Produtos Diversos 

O que é pegada hídrica? 

Calculadora Pegada Hídrica Portugal 

Our Word in Data – Água Necessária para 1 tonelada de Comida Produzida

Pegada Hídrica de Produtos Alimentares

Hidden Water