Recentemente São Caetano do Sul, uma cidade aqui na Região Metropolitana de São Paulo, implantou o Passe Livre no transporte público municipal. Agora, qualquer pessoa que queira pegar ônibus municipal para se locomover na cidade não paga a passagem e pode andar livremente de transporte público por toda cidade. 

Com São Caetano já são 87* cidades no Brasil que possuem passe livre no transporte público municipal. Cerca de 5 milhões de pessoas podem transitar de ônibus de forma livre e gratuita. São Paulo também está estudando implantar a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos e nos dias de semana à noite. 

Quem não está acostumado com a pauta de mobilidade urbana talvez não entenda o tamanho do impacto que a medida de zerar a tarifa de transporte público pode significar para as mais diversas áreas. O passe livre melhora os números do trânsito, da segurança pública e da economia, isso sem citar os impactos diretos na saúde pública. 

Meu objetivo com esse texto é deixar você leitor totalmente a favor do passe livre. 

 

Tarifa Zero do Transporte

A lógica é bem simples, em muitos municípios as empresas que fazem o transporte operam por concessões públicas, ou seja a prefeitura permite a entrada da empresa para fazer o transporte municipal e em uma parceria, uma parte da tarifa é custeada pela própria prefeitura e o restante é custeado pelo usuário, que paga a passagem. 

Assim, se você paga 4 dinheiros pela passagem mas a tarifa cobrada pela empresa é de 8 dinheiros, então, a prefeitura paga a metade da passagem. Com o passe livre e a tarifa zero do transporte a prefeitura paga os 8 dinheiros e o usuário não paga a passagem. 

 

…mas quem paga a conta? 

Eu sei que a primeira coisa que passa na cabeça é: quem vai pagar essa conta? Pergunta justa e a resposta é simples. Todo mundo vai pagar porque todo mundo já paga essa conta, certo? 

Pensa aqui comigo, o direito de ir e vir é um direito de todos, né? A gente deveria poder acessar todos os espaços públicos e transitar livremente pela cidade, certo? Sendo um direito e um dos bem básicos, esse não deveria ser um serviço oferecido pelo poder público de forma gratuita? Eu penso que sim.

Na minha humilde opinião, a tarifa zero do transporte público deveria ser regra, e não exceção. A gente paga impostos municipais, estaduais e federais e acredito que o melhor uso do dinheiro dos nossos impostos é o uso que sirva a todos de forma justa e igualitária. 

Um argumento muito comum que a gente vê quando alguns serviços básicos entram na lógica de mercadoria é que empresa de transporte público, de abastecimento de água, energia etc. deveria dar lucro e eu não poderia discordar mais desse argumento. Direito básico tem que ser garantia não mercadoria e se por acaso não der lucro, isso deveria ser contabilizado como despesa básica da cidade. 

Especialmente no caso da tarifa zero, as experiências mostram que essa lógica do lucro faz pouco sentido porque existem muitos benefícios do passe livre em diversos setores.

 

Aumenta adesão, reduz trânsito 

Em São Caetano foi preciso só uns dias para que o número de usuários dos ônibus dobrasse. Em poucos dias após a implantação do passe livre do transporte público o número de 25 mil passageiros por dia passou para para 50 mil. Isso é gigante. 

Em outros lugares em que o passe livre já foi implantado mostram comportamento parecido. 

Uma parte desses passageiros aí são curiosos, pessoas tentando mudar a rotina para adotar o ônibus etc. mas também tem muita gente que estava se locomovendo de outra forma e que vai passar a usar os ônibus municipais. 

Isso tem impacto direto na redução de carros na rua. Um ônibus com todos os lugares ocupados leva mais de 40 pessoas, só considerando pessoas sentadas. A média de ocupação dos carros é 1,5 passageiro por veículo. Mais pessoas nos ônibus, menos carros na rua. 

 

Qualidade de Vida  

Com menos carros nas ruas o trânsito fica melhor e melhora a qualidade de vida das pessoas. Só quem já ficou horas parado no trânsito sabe o quanto é cansativo e estressante. Fora o tempo perdido que você gasta em um trajeto que deveria ser curto mas que fica gigante por excesso de carros nas ruas. 

Esse tempo “extra” que você ganha não estando no trânsito você usa para descansar, ficar com as pessoas que gosta, se exercitar. Quem mora em grandes cidades sabe a diferença que isso faz. Chama ganho de qualidade de vida. 

 

Problema Ambiental

Não podemos esquecer da questão ambiental. Na época das ondas de calor no Brasil todo, recordes e mais recordes de temperaturas quebrados, os anos mais quentes registrados desde que começaram as medições a questão dos transportes é central. 

O transporte de milhões de pessoas ser realizado em carros e motos particulares tem um impacto gigante nas emissões de carbono que são as responsáveis pelo aquecimento da temperatura da Terra e Mudanças Climáticas. A redução da queima de combustíveis fósseis e a mudança da matriz energética é urgente se a gente quiser reverter as altas temperaturas que já ficaram habituais. O transporte público coletivo é uma excelente forma de redução dos níveis de queima dos combustíveis fósseis, como já falei aqui quanto mais ônibus, metrôs, trens etc. circulando nas ruas, menos carros e menos emissões. 

Quer melhor incentivo para deixar seu carro em casa do que pegar um ônibus de graça? Eu não consigo pensar em nada melhor.

 

Movimentação da Economia

Tem também a questão da economia que é movimentada quando as pessoas conseguem circular pela cidade mais facilmente. A gente ainda está vivendo a recuperação econômica que vem de antes da pandemia e que no período de isolamento piorou muito.

As pessoas no Brasil empobreceram, perderam acesso e poder de compra, é nítido nas grandes cidades o aumento da população em situação de rua. Isso ainda está acontecendo e a recuperação da situação econômica das pessoas vai acontecer aos poucos, com o passar dos anos. 

Poder se locomover sem precisar se preocupar com o custo do transporte proporciona acesso a serviços públicos, proximidade com a família e pessoas íntimas, novas oportunidades de busca de empregos formais e informais. Quantas pessoas deixam de procurar emprego porque não conseguem se locomover pela cidade por conta dos custos do transporte? Com o passe livre todas essas pessoas que estavam sem acesso a coisas diversas, passam a ter. 

 

O que vem por aí? 

Devem ter ainda inúmeros benefícios que deixei de citar aqui, mas que poderiam estar ilustrando o impacto gigante que é o passe livre no transporte público. 

Sigo na torcida para que São Paulo consiga deixar o transporte público municipal gratuito o tempo todo, e não só em horários restritos. 

São Paulo influencia muito as políticas públicas de municípios pelo Brasil afora e muita coisa que é colocada em prática aqui experiência aplicada em outros lugares.

Espero que tenha conseguido com esse texto te mostrar alguns dos argumentos do porque o Movimento Passe Livre a Tarifa Zero do Transporte Público é pauta central do problema urbano.

Me conta se aí na sua cidade estão estudando o passe livre também?

* Agora são 88 – Enquanto escrevia esse texto Santa Isabel aqui na Grande São Paulo também implantou a Tarifa Zero nos ônibus municipais.

Até a próxima!

 

Imagem de Capa 

Ônibus Amarelo com a lateral que contém a inscrição Bora de Graça, imagem da assessoria de comunicação da Prefeitura de Caucaia. Disponível aqui. 

 

Referências Bibliográficas 

Cidade da Grande São Paulo terá passe livre para todos a partir de novembro Aqui 

Passe livre: 24 cidades aderiram à tarifa zero em 2023, maior número até agora. Aqui

Passe livre: cidade de SP estuda tarifa zero nos ônibus aos domingos, diz Nunes. Aqui 

Brasil tem mais de 80 cidades com passe livre no transporte coletivo. Aqui

Santa Isabel (SP) tem tarifa zero nos ônibus a partir desta sexta (1º). Aqui