Você já ouviu falar do Ozempic? Talvez esteja se perguntando o que há por trás dessa nova “moda” no tratamento do diabetes. O assunto está tão em alta que já foi tema de um Spin de notícias aqui no portal, que você pode conferir aqui. Se quiser saber um pouco mais e se aprofundar no assunto, continua aqui comigo e entenda o motivo de todo o burburinho gerado por essa inovação médica.

Ozempic: o que é e por que está em alta?

Ozempic é uma marca comercial de um medicamento injetável chamado semaglutida, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2. Como os demais fármacos destinados a esta condição, ele reduz os níveis de glicose no sangue. O que o difere dos demais é a sua alta eficácia e precisão molecular, proporcionando um controle da glicemia mais consistente e eficiente.

 

Menos injeções, Mais Conveniência:

Ao contrário de muitos tratamentos tradicionais, o Ozempic oferece uma comodidade especial. É apresentado em forma de caneta com uma agulha bem pequena na ponta, parecida com a caneta de injeção de insulina utilizada para diabetes tipo 1. Porém, apesar da semelhança, a sua formulação permite injeções menos frequentes, facilitando a adesão ao tratamento e proporcionando uma experiência mais suave para aqueles que podem sentir alguma hesitação com as agulha. Agora você viu vantagem, né?

 

Mecanismo de Ação: como o Ozempic Age no Corpo?

Pense no Ozempic como um maestro regendo uma orquestra dentro do seu corpo: cada movimento é cuidadosamente coreografado para manter os níveis de glicose sob controle.

O segredo do Ozempic está no seu mecanismo de ação inteligente. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamada agonistas do receptor de GLP-1. Em termos simples, isso significa que ele imita a ação de um hormônio natural chamado GLP-1, que é liberado pelo intestino depois que você se alimenta.

O GLP-1 desempenha um papel crucial no controle da glicose. Ele estimula a liberação de insulina, o hormônio responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o GLP-1 também reduz a produção de glicose pelo fígado e retarda o esvaziamento do estômago, contribuindo para uma captação mais lenta e gradual da glicose.

 

Efeitos Adversos: o Que Precisamos Saber?

Como qualquer medicamento, o Ozempic não está isento de efeitos adversos. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos e diarreia. No entanto, é fundamental destacar que nem todas as pessoas experimentam esses efeitos, e muitas vezes eles diminuem com o tempo.

 

O perigo de seguir a moda:

Há alguns dias, vi um relato de uma blogueira da minha cidade que me deixou preocupada. Ela passou por algumas situações que levaram ao aumento do peso e passou a utilizar o Ozempic para emagrecimento. Segundo ela, o medicamento foi adquirido sem maiores dificuldades em uma farmácia, sem a necessidade de receita médica.

Pois é, pesquisando mais sobre o assunto, me deparei com diversas histórias de celebridades e influenciadores que usaram a semaglutida de forma “off-label” (fora das recomendações da bula). Existe, inclusive, o termo “rosto de Ozempic”, para se referir ao formato da face mais fina após o emagrecimento. Chocada!

Em casos de obesidade, particularmente quando o paciente também é diabético, versões específicas da semaglutida podem ter resultar na perda de peso. Entretanto, isso não se traduz automaticamente em uma solução eficaz para aqueles que buscam emagrecimento sem a condição.

Em entrevista à BBC News Brasil, uma publicitária de São Paulo descreveu as complicações consequentes do uso indiscriminado da semaglutida:

Eu não parava de vomitar, sentia muita dor no estômago e passava o dia enjoada.

A publicitária foi parar na UTI com danos ao fígado, causados pelo fármaco. Relatou ainda que ficou com vergonha de falar para o médico que estava usando o medicamento por conta própria.

É crucial compreender que o uso indiscriminado do Ozempic para fins de emagrecimento não só carece de respaldo científico como também apresenta riscos significativos à saúde. Automedicar-se é um passo perigoso e a busca por soluções rápidas para o emagrecimento sem a devida supervisão médica pode resultar em complicações imprevistas.

 

A ciência continua a evoluir…

E com ela, a esperança de proporcionar melhores soluções para quem vive com diabetes. O Ozempic é um exemplo emocionante dessa jornada, destacando como a pesquisa e a inovação podem transformar positivamente a qualidade de vida das pessoas.

Como nem tudo são flores, alguns espertinhos estão disseminando por aí a ideia de utilizar esse medicamento para objetivos não aprovados. Não caia nessa, os riscos à sua saúde são reais e podem resultar em consequências adversas muito sérias.

Lembrando que um medicamento ser liberado para compra sem restrições não dispensa de maneira alguma a orientação de profissionais de saúde, especialmente quando se trata de fármacos específicos para determinadas condições.

A cautela é sempre a melhor opção para a saúde duradoura e bem-estar e o Ozempic é um medicamento, não um tratamento estético.


 

Referências:

Nauck, M.A., Quast, D.R., Wefers, J. , et al. GLP-1 receptor agonists in the treatment of type 2 diabetes – state-of-the-art. Mol Metab. 2021, n.46, 101102. doi: 10.1016/j.molmet.2020.101102.

Cabral, J. A “nova” droga para tratamento da obesidade, aprovada pela ANVISA – 24 auroran (Spin#1895 – 25/01/2023). Portal Deviante; disponível em: <https://www.deviante.com.br/podcasts/spin/spin-de-noticias-1895/>

Machado, S. A publicitária que foi para a UTI após usar Ozempic sem orientação médica. BBC News Brasil. 19 de maio de 2023; disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cped4v9w4eeo>