A área de estudos de Cultura Alimentar foi construída sobre conceitos essenciais do comportamento humano. Tabus, moralidades e valores culturais são estudados com o viés alimentício afim de que possamos compreender, por meio da comida, mais sobre como o ser humano é moldado.

Dentro dos tabus mais disseminados da educação nutricional brasileira, observa-se a proibição da mistura de leite com manga. O mito é um dos mais difundidos e levados a sério no consciente coletivo. Sempre que eu passava por alguma aula filosófica, em que o educador precisava explicar o senso comum, muitas vezes o caso da manga com leite foi referenciado dentre os estudos práticos.

Será que existe realmente alguma razão para temermos esta mistura? Existe algum impacto na maneira que consumimos estes produtos em conjunto? Isto tudo iremos saber neste texto!

Apesar de muito disseminado na educação nutricional do país, este mito não possui fundamentação teórica para ser considerado verdadeiro. Historiadores noticiam que o tabu nasceu nos tempos da escravatura [1]. Os escravizados colhiam alimentos como frutas, legumes silvestres e amêndoas durante o dia, para que os mesmos fossem consumidos durante a noite.

Neste horário, os mesmos também tomavam bastante leite para ajudar a aplacar um pouco da fome. Para que a prática do consumo de leite fosse freada — bem como o consumo de frutos nos limites das plantações — os senhores de escravizados introduziram este e diversos outros mitos. Por algum motivo em especial, o tabu não somente pegou como foi passado para diversas regiões do país, tornando-se uma crendice popular.

O mais irônico da estória é que as mulheres escravizadas, que cuidavam dos filhos de donos de escravos, eram responsáveis pela educação alimentar dos pequenos. O mito acabou sendo revertido também à casa grande. A lenda acabou se disseminando em todos os níveis sociais, virando um medo 100% original do Brasil e reflexo dos tempos escravagistas.

 

O mito da mistura fez com que pessoas tivessem medo de complicações estomacais que poderiam levar à morte. Fotografia da reportagem do Portal Terra mostra os dois alimentos misturados em uma vitamina [2].

A polêmica se enraizou no consciente coletivo brasileiro, e os riscos tornaram-se enormes. De simples complicações estomacais, a junção poderia inclusive levar pessoas à morte, segundo o senso comum. Ainda hoje, pessoas evitam a alimentação de produtos industrializados que não estão de acordo com o tabu.

De fato, algumas complicações estomacais podem ser notadas. A casca da manga possui um perfil alto de fibras, podendo incorporar um efeito laxante à pessoa com certo grau de intolerância à lactose [3]. Esta doença acomete as pessoas com baixa quantidade no corpo de lactase, enzima que é capaz de digerir o açúcar lactose presente no leite.

Porém, mesmo estes resquícios de casca não podem ser responsabilizados pelo aumento de dores e cólicas, muito menos por danos que podem levar à morte! Pesquisas relatam que há um aumento de sintomas de intolerância à lactose — flatulência, dor, diarreia e cólicas — sob qualquer refeição em que o leite participe ativamente em pessoas intolerantes [3]. Logo, é impossível ligarmos as fibras da casca de manga com o mito antigo.

Produtos à base de manga, como sorvete, bebida láctea fermentada com polpa de manga [4] e iogurte ficaram industrialmente proibidos devido à formulação com compostos lácteos. O universo de produtos fica cada vez mais estreito quando não colocamos produtos formulados com farinha de resíduo de manga, como pães, biscoitos e congêneres.

O tabu está tão enraizado na cultura que, mesmo no universo científico, alguns estudos ainda fazem ressalvas quanto a aceitação de produtos que possuem os dois ingredientes juntos. Até mesmo o mito é tema de pesquisa de aceitação sensorial [5]. Porém, existem benefícios além do fator gostosura (organoléptico) atrelados ao consumo.

Os dois alimentos combinados se tornam fontes estimáveis de vitaminas do complexo A, B e C. Teores altos de minerais como iodo, cobalto, ferro e cálcio também são encontrados nos mesmos. Tornam-se, desta maneira, de grande valia para tecidos duros (ossos e dentes) e moles (músculos, células sanguíneas e tecido nervoso) do organismo.

Portando, não se restrinja mais quando ouvir sobre os malefícios desta junção. Busque se informar sobre a fonte da informação e divulgue esta redação àqueles que ainda acreditam neste tabu. Obrigado pela leitura e até o próximo texto!

 

Referências

[1]: VIEIRA, Enio Cardillo. Tabus, mitos e crendices em nutrição. Rev Med Minas Gerais, v. 20, n. 3, p. 371-374, 2010.

[2]: DEGUSTA. Mito ou verdade: Manga com leite faz mal? Portal terra, 01 jul. 2022. Disponível aqui.

[3]: TÉO, Carla Rosane Paz Arruda. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 135-140, 2002..

[4]: SANTOS, Calila Teixeira et al. Influência da concentração de soro na aceitação sensorial de bebida láctea fermentada com polpa de manga. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 19, n. 1, p. 55-60, 2008.

[5]: MEIRELES, Angélica Moreira de et al. Tabu alimentar e o consumo de manga com leite. Hig. alim., p. 826-830, 2019.