Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

O que você vê da sua janela? – Resenha de ‘Da minha janela’

por em 03/09/2019 em Notícias | Nenhum comentário

O que você vê da sua janela? – Resenha de ‘Da minha janela’

Essa resenha é uma parceria do Portal Deviante com a Cia da Letras, que disponibiliza livros do seu catálogo para os nossos redatores escreverem as resenhas. Livro de hoje: Rondon  Uma Biografia de Larry Rohter.

Da minha janela – Otávio Júnior. Ilustrações: Vanina Starkoff. Companhia das Letrinhas, São Paulo, 2019

O que você vê da sua janela?

Capa do livro

Da minha janela é um livro simples em palavras e recheado em cores, como todo bom livro infantil. Porém, suas cores nada têm de aleatórias. Através das ilustrações de Vanina Starkoff conhecemos a janela de uma garoto, morador de uma favela no Rio de Janeiro, que com alegria e esperança colore a realidade cinzenta dos seus dias. Da janela de casa, ele vê outras janelas, outras realidades semelhantes, outras alegrias, e é daí que vem todo o colorido desse livro: das próprias pessoas. Otávio Júnior, o autor, segue um caminho diferente do que em O Garoto da Camisa Vermelha, com uma visão menos dura da realidade, com menos violência e um mundo menos cinzento.

A janela do garoto é também a janela do autor, que deseja contar histórias sobre as pessoas que vê todos os dias, exaltando a favela que nas suas palavras: “É um mundo dentro de algumas cidades, com sua língua, costumes, cultura e tradições”. É uma leitura alegre, na qual cada criança é estimulada a olhar através de sua janela para as pessoas e procurar seu tesouro no fim do arco-íris, sonhando com um mundo com mais cores.
“Não é interessante pensar que nenhuma janela do mundo tem a mesma paisagem?”. Sim, isso é fascinante. Com isso, além de nos convidar a olhar pela sua janela, fazendo com que tantos brasileiros de diferentes brasilidades possam experienciar, ainda que de maneira amena, como é olhar de dentro para uma favela carioca; o autor, também, nos convida a olharmos pela nossa janela e, quem sabe, vermos os outros em suas diversas cores.

Por fim, é um livro sobre cor, empatia, esperança e janelas abertas.

O autor, Otávio Júnior

Otávio Júnior nasceu e mora na Zona Norte do Rio de Janeiro. É escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro. Escreve desde 2007, quando iniciou seu trabalho de promoção de leitura no projeto Ler é 10 – Leia Favela. Passou a ser conhecido como o Livreiro do Alemão após abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro. Ganhou prêmios no Brasil e no exterior, por onde viaja para dar palestras sobre sua experiência como incentivador da leitura.

Vanina Starkoff nasceu em Buenos Aires, Argentina, onde se formou como designer gráfica na Universidade de Buenos Aires e mora no Brasil desde 2014. O caminho do coração a levou à descoberta do mundo das imagens e dos livros para crianças. É apaixonada pelas cores e paisagens que sempre pintou e, em busca de seu grande amor, vive em Búzios, uma cidade praiana no Rio de Janeiro. Tem 20 livros publicados em diversos países. Foi finalista do III Prêmio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados em 2010, na Espanha, e finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração em 2015, no Brasil.

Modo Noturno