Ouvi dizer, em alguns destes vídeos em que a maioria de nós perde muito tempo hoje em dia. É o seguinte: o homem quer ser livre, mas a segunda-feira sempre chega (risos). Não é coincidência que, na Bíblia, a punição divina pelo pecado original foi, entre outras coisas, o trabalho. Em Gênesis 3, 17 – 19, Deus condena a terra, diz ao homem que se alimentará dela com fadiga, que obterá o pão com o suor do próprio rosto.

Desde os tempos mais antigos, seja na caça e coleta do homem primitivo, ou no plantio e colheita após a revolução agrícola, o trabalho continuou.

A pedra lascada transforma-se em arma, as calças jeans são produzidas para vestir, os livros para ler e até mesmo foguetes (que dão ré) para lançar satélites. A interface cérebro máquina para devolver o movimento àqueles que o perderam (Nicolelis; 2011).

Veja, o urso polar precisou de milhares de anos para se adaptar ao clima frio. Nós podemos reconhecer isto e utilizar a sua pele, algodão ou microfibra de poliéster para produzir um casaco e habitar este mesmo ambiente.

Podemos também atravessar voando o oceano em horas, assim como as aves migratórias, sem possuir as asas.

Desde o trabalho mais simples, até o mais complexo, estamos constantemente analisando a realidade, projetando-a em nossas mentes, planejando e executando trabalho, repetindo este processo ao longo da história.

Acredite você ou não em algum Deus, ou em punição divina, isto é um fato, somos “condenados” a trabalhar, é uma condição humana.

Enquanto você lê isto, muitos de nós estão trabalhando, nos mais distantes e diversos lugares do mundo. É assim que criamos, coletivamente, tudo o que é, e o que não é, necessário para a nossa sobrevivência.

Transformamos a natureza, hoje em níveis inimagináveis, através do trabalho e ele próprio vem nos transformando no decorrer de seu processo.

Desta perspectiva o trabalho parece algo incrível, nosso “super-poder”, nos diferenciou de nossos “primos” primatas, nos transformou em “homens”.

Em teoria somos o único animal livre, podemos decidir, não seguimos “simplesmente” a natureza.

Na prática essas liberdades não são concretas, somente podemos usufruir de todas essas maravilhas construídas pelo trabalho humano na medida em que temos tempo e, principalmente, dinheiro para pagar por elas.

No momento em que desenvolvemos nossas forças produtivas a um nível que permitiu que alguns não trabalhassem, o homem passou a dominar e explorar o homem, condenando alguns ao trabalho, pôde ver-se livre deste “castigo divino”.

E para libertar-se ele se utiliza de quaisquer que sejam os meios disponíveis em seu tempo, seja a violência propriamente dita, o Estado, o Direito ou as “Fake News”.

Como a maioria não é possuidor de capital, é trabalhador, a maior parte dos humanos modernos, vivendo sob a égide do capitalismo, em que tudo se transforma em mercadoria, vende sua força de trabalho para comer, morar e assistir, temendo a chegada da segunda-feira.

Mesmo tarefas que eram vistas como “libertadoras”, ou menos repetitivas, como a científica ou a artística, hoje sofrem com a pressão da necessidade desenfreada de produzir para gerar lucro.

Artistas saíram as ruas para que suas imagens não fossem reproduzidas com I.A (Inteligência Artificial) e eles não recebessem nada por isso.

Estamos sobrecarregados, seja na meta de vendas, nos prazos urgentes, nas metas anuais de artigos científicos ou na quantidade de posts em diversas redes sociais.

Trabalhamos excessivamente para pagar as contas e querem nos fazer acreditar que somos empreendedores de nós mesmos, é a mistificação do trabalho intermitente em empreendedorismo, como nos ensina Ricardo Antunes. Empreendedores fazem seu próprio horário, mas sempre trabalham mais de 12 horas/dia.

O homem quer ser livre, mas a segunda-feira sempre chega.

A precarização e uberização do trabalho se mostra uma realidade para além dos motoristas e entregadores.

Ao mesmo tempo, toda mudança no trabalho e o imenso desenvolvimento tecnológico transparecem um conhecimento geral: o excedente produzido hoje é enorme.

Desde que me lembro, os supermercados sempre tiveram prateleiras cheias. Mas não foi sempre que tivemos condições de consumir tudo o que queríamos.

Humanos morrem de fome ao lado desses imensos armazéns abarrotados de comida de todos os tipos e lugares do mundo, apenas por não terem como pagar por ela. É neste mundo em que vivemos.

A alimentação não é tratada de maneira diferente de qualquer outra mercadoria, portanto fica “exposta” à “lei” da oferta e demanda.

É claro a todos que: o objetivo primário do planejamento estatal, quando  existe, não é satisfazer as necessidades do povo. Mudam-se os governantes e tudo permanece quase o mesmo.

Milhões passam fome no Brasil, não têm rede de esgoto ou sequer acesso à água potável, estão desempregados ou em subempregos e a educação só piora.

Parafraseando Marx e ao contrário do que Descartes dizia, não pensamos, logo existimos.

Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.

Nós existimos, logo pensamos. E é na medida em que crescemos e nos constituímos como ser social que desenvolvemos nossa consciência e através dela, nossas singularidades.

Então é claro que tendo esta experiência com o trabalho, que toma a maior parte de nossos dias, e parte dele quase sempre é apropriada por outro, seja pelo rei, pelo senhor ou pelo burguês, boa parte de nós deseja se ver livre dele.

Trabalhamos e não vemos resultado, e apesar de tudo que fizemos, ainda vivemos como nossos pais, como diriam Elis e Belchior.

2024, o mundo continua condenando potenciais Einstein’s e Curie’s ao trabalho de Sísifo. E continuamos precisando imaginar Sísifo feliz.

Embora o trabalho nos apareça assim, como dito no início esta não é a sua essência, trabalho não é o oposto de liberdade.

É graças ao trabalho que podemos fazer uma vídeo chamada com um amigo do outro lado do mundo, estarmos mais próximos mesmo à distância.

Desenvolvemos a medicina e fomos capazes de superar inúmeras doenças.

Hoje somos capazes de produzir este enorme excedente, excedente que permitiria alimentar a todos.

Tudo o que está à sua volta, seja o dispositivo onde você está lendo isto ou a roupa que está vestindo é fruto do trabalho de alguém, mas provavelmente gerou lucro para quem nada produziu.

Trabalhamos, é assim que obtemos o pão, com o suor do próprio rosto. Ao menos a maioria de nós.

 

Referências:

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006.

MARX, K. O Capital – Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.