Como todos vocês, também estou muito animada, intrigada, curiosa e preocupada com o ChatGPT. É sem dúvidas uma ferramenta incrível e vários especialistas em tecnologia falam que ela é inovadora. Bill Gates foi ainda mais longe, afirmando que a ferramenta vai mudar o nosso mundo. Fiz alguns testes com a ferramenta, pensando em como ela poderia ajudar o meu trabalho atual. Além de meteorologista, sou também professora de Geografia e atualmente eu planejo aulas, preparo e reviso material didático.

Considerando minhas atividades, pensei: será que o ChatGPT pode ajudar o trabalho de uma professora de Geografia? A resposta atual, dentro da minha interpretação e com pouco tempo de experiência com a ferramenta, é que depende. Depende mesmo, porque ela pode inclusive atrapalhar meu trabalho!

Já escrevi algumas considerações sobre o assunto em meu blog, mas vou estender essas observações aqui no Portal Deviante também.

 

Planejando aulas

Eu pedi para que o ChatGPT me preparasse um planejamento de aula. Eu vou reproduzir, a seguir, nosso diálogo:

 

Eu observei que o planejamento é bastante aberto. O ChatGPT não tem como saber qual abordagem ou enfoque maior você deseja dar em sua aula. Na parte da aula expositiva, são colocados apenas os pontos que o professor vai precisar discutir. Ou seja, a ferramenta não faz todo o trabalho de pesquisa e roteiro, que o professor vai precisar fazer quando for colocar algum material na lousa, na lousa digital ou nos slides.

Também observei que o ChatGPT propôs uma atividade dentro da proposta de Metodologias Ativas, pois a ferramenta de inteligência artificial construiu uma atividade em grupo como a parte central da aula, em que o aluno vai construir o conhecimento com os colegas mediado pelo professor.

A avaliação que o ChatGPT propõe está relacionada com a participação dos alunos na aula. Faz sentido, mas aqui o professor pode enriquecer isso com um questionário, um relato, uma participação em quiz, etc.

Para o planejamento de aulas achei uma ferramenta muito promissora, principalmente naqueles dias em que nosso cérebro já se dissolveu depois de tanto tempo na escola. Parece trivial, mas minha experiência mostra que ter as coisas estruturadas dessa maneira fornece uma sugestão ou um ponto de partida para nosso trabalho. Professores recém-formados ou menos experientes muitas vezes não tem essa rapidez no planejamento das aulas, então penso que usado dessa forma, o ChatGPT pode ajudar bastante.

 

Propondo atividades pontuais e provas

Sim, o ChatGPT pode preparar questões de prova para você. É só pedir “Eu gostaria de questões de prova sobre Climas do Brasil” (por exemplo). Quando pedi isso, o resultado foi algo como:

As questões são muito superficiais e são daquele tipo que estimulam a decoreba. Se você deseja questões de interpretação e análise, com coisas mais subjetivas e interdisciplinares (usando trechos de música, obras de arte, fotos, etc), o ChatGPT ainda não faz isso.

Da mesma maneira você pode pedir sugestões de atividades para um determinado ano escolar ou em um determinado grau de dificuldade. O ChatGPT é uma fonte de ideias, penso que a gente pode refinar as ideias que ele nos fornece com nossas vivências.

 

O grande problema

Outro dia perguntei para o ChatGPT se São Luiz-MA ficava no Domínio Morfoclimático Mares de Morros. E a ferramenta disse que sim. Resposta bem errada! O Maranhão fica entre os Domínios da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga. Além disso, boa parte do território desse estado está na faixa de transição denominada Mata dos Cocais. Não tem nada a ver com Mares de Morros!

O problema é que a ferramenta tem muitas limitações e nesse caso fica claro quando o assunto são especificidades territoriais do Brasil. Quando é para descrever o país de uma maneira bem geral, a ferramenta o faz bem. Quando é para desbravar nosso território e falar de cada plantinha, sotaque, paisagem e lugar, ela não consegue e pode dar respostas incorretas.

 

Conclusão (parcial)

Eu já começo dizendo que é uma conclusão parcial porque tudo isso está começando. A ferramenta irá se aperfeiçoar, vamos usar mais vezes e chegar a novas conclusões.

A ferramenta não fornece as fontes de suas respostas e isso é um grande problema. Já tem aluno fazendo lição de casa com ela, fazendo pequenos trabalhos de pesquisa. Vamos ter que ter conversas atualizadas sobre ética e plágio com nossos alunos!

Para o planejamento de aulas, ela pode ser uma boa aliada. No entanto, o professor precisa ter um repertório e um grande senso crítico. Caso contrário teremos atividades muito superficiais e que podem ter erros conceituais