Sejam bem vindos ao Miscelânea, seu drops de cultura nerd no Portal Deviante.

E nesta semana, comemoramos o aniversário de uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Aquele que é dono do par de orelhas mais conhecido do mundo. Isso mesmo, o ratinho Mickey Mouse comemora hoje, sexta-feira, seus 88 anos de idade, mas com corpinho de 20. E nessa Miscelânea, lembraremos algumas das curiosidades mais interessantes da carreira do primeiro paladino dos desenhos animados.

Mickey Mouse é uma das muitas criações do gênio Walter Elias Disney. Quando a Disney ainda era uma divisão dos estúdios da Universal, ele criou o coelho Oswald, que rapidamente se tornou um sucesso. Como Walt não era dono dos direitos do personagem, e não conseguiu negociá-los com a Universal, ele fez algumas “pequenas alterações”, transformando Oswald em Mortimer Mouse. A esposa de Walt Disney, Lilly, achou o nome muito pesado para o personagem, e eles rebatizaram o ratinho como Mickey Mouse… Surgia a lenda.

"Posso copiar? -Só não faz igual!"

“Posso copiar? -Só não faz igual!”

Mickey e seus amigos logo conquistaram o mundo, ganhando curtas e longas metragens, histórias em quadrinhos e jogos de videogame. Ele se tornou um personagem tão querido que possui “fotos” suas com quase todos os presidentes americanos desde a sua criação. Foi também o primeiro personagem de animação a ganhar sua própria estrela na calçada da fama.

Seu primeiro longa, Fantasia de 1940, é uma obra de arte, um dos musicais mais belos já produzidos pela Disney (uma pena que o jogo de Mega Drive não corresponde à qualidade do filme). Nos consoles, já protagonizou vários jogos, como o supracitado Fantasia e os jogos da série Illusion, além dos mais recentes jogos da série Kingdom Hearts, uma série de RPGs que une os personagens da Disney aos da Square Enix, e é claro, após uma série de tramites legais, que culminaram com a reconquista dos direitos de Oswald pela Disney, o jogo Epic Mickey, onde o ratinho contracena com sua contraparte coelhal.

"Eu sou você amanhã!"

“Eu sou você amanhã!”

Para concluir, podemos dizer que um personagem só é realmente famoso, quando se torna elemento de alguma lenda urbana. E Mickey possui a sua própria! A Creepypasta Suicide Mouse, uma suposta animação produzida, e que nunca foi ao ar, que induz seus espectadores ao suicídio. O vídeo mostra Mickey caminhando por um tempo, depois a tela escurece e a imagem se distorce, com sons aterrorizantes (pelo menos pros cagões como o Caio Nobre, a Jujuba, e eu). Assistam por sua própria conta e risco.

https://www.youtube.com/watch?v=0eD4_zFt1c4

É isso pessoal, parabéns para o ratinho mais querido do mundo, e deixem aí nos comentários as suas opiniões. Quais são seus filmes e jogos preferidos do Mickey? O que você gostaria de esquecer? Qual seu nível de cagaço ao assistir ao Suicide Mouse?

Abraços, e até semana que vem…