Essa resenha é uma parceria do Portal Deviante com a Cia da Letras, que disponibiliza livros do seu catálogo para os nossos redatores escreverem as resenhas. Livro de hoje: “Ideias para adiar o fim do mundo”.

Quando li este nome comecei a pensar num livro de dicas ou com um texto engraçado, deste com humor e lista de coisas a fazer para ser mais sustentável. Qual não foi a minha surpresa, ao descobrir que o livro é baseado numa palestra do Ailton Krenak.

O livro fala um pouco sobre nossa relação com o mundo e com as pessoas, com a humanidade. Ele fala sobre como tratamos o mundo e como isso deve mudar para que tenhamos a chance de deixar um mundo próximo do que os nossos descendentes gostariam, já que nós herdamos este mundo e estamos transformando ele de forma tão rápida e intensa que já temos estamos nomeando uma era geológica, o Antropoceno.

A ideia de adiar o fim do mundo está longe de ser sustentável e consumir produtos verdes ou de greenwashing. Ailton propõe que é necessária uma mudança de hábitos e de postura perante a Terra, deixar de vê-la como recurso e nos vermos como parte dela, de todo um ecossistema, passarmos a incluir outras forma de vivência, deixar de considerar humanidade somente quem está incluído no mercado, aquele que consome.

Ele cita os Krenak, que são fortemente afetados pelo rompimento da barragem em Mariana, eles têm o rio como parte da cultura deles, não como um recurso a ser explorado. Para eles era um organismo vivo e que deve ser respeitado. A atual cultura de globalização exclui tudo e todos que querem estar fora da lógica de mercado, tem estas pessoas como sub-humanos ou aqueles que devem ser excluídos, pois têm uma forma de viver que focam na comunidade.

Basicamente, o livro dá uma cutucada e nos faz pensar sobre nossa relação com o outro e com o nosso entorno, e nos mostra que usar canudo de metal e bolsa reutilizável não vai nos ajudar a aumentar nossa estadia por aqui.

Livro: Ideias para adiar o fim do mundo (2019)

Autor: Ailton Krenak

Páginas: 88

Editora: Companhia das Letras