Lançado em 1989 pela Nintendo, o Game Boy foi um marco na história dos videogames por popularizar os consoles portáteis em todo o mundo. O grande diferencial do console era a sua portabilidade. Pequeno, leve e com uma bateria duradoura, ele permitia jogar em qualquer lugar, algo inovador para a época. Além disso, o console foi lançado com um jogo que se tornou inseparável de sua identidade: Tetris. O sucesso do jogo, aliado à praticidade do console, impulsionou as vendas e consolidou o Game Boy como um fenômeno global.

Porém, se o Game Boy teve seu imenso sucesso graças a Tetris, o sucesso do jogo começou um pouco antes, com Alexey Pajitnov e a geometria.

Então, rotacione suas peças com sabedoria e não deixe nenhum espaço vazio, pois iremos conhecer mais sobre a criação de Tetris e seu envolvimento com a matemática.

Tetris é um dos jogos mais icônicos e influentes de todos os tempos. Criado em 1984 pelo engenheiro soviético Alexey Pajitnov, o jogo teve origem em Moscou e rapidamente conquistou o mundo com sua proposta simples, porém viciante. A ideia básica é encaixar peças geométricas chamadas tetraminós, que caem do topo da tela, de forma a formar linhas horizontais completas. Quando uma linha é completada, ela desaparece, dando pontos ao jogador e abrindo espaço para novas peças.

Alexey tirou a ideia para o jogo ao comprar um quebra-cabeças de pentaminós em uma loja e brincar com ele em seu escritório. Tantos a peças de Tetris quanto as peças do quebra-cabeças que Alexey comprou, são chamadas de poliminós.

Imagem 01: Alexey só começou a receber royalties pelo jogo quando se mudou para os EUA na década de 90. A imagem mostra um senhor com barba e cabelos grisalhos vestindo uma camiseta de escrita Tetris.

Poliminós são figuras geométricas formadas pela junção de quadrados de mesmo tamanho, conectados lado a lado (nunca apenas por um vértice). Eles são classificados conforme o número de quadrados que os compõem:

  • Monominó – 1 quadrado
  • Dominó – 2 quadrados (daí o nome do jogo de mesa)
  • Triminó – 3 quadrados (há duas formas diferentes)
  • Tetraminó – 4 quadrados (cinco formas distintas, usadas em Tetris)
  • Pentaminó – 5 quadrados (doze formas possíveis)
  • E assim por diante…

Assim como o jogo de mesa Dominó, outros jogos e quebra-cabeças já usavam poliminós como ferramentas de jogatina, a sacada de Alexey foi usar os tetraminós que possuem até cinco formas distintas de serem montados (nem muitas ou poucas combinações como outros poliminós) e adicionar um pouco de transformações geométricas, uma das áreas encontradas em geometria.

Imagem 02: As cincos formas iniciais encontradas no jogo. Posteriormente foi adicionado mais um quadro sozinho. Na imagem podemos ver cinco formas geométricas formadas diferentes por quatro quadrados cada uma.

Antes de tudo, falando um pouco sobre geometria. Ela é um ramo da matemática que estuda as formas, tamanhos, posições e dimensões dos objetos no espaço. Desde a Antiguidade, ela tem sido essencial para a compreensão do mundo ao nosso redor. Os antigos egípcios, por exemplo, já usavam princípios geométricos para medir terras e construir monumentos (não, não foram os alienígenas que construíram as pirâmides), enquanto os gregos, como Euclides, sistematizaram a geometria em obras que são estudadas até hoje.

Além de seu valor teórico, a geometria está presente em diversas áreas práticas, como arquitetura, engenharia, design, arte e até na natureza — como nas simetrias das folhas e na formação de cristais. Estudar geometria ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a percepção visual e a capacidade de resolver problemas. E claro, Tetris é uma maneira de se estudar geometria, em especial as transformações geométricas.

Manipular as peças no jogo é um excelente exercício de raciocínio espacial dinâmico. Esse tipo de raciocínio envolve a habilidade de visualizar figuras geométricas e entender como elas se movem, giram e se encaixam no espaço. Diferente do raciocínio espacial estático, que lida com objetos fixos, o raciocínio espacial dinâmico foca na visualização de transformações em tempo real — exatamente o que acontece ao se posicionar as peças durante o jogo.

A visualização espacial é, em parte, uma habilidade inata, mas, em parte, uma competência adquirida. Alguns pesquisadores identificam a habilidade espacial como necessária para a resolução bem-sucedida de problemas, sendo frequentemente usada em conjunto com habilidades matemáticas e verbais. A visualização espacial é um componente chave das transformações geométricas.

Imagem 03: Desafios de visualização espacial são facilmente encontrados na internet. Também vemos em outros jogos. Esse é do Super Mario RPG. Consegue dizer quantos barris tem na imagem? A imagem mostra o personagem Mario e uma tartaruga próximos a um monte de barris de madeira

Transformações geométricas são operações que alteram a posição, a orientação ou o tamanho de figuras no plano ou no espaço, mantendo ou modificando algumas de suas propriedades. Elas são fundamentais no estudo da geometria, pois ajudam a entender como as figuras podem se relacionar e se transformar umas nas outras de maneira lógica e precisa.

As principais transformações geométricas são: translação, rotação, reflexão (ou simetria) e dilatação (ou homotetia). Entendendo cada uma delas, podemos ver que todas se relacionam com o jogo (algumas direta e outras indiretamente). Vamos ver a seguir:

  • Translação: quando uma figura é movimentada de um lugar para outro sem mudar sua forma, tamanho ou orientação — como deslizar um objeto sobre a mesa. Podemos ver isso em Tetris quando movemos a peça para a esquerda ou direita
  • Rotação: presente ao girar uma figura em torno de um ponto fixo, mantendo seu formato e tamanho. No jogo ao girar uma peça, aplicamos uma rotação em torno de um ponto fixo
  • Reflexão: criação de uma imagem espelhada da figura em relação a uma linha (no plano) ou a um plano (no espaço). Embora o jogo não permita a reflexão, ela pode ser imaginada como uma forma de prever encaixes.
  • Dilatação: ocorre ao aumentar ou diminuir o tamanho da figura proporcionalmente, mantendo sua forma. Mesmo sem dilatação disponível no jogo, o jogador lida com escalas mentais para imaginar onde cada peça se ajusta melhor.

Por isso, em Tetris, jogadores com domínio da geometria transformacional tendem a se sair melhor na jogabilidade. Pesquisas indicam que a manipulação de rotações e translações no jogo pode contribuir para a construção de uma base conceitual sólida, essencial para a compreensão da matemática avançada em diversas áreas da ciência.

Gif 01:Para se dar bem em Tetris é preciso ter raciocínio rápido. O gif mostra uma partida de Tetris com as peças sendo encaixadas

Por fim, Tetris não é apenas um passatempo divertido — é também uma aplicação lúdica de conceitos matemáticos. Jogar Tetris ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a percepção espacial e a familiaridade com noções fundamentais da geometria, tornando o aprendizado mais intuitivo e prático.

Apesar de contar com poucas ações, o jogo se mostrou extremamente viciante devido à sua jogabilidade intuitiva e ao desafio crescente à medida que o jogo avança e as peças caem mais rapidamente. Com versões para praticamente todas as plataformas — de consoles e computadores antigos até smartphones modernos (inclusive até ganhou um filme em 2023) — Tetris se tornou um verdadeiro fenômeno cultural.

Mais do que um simples passatempo, Tetris influenciou o design de jogos e até estudos sobre cognição e raciocínio espacial. Seu legado permanece vivo até hoje, com torneios competitivos e novas versões sendo lançadas regularmente.

Imagem 04: Até a própria Nintendo aproveitou fórmula de Tetris e lançou em 1990 uma releitura chamada Dr. Mario. Na imagem podemos ver o personagem Mario vestido de médico ao lado de um frasco onde comprimidos coloridos caem e precisam ser alinhados

E chegamos ao fim de mais um texto. Claro que deixo a recomendação de jogar Tetris, caso alguém ainda não tenha jogado o jogo. Mas deixe aí nos comentários como foi a sua experiencia com o jogo e como o conheceu. Até mais.

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, University of Guelph, Reddit e Fast Company