Às vezes, limitações técnicas podem ser apenas o ponto de partida para boas ideias. Nas gerações mais antigas de consoles, o que podia acontecer é que o hardware disponível na época, não era “parrudo” o suficiente para que os desenvolvedores colocassem suas ideias plenamente em funcionamento, assim, eles precisavam contornar essas limitações técnicas e implementar artifícios para que o game rodasse bem no console para o qual ele foi pensando e ainda assim mantivesse sua essência. E foi exatamente o que a Konami fez em 1999 com o lançamento de Silent Hill. Então se prepare, pois iremos enfrentar nossos piores traumas psicológicos em Silent Hill e nos perder no meio de um espesso nevoeiro, além de aprendermos sobre clima e meteorologia.

Silent Hill é uma das franquias mais icônicas e influentes no gênero de jogos de terror. Desenvolvida originalmente pela Konami, a série estreou em 1999 com o primeiro jogo lançado para o PlayStation. Ele se destacou por sua atmosfera opressiva, narrativa profunda e um foco maior no terror psicológico, diferenciando-se de outros jogos de terror da época como Resident Evil, que era mais voltado para a ação.

No primeiro jogo a trama segue Harry Mason, um homem comum que entra na misteriosa cidade de Silent Hill em busca de sua filha adotiva, Cheryl, após um acidente de carro. A cidade é uma localidade coberta por um nevoeiro espesso e repleto de criaturas grotescas. Ele funciona quase como um personagem por si só, servindo como uma manifestação física dos traumas, pecados e medos do protagonista. Esse conceito de terror subjetivo continuou sendo usado nas sequencias do jogo e se tornou uma das marcas registradas da franquia.

Imagem 1: Harry Mason, apenas um pai atrás de sua filha. A imagem mostra o desenho de uma homem abraçado a uma menina, sua filha.

O nevoeiro visto por toda a cidade é um dos elementos mais icônicos do jogo e serve tanto para criar atmosfera quanto para atender a restrições técnicas no desenvolvimento dos primeiros jogos. Ele é carregado de significado narrativo e simbólico, além de ser um dos fatores que contribuem para o clima opressivo e perturbador do jogo.

Inicialmente, o nevoeiro foi usado como uma solução para limitar a distância de visão, permitindo que o hardware da época renderizasse o jogo sem sobrecarregar o console. Em vez de mostrar ambientes muito distantes e correr o risco de queda de desempenho, o nevoeiro escondia os limites da renderização.

Gif 1: Andar em meio ao nevoeiro é garantia de sustos. O gif mostra um homem correndo no meio de um nevoeiro quando, de surpresa, é atacado por um monstro.

Com o passar do tempo, o nevoeiro se tornou um elemento central na construção do terror psicológico. Ele cria um ambiente de incerteza, em que você nunca sabe o que está escondido à frente. Parece estar diretamente ligada ao poder da cidade, que age como um purgatório ou reflexo dos pecados e traumas das pessoas que acabam presas nela. Porém, quando finalizamos o primeiro jogo, vemos que o nevoeiro não desaparece da cidade. Será então que sua origem não está ligada ao sobrenatural e o que vemos é um simples efeito climático? Veremos a seguir.

Antes de tudo, vamos entender algumas diferenças entre alguns efeitos climáticos que podem ser parecidos, mas se diferem em alguns pontos.

À primeira vista, névoa, neblina e nevoeiro parecem ser nomes diferentes para a mesma coisa. Porém temos algumas diferenças.

Névoa: Pode ser seca ou úmida. A névoa seca é uma mistura de ar e poluição, com umidade relativa menor do que a da névoa úmida e do nevoeiro. Já a névoa úmida se forma quando o ar quente e úmido se condensa em contato com uma superfície fria.

Neblina: É o nome popular para nevoeiro, sendo causada por pequenas partículas de poeira ou fumaça suspensas no ar, deixando o ar “opaco”, porém não prejudica muito a visibilidade.

Nevoeiro: É o nome técnico para o fenômeno, sendo mais denso que a névoa, dificultando a visibilidade e se formando quando o ar úmido se resfria e se condensa em gotículas de água muito pequenas que ficam em suspensão perto da superfície. Mais comum em lugares úmidos, principalmente nas primeiras horas do dia.

Apesar de muitas vezes chamarmos de neblina certos efeitos climáticos, o nome correto seria nevoeiro. E é exatamente isso que vemos em Silent Hill.

Imagem 2: Densos nevoeiros podem atrapalhar o transito e até acarretar em cancelamentos de voos. Na imagem vemos uma ponte pênsil coberta por um denso nevoeiro.

Trazendo mais detalhes, nevoeiro é um fenômeno atmosférico que ocorre quando pequenas gotículas de água ficam suspensas no ar, reduzindo a visibilidade para menos de 1 quilômetro. Ele acontece devido à condensação do vapor d’água presente na atmosfera, geralmente próximo à superfície terrestre. Para entender como o nevoeiro ocorre, é importante compreender dois fatores principais: a saturação do ar e a condensação.

Saturação do ar: O ar contém uma quantidade variável de vapor d’água. Quando a temperatura do ar cai até o ponto de orvalho (a temperatura em que o vapor d’água começa a se condensar), a umidade relativa atinge 100%, e o ar fica saturado.

Condensação: Ao atingir o ponto de orvalho, o vapor d’água no ar começa a se transformar em pequenas gotículas de água líquida. Essas gotículas são tão pequenas que permanecem suspensas no ar, formando o nevoeiro.

O nevoeiro é mais frequente em manhãs frias, após noites claras, quando o solo perde calor rapidamente e resfria o ar acima dele, mas também é muito comum em ambientes úmidos, como próximos a rios, lagos, oceanos ou em áreas onde há evaporação significativa, e esse ponto é muito importante quando avaliamos a formação de nevoeiro no jogo.

Se olharmos para o mapa da cidade de Silent Hill (um dos itens mais importantes para a jogatina), podemos ver claramente que a cidade fica à beira de um grande lago, o Toluca.

Imagem 3: Nesse mapa podemos observar a dimensão do Toluca. A imagem mostra um mapa com um enorme lago entre duas porções de terra que representam a cidade de Silent Hill

Embora seu tamanho exato seja desconhecido, o lago Toluca é grande o suficiente para acomodar a construção de duas cidades de porte médio em suas margens, situadas a uma distância navegável uma da outra. O lago é cercado por inúmeras colinas, indicando que ele pode estar localizado em um vale. Além das colinas, a região é rica em rios e extensos trechos de pinheiros. Todas essas características contribuem para que a cidade seja coberta por um espesso nevoeiro.

Durante a noite, o ar acima do lago pode esfriar rapidamente, especialmente se o céu estiver claro e houver baixa cobertura de nuvens, permitindo que o calor escape da superfície. A água do lago, no entanto, tende a perder calor mais lentamente devido à sua maior capacidade térmica, mantendo-se relativamente quente em comparação com o ar.

A superfície do lago libera vapor d’água para o ar, aumentando a umidade próxima à superfície. Quando esse vapor entra em contato com o ar mais frio acima, ele pode resfriar até o ponto de orvalho.

Quando a temperatura do ar próximo ao lago atinge ou se aproxima do ponto de orvalho, o vapor d’água começa a se condensar em pequenas gotículas líquidas suspensas no ar. Essas gotículas formam o nevoeiro, que pode flutuar ou se espalhar sobre a superfície do lago.

Gif 2: Uma explicação resumida de como um nevoeiro se forma. No gif vemos a sequencia de três imagens onde podemos observar que durante o dia o sol esquenta a superfície da terra e a noite essa superfície esfria, gerando o nevoeiro.

Com esses pontos e levando em consideração o final do primeiro jogo, podemos concluir que muito do nevoeiro visto na franquia é próprio da cidade devido sua localização geográfica. Claro que ele pode ter sido intensificado por forças sobrenaturais que estão presentes naquele mundo, forças esses que inclusive distorcem toda a realidade dos protagonistas. De qualquer maneira, com forças sobrenaturais ou não, Silent Hill é uma cidade muito sinistra.

O jogo teve impacto significativo na cultura pop, gerando adaptações cinematográficas, romances e até influenciando outros jogos. A franquia continua sendo um marco para fãs de terror, mesmo com altos e baixos em sua trajetória. Jogos como Silent Hill 2, lançado em 2001, são frequentemente mencionados como os melhores da série e são considerados obras-primas do gênero.

Imagem 4: Jogue esperando por momentos bizarros. A imagem mostra uma sala ocupado por uma cabeça gigante de uma mulher olhando para um homem de tamanho normal

E por hoje é só, espero que tenham gostado. Deixo recomendado que joguem qualquer game da franquia, em especial o 2 que recentemente recebeu um remake. Fico no aguardo das críticas, sugestões e comentários. Até a próxima.

Fontes: Wikipédia, Terror em Silent Hill Fandom, Reddit, Mundo Educação e Mundo Estranho