Uma das principais características do Brasil é seu clima tropical úmido, com regime de chuvas generoso em várias regiões, principalmente no Norte, que abriga a Amazônia. Às vezes não dá para escapar dela: quando você menos espera, acaba tomando um banho de chuva. Muitas vezes, pouco depois, começam os sintomas de resfriado ou gripe. O primeiro pensamento é: “foi a chuva, com certeza!”. Mas será mesmo que a chuva pode nos deixar doentes?
Para discutir essa crença popular, é importante diferenciar gripe de resfriado. Apesar de semelhantes, eles se distinguem em intensidade dos sintomas e no tipo de vírus envolvido. O resfriado costuma provocar sinais mais brandos, como irritação na garganta, espirros e coriza. É causado principalmente por rinovírus, e pode ocorrer várias vezes ao ano. A gripe, por sua vez, é provocada pelo vírus influenza e apresenta sintomas mais intensos: febre, dores no corpo, cansaço, além de manifestações semelhantes às do resfriado [1]. Vale destacar que o impacto varia de pessoa para pessoa: enquanto a infecção por rinovírus é leve para a maioria, pode ser perigosa em pacientes imunossuprimidos.
Definidos esses termos, a resposta curta para a pergunta “a chuva pode causar gripe ou resfriado?” é: não, não pode.

Figura 1. Tirinha de Willtirando (2013) ilustrando, de forma bem-humorada, como a congestão nasal causada por resfriado ou gripe pode deixar a fala ‘anasalada’.
Como já dito, gripe e resfriado são causados por vírus, o que elimina a hipótese de que a chuva, por si só, seja responsável pela doença. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, que eliminam o vírus ao falar, tossir ou espirrar. Ainda assim, a associação entre “tomar chuva” e “ficar doente” persiste, afinal, muitas vezes logo após se molhar passamos a ter sintomas.
Na verdade, o que acontece é que o frio pode desencadear respostas fisiológicas que se parecem com sinais de doença. Espirros, tosse e coriza podem ser resultado do esforço do corpo para manter as vias aéreas na temperatura ideal. A vasoconstrição nas mucosas nasais causa desidratação das células e aumento da produção de muco, levando à coriza [2]. Ao retornar para um ambiente mais quente e confortável, o equilíbrio tende a ser restabelecido e os sintomas desaparecem.

Figura 2. Ilustração do vírus influenza, agente causador da gripe. Fonte: CDC (2024).
Pode ocorrer, porém, de você realmente apresentar um resfriado ou gripe após um banho de chuva. Nesse caso, não há relação de causa e efeito: provavelmente a infecção já estava em curso ou aconteceu logo depois. Esses episódios são mais comuns em meses frios e secos, quando os vírus sobrevivem melhor e o convívio em ambientes fechados e aglomerados favorece a transmissão. Além disso, mudanças bruscas na temperatura corporal podem impactar a imunidade, tornando-nos mais suscetíveis a patógenos presentes no ambiente [3].
Como se prevenir da gripe e do resfriado?
Existem medidas simples e eficazes para reduzir o risco de infecção. A principal é manter as vacinas em dia (especialmente contra a gripe). Vale a pena dar uma olhadinha no calendário vacinal da sua cidade após terminar a leitura deste texto! A vacinação é fundamental, sobretudo para grupos de risco, como crianças e idosos.
Além disso, aí vão bons hábitos de higiene que ajudam bastante:
- Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel;
- Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;
- Reduzir a permanência em ambientes fechados e muito cheios.
Outro ponto importante é cuidar da saúde geral: manter-se hidratado, alimentar-se de forma balanceada e garantir um bom descanso fortalece o sistema imune contra o vírus influenza, rinovírus e tantos outros patógenos presentes mundo afora.
E claro: não esqueça o casaco e a sombrinha antes de sair!
Referências:
Figura de capa: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-com-capuz-preto-andando-de-balanco-enquanto-chove-804474/
Figura 1: http://www.willtirando.com.br/anesia-96/
Figura 2: https://www.cdc.gov/flu/about/index.html
[1] Ministério da Saúde. Gripes e resfriados. Biblioteca Virtual em Saúde [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/ (acesso em: 29 set 2025).
[2] Hospital Israelita Albert Einstein. Afinal, tomar banho de chuva causa gripe ou resfriado? Vida Saudável [Internet]. Publicado em 25 abr 2023; atualizado em 16 abr 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/afinal-tomar-banho-de-chuva-causa-gripe-ou-resfriado/ (acesso em: 29 set 2025).
[3] Huang D, Taha MS, Nocera AL, Workman AD, Amiji MM, Bleier BS, et al. Cold exposure impairs extracellular vesicle swarm–mediated nasal antiviral immunity. J Allergy Clin Immunol. 2023 Fev;151(2):509-525.e8. DOI: 10.1016/j.jaci.2022.09.037.

