Texto de Yasmim Pussente

Não é exagero nenhum quando se diz que sem energia não se tem vida. Digo isso nos mais variados aspectos, desde a geração de energia no corpo humano para as atividades diárias através da ingestão de comida até o uso de combustíveis fósseis na movimentação dos caminhões que levam e trazem de tudo um pouco de um lado para o outro do Brasil, fazendo tudo funcionar. Quem não se lembra das várias greves dos caminhoneiros, tudo motivado pelos altos preços dos combustíveis/energia.

Pagamos muito caro por energia: comida/energia é cara, luz/energia é cara, combustível/energia é caro. Trabalhamos para pagar energia, mais de 50% do nosso salário é pra isso se formos pensar bem. Deu tristeza, mas vamos continuar pensando.

Indo mais a fundo ainda no preço da geração de energia, dá tristeza pensar na quantidade de trabalho sendo desperdiçado pelas pessoas numa academia. Veja bem, trabalho/atividade gera energia. Várias pessoas pegando pesos, movimentando máquinas que não geram energia nenhuma… é uma grande perda, não? Ou estou viajando demais? Quem sabe em algum tempo não surjam as academias que geram energia com o seu movimento e atividade física? Alou Elon Musk, vamos investir nessa ideia? Academia do futuro?

Do futuro nada, já tem academia na Califórnia usando essa ideia e um presídio em Minas Gerais também. Presos gerando energia para iluminar uma pequena cidade tendo em troca tempo de pena reduzido. Usando um alternador, uma bicicleta adaptada, um circuito de carregamento, bateria e um inversor, podemos ter energia elétrica a partir da energia humana.

Pensemos mais, sabe aquele clipe do Michael Jackson que ele vai pisando e acendendo luz no chão? Música Billie Jean. Imagina uma pista de corrida em volta da lagoa Rodrigo de Freitas com um sistema que armazena a energia das passadas dos corredores para uso na iluminação noturna do local? É muita viagem? Não é não, meu amigo. Vamos continuar nessa linha de pensamento, sabe quando você está prestes a atravessar uma rodovia e um caminhão passa bagunçando seu cabelo? Algumas vias da Inglaterra usam turbinas acopladas a postes para geração de energia com o deslocamento do ar provocado pelos veículos. Acho que já fiz vocês pensarem demais sobre isso, mas já cheguei onde eu queria: as possibilidades são infinitas nesse sentido.

Descrição da imagem: Michael Jackson dançando enquanto o piso acende abaixo de seu pé esquerdo.

Por quanto tempo vão durar os combustíveis fósseis? Algum super computador como o do livro Mochileiro das Galáxias poderia calcular para nos responder, por favor? Reservas de petróleo existem graças à morte em massa dos dinossauros, valeu senhor Dino! E se eu te disser que o dino não tem nada a ver com nosso caro petróleo? Quem foi que te disse isso, hein?

Descrição da imagem: Dino, do programa de TV “Família Dinossauros”, um dinossauro antropomorfizado com camisa xadrez vermelha. Ele faz um sinal de dúvida, com os braços abertos e as palmas das mão para cima.

Muito se fala de energia renovável e limpa, mas quanto estamos fazendo/investindo nelas? Sabe-se que o petróleo é uma mistura de substâncias químicas chamadas de hidrocarbonetos, ou seja, formadas em grande parte com carbono e hidrogênio. Assim que consumido, em uma das suas variadas formas finais de consumo (gasolina e diesel são exemplos), ele gera através de uma combustão completa duas substâncias principais: gás carbônico (CO2) e vapor de água (H2O). O gás carbônico é um dos contribuidores para o aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global. Isso no carro novo e calibrado na combustão. Motor zerado, sem problema nenhum. Você já deve ter visto caminhões soltando fumaças pretas pelo escapamento, isso nada mais é que uma combustão incompleta do combustível sendo consumido de forma pouco eficiente no motor velho e desregulado do automóvel.

Toda máquina gera energia, nunca 100% claro, mas ela pode ser eficiente ou não. Combustões incompletas são ineficientes pois não geram a quantidade máxima de energia que o combustível poderia produzir em condições ideais. Poxa, a gente já usa muito um combustível que não pode ser renovado e ele ainda gera gás do efeito estufa pra piorar mais a situação do planeta. A gente não aprende né?

Descrição da imagem: à esquerda, “Produtos da combustão completa” CO2(g) + 2 H2O(g). À direita, “Produtos da combustão incompleta: CO(g) +2H2O(g) e C(s) + 2H2O(g).

E se eu te dissesse que existe tecnologia que gera somente vapor de água no escapamento do carro? Zero de gás nocivo. E se eu te dissesse que é uma tecnologia mais antiga até que a que usa combustíveis fósseis. Pois é, já poderíamos usá-la há mais de 120 anos, mas a quantidade de poços de petróleo que foram surgindo na época acabou ofuscando o brilho e recompensas de longo prazo dos carros elétricos.

Grande parte da frota de ônibus de 2 andares super famosos da Inglaterra são elétricos. O Reino Unido já anunciou que proibirá a venda de veículos de passeio a combustão a partir de 1º de janeiro de 2030. O prefeito da capital Londres, Sadiq Khan, disse que todas as modalidades do transporte público da cidade também se tornarão elétricos a partir de 2034. Elon Musk e sua empresa Tesla estão começando uma revolução dos carros elétricos e tem muita coisa ainda para acontecer. Nada melhor que entender um pouco mais sobre carros elétricos. Quem sabe no futuro você não vai trabalhar com isso de alguma forma? Vale a pena se informar.

Existem três tipos básicos de veículos elétricos: os totalmente elétricos, híbridos e híbridos plugin. Dentro do tipo totalmente elétrico existe o carro movido a bateria recarregável em rede elétrica (100% elétrico ou BEV) com emissão zero de gases/vapores e outro tipo movido a célula combustível que usa o gás hidrogênio como combustível. Diferente dos combustíveis fósseis, o gás hidrogênio se liga ao oxigênio do ar nas células combustíveis do carro, gerando energia elétrica, calor e vapor de água no escapamento. A tecnologia não é 100% limpa pois ainda geramos muita energia por fontes não renováveis como termelétricas, por exemplo. Não adianta nada criar carros elétricos eficientes se a geração de energia para carregá-los ainda for prejudicial para o meio ambiente.

No caso de carros elétricos movidos a hidrogênio ainda tem o problema de como esse gás combustível é gerado. Duas formas são mais amplamente divulgadas: que é a gaseificação de combustíveis sólidos ou líquidos (que libera CO2 no meio ambiente igual o carro de combustão que conhecemos) e eletrólise (que acaba utilizando energia elétrica também para quebrar a água em H2 e O2).

De uma maneira ou de outra, o x da questão não está na criação de carros elétricos e suas potencialidades, me desculpe o Sr Elon Musk, mas sim, em como nossa energia, combustível dos carros do futuro, será gerada. Que seja eólica ou solar ou outra forma que ainda não conhecemos, pois até hidrelétricas impactam ambientalmente de alguma forma mesmo sendo uma energia mais limpa que a proveniente de combustíveis fósseis. Tá na hora de largar o osso (que não é osso rs) do petróleo e buscar fontes renováveis de verdade na geração de energia verdadeiramente limpa.

 


Yasmim Pussente

Professora de mentes brilhantes, viciada em panquecas e formada em química graças ao acaso.