Vamos comemorar juntos o Dia do Nutricionista com um pensamento aparentemente controverso (mas calma que já já vai fazer sentido).

Pare de fazer dieta!

Como assim, nutri? Assim você vai falir!
Não! Não é isso! Venha comigo e me siga nesse raciocínio!

A palavra dieta “já deu”. Você ouve ela e torce o nariz, que eu sei. Isso porque você provavelmente associa fazer dieta a sofrer, abrir mão de momentos e sabores especiais. E isso não é verdade. Existe hoje uma cultura muito ruim por trás da ideia de “fazer dieta” na vida da maioria das pessoas.
Primeiro, você define uma data para começar (como se houvesse um começo, meio e fim) e antes dessa data você come 3x mais do que comeria se não tivesse simplesmente decido “começar” naquele dia. Se você troca a ideia de “dieta” por “mudança no estilo de vida”, automaticamente já vai entender que hábitos saudáveis são para levarmos por toda a nossa vida.
O segundo ponto que acho importante entender é que SEMPRE HAVERÁ FALHA. Isso é normal, e você precisa aprender a não se frustrar com esse momento. Por mais determinado que esteja, algum dia você abre exceções, e se não estiver preparado pra fazê-las e aceitá-las, ao invés de você viver um momento feliz comendo o que gosta (como deveria ser) você vai vivê-lo com culpa. A culpa pode até aparecer antes mesmo de você colocar o primeiro pedaço de comida na boca. E teremos sorte se você parar por aqui, porque é bem possível que você já emende naquele pensamento fatalista de “ah, já saí da dieta mesmo, agora vou comer tudo que quero, e segunda-feira eu recomeço”.
Isso sim pode te impedir de chegar ao seu objetivo, porque dessa forma o estrago será imenso. O nosso corpo funciona como a fatura do cartão de crédito. Não dá pra gastar mais só porque já fez uma compra exagerada. Se por acaso você for fatalista com o cartão de crédito, o que acontece? O banco manda a fatura, certo? Com o plano alimentar é a mesma coisa. O corpo manda a conta! Não vai ser 1, 2 ou 3 furos que farão tudo desandar. Mas pode ser que seja o furo seguido desse pensamento de “já que comi errado, vou terminar de chutar o pau da barraca” que vai te impedir de ver resultados.
Tome as rédeas da sua alimentação. Abra sim algumas exceções e, quando abrir, faça sem culpa.
Coma feliz, sem sentir-se mal por isso. Comer é um ato cultural e social… E é também um lindo ato de amor. Por isso não se esqueça: coloque amor na sua comida.
Esqueça a dieta por um tempo. Pense que você precisa cuidar do seu corpo. PRECISA MESMO, ele é o seu templo. Você morará nele pro resto da sua vida, e precisa mantê-lo forte e saudável.
Então pense: Quais alimentos são melhores pra ele? Coloque-os no seu dia-a-dia. Quais alimentos você sabe que fazem mal e atrapalham seu resultado? Deixe-os de lado um pouco. Mexa-se. Se não der pra ir na academia, suba algumas escadas. Faça umas flexões e uns abdominais no chão da sala. Você vai sentir orgulho de si mesmo por ter feito algo diferente por você!
Tá em dúvida se está comendo certo? Volte ao básico: Coma comida de verdade. Aquela que vem da natureza. Não aquela que vem embalada, cheia de ingredientes. Basta ir no hortifrutti e no açougue. Lá tem tudo que você precisa para comer bem.
E quando chegar o momento de comer aquela besteira que você ama, se PERMITA. Seja feliz comendo ela. E no EXATO momento em que acabar de se deliciar, VOLTE para a sua rotina. Nunca mais espere a segunda-feira.
Outra dica: Coma coisas gostosas. Nada de comer por obrigação. Tão importante quanto ser saudável é ser gostoso! Permita-se apaixonar-se pelo processo. É assim que ele vai deixando de ser um “momento” e se torna o seu ESTILO DE VIDA!

De todos os assuntos científicos e nutricionais que já abordamos por aqui, acho de verdade que esse é o mais importante para falarmos na data de hoje, porque se você entende isso todo o resto fica mais leve e simples.

Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os meus colegas de profissão que estão ao redor desse mundo transformando vidas, prevenindo doenças e transformando a história de tantas famílias! Parabéns para todos vocês que escolheram a nutrição como missão de vida!