Esse texto é um apelo sobre a importância do funcionalismo público para esse país, e mais do que isso, é para exaltar a importância de termos profissionais técnicos capacitados nos órgãos públicos. Vou falar como faz falta ter gente boa trabalhando nas prefeituras, órgãos públicos dos municípios, estados e na união também. 

Eu sou engenheira ambiental e urbana e falo sempre que as leis são instrumento de trabalho para mim. Eu consulto as leis para entender o que posso ou não fazer no trabalho. 

Para mim é fundamental que as leis estejam disponíveis para consulta para entender quais são os passos que tenho que dar. Se quero fazer uma licença ambiental de uma atividade, preciso da lei que descreve se aquela atividade é licenciável ou não. Preciso dessas informações disponíveis. 

A forma como consumimos e temos acesso à informação é totalmente digital. Você se imagina tendo que ir na prefeitura da cidade onde mora para consultar uma norma? Ou emitir um documento? Não, né? A gente logo pensa….vou procurar na internet, deve ter alguma instrução. 

Não é raro precisar de informações disponíveis e não encontrar…é uma tristeza. 

Mas como esse texto é para exaltar o bom trabalho de profissionais funcionários públicos e mostrar exemplos muito bem sucedidos, vou dar exemplo de portais que têm dados disponíveis para acesso e que fazem uma prestação de serviço público de qualidade e com excelência. 

Geosampa Prefeitura de São Paulo

Mapas são ótimas fontes de dados e facilitam demais as consultas de informações quando estamos falando de áreas muito grandes, como cidades, ou regiões. Além de serem um ótimo recurso visual que pode trazer inúmeros dados de uma área em uma mesma apresentação, possuem códigos e linguagem universais, o que facilita demais a disseminação de informações. 

A plataforma Geosampa da Prefeitura de São Paulo é um portal de dados de mapas digitais da cidade desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo. Através da plataforma qualquer usuário consegue acesso à informações sobre população, sistema viário, equipamentos públicos, habitação, defesa civil, limpeza urbana, infraestrutura e muitos outros. 

Na imagem é possível ver a aparência do portal Geosampa com o mapa da cidade de São Paulo e as camadas de informação disponíveis para acesso.

Outro recurso que é muito útil e que facilita muito a consulta de dados é a opção de selecionar camadas do mapa com dados de vegetação de anos anteriores, ou da abrangência de uma lei. Isso facilita muito a consulta de informações por área, para entender se uma lei pode ou não ser aplicada na região, zoneamento urbano e tantos outros recursos que é impossível descrever aqui.

Clique  aqui se quiser acessar. 

Citei aqui o Geosampa, mas existem inúmeros outros portais similares nas prefeituras Brasil adentro. Santo André/SP tem uma plataforma parecida, mas certamente outros municípios possuem portais similares ao Geosampa. 

Portal Terrabrasilis do INPE 

O INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é um instituto brasileiro responsável por realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de ciências espaciais. Entre os dados que o INPE produz, estão dados de clima, clima espacial, de monitoramento do solo através de imagens de satélites, dados de queimadas, ainda tem programas de pós-graduação super respeitados na área e produz mais uma infinidade de coisas.

O INPE tem programas de cooperação com outros países na gestão de satélites, como o CBERS. É um instituto que faz pesquisa e ciência há mais de 60 anos no Brasil. 

Na imagem é possível ver a aparência do Portal Terrabrasilis. Os dados de desmatamento são visíveis no mapa da Amazônia

Vou destacar aqui os programas PRODES e DETER de monitoramento do desmatamento dos biomas Amazônia e Cerrado. Eu já falei dos dados do PRODES e DETER no texto em que eu cito a questão econômica envolvida no desmatamento da Amazônia no Brasil, aqui e também no Scicast que falamos da Crise Hídrica de 2021, aqui.

Na imagem é possível ver a aparência do Portal Terrabrasilis em que os dados de desmatamento do programa PRODES em forma de gráfico e tabela.

De modo geral, o DETER produz dados de forma mais rápida e com menor exatidão para tirar alertas mais ágeis e detectar desmatamentos nos locais para que a fiscalização possa atuar pontualmente. O PRODES é um programa de dados mais detalhados que produz dados anuais com números mais precisos sobre o desmatamento no Brasil. 

Através do Portal Terrabrasillis  você acessa todos os dados disponíveis desde 1988 quando o INPE começou o monitoramento. Lá é possível ver mapas e dashbords com os dados ou ainda pode ter acesso aos dados brutos através de planilhas em que você pode utilizar os dados para extrair análises e informações que julgar relevantes. 

COVID/INFOGRIPE boletins de saúde

Falando em saúde, com a pandemia de COVID 19, a importância da vigilância epidemiológica ficou muito evidente para a maioria da população. 

Lá em 2020, quando a gente nem sonhava com vacina no braço e ainda vivia apavorado com os números diários, os boletins que traziam os números de casos e de óbitos tiveram importância fundamental para gente acompanhar a evolução da COVID no Brasil.

Dados de Casos de COVID de 29/07/2022 do Ministério da Saúde

Vou destacar aqui o INFOGRIPE, um portal da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) que divulga dados sobre doenças respiratórias. 

O INFOGRIPE monitora os casos de gripe, de doenças respiratórias e a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, que além de ser um dado super importante sobre casos graves de doenças respiratórias, trouxe algumas informações sobre COVID que puderam nos adiantar tendências de variações, de queda ou aumento.

Na imagem é possível ver os dados do INFOGRIPE em um mapa do Brasil com as informações de casos de SRAG por estado com tendências dos números. É possível ver também um gráfico com casos por semana.

Dados disponíveis são ótimos… mas quem divulga? 

Esses dados que citei e que temos acesso, e inúmeros outros que com certeza existem nas prefeituras, estados e órgãos federais, só estão aí disponibilizados para gente ter acesso pelo trabalho de servidores públicos para produzir dados, organizar, sistematizar e disponibilizar através da internet. 

O trabalho dos servidores públicos que são profissionais técnicos e bem capacitados para isso é fundamental para que a gente tenha acesso a informação de forma cada vez mais facilitada.

Sem o trabalho desses profissionais nada disso seria possível!

Cada vez que há cortes de verbas e desmontes nos órgãos públicos, a gente tá diminuindo a capacidade desses bons profissionais de estarem lá para nos entregar esses portais com informações.

Já usei muitos desses dados e de outros que não citei aqui e só tenho a agradecer aos profissionais servidores públicos que trabalharam para que esse acesso fosse facilitado.

E você? Conhece algum portal de acesso livre de dados e que seja útil na sua vida? Me conta aqui nos comentários e vamos criar juntos uma lista de bons portais que só são possíveis graças ao trabalho dos funcionários públicos.

Ate a próxima!

Imagem de Capa: Ilustração que descreve como as informações estão conectadas. Aparecem imagens de dados, de pessoas, fotos, vídeos, computadores, celulares e os desenhos estão ligados por setas.