Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SpaceX Lança Satélites Com Sucesso Mas Falha no Pouso – Space Today TV Ep.291

por em 19/06/2016 em Ciência | Nenhum comentário

No dia 15 de Junho de 2016, às 11:29, hora de Brasília, partiu do Complexo de Lançamento 40 de Cabo Canaveral, o foguete Falcon 9 de 70 metros de altura levando a bordo dois satélites de comunicação para serem colocados em órbita da Terra, o Eutelsat 117 West B e o ABS 2A.

Seis minutos depois da decolagem, o estágio superior do Falcon 9 estava colocando na órbita preliminar os dois satélites que levava como carga.Enquanto isso, como acontece em todos os lançamentos da SpaceX e do foguete Falcon 9, o primeiro estágio começava a sua viagem de volta para a Terra, com o intuito de pousar novamente numa balsa drone no meio do oceano.

Mas dessa vez, o pouso não foi realizado com sucesso. Nas palavras de Elon Musk, o primeiro estágio teve um RUD no momento do pouso na balsa. Para quem não sabe, RUD significa, Rapid Unscheduled Disassembly, um termo bonito para dizer que deu pau, deu xabu com o pouso, e o primeiro estágio do foguete foi perdido.

De acordo com Musk e com a SpaceX, o lançamento desse dia 15 de Junho, precisou de um primeiro estágio indo mais alto do que os anteriores, devido a órbita de alta altitude em que precisava entregar a carga.Para isso o primeiro estágio atinge velocidades de mais de 8000 km/h, e parar esse brinquedinho quando ele volta para a Terra precisa ser uma tarefa realizada com muita precisão.Musk disse que eles já pensam em introduzir uma atualização no foguete para que ele possa ser capaz de ser freado quando realizar essas viagens mais rápidas e mais altas.

Assim, depois de 3 pousos realizados com sucesso, dessa vez o foguete o explodiu e segundo Musk, pode ter sido o maior impacto na balsa, que aparentemente está bem. Como ele já disse, mesmo quando deu certo, esses pousos todos são experimentais, e daqui a pouco tudo isso irá se tornar rotina.

O mais importante que é a carga, ou seja, os satélites, estão todos bem, funcionando nominalmente, e serão satélites revolucionários na comunicação, e no sistema de navegação por GPS.A próxima decolagem do Falcon 9 será em 16 de Julho de 2016, quando partirá com a cápsula Dragon como carga para a ISS.

E outra tentativa de pouso será feita.Ficamos no aguardo, acompanhando, torcendo, mas entendendo que a ciência aeroespacial é assim mesmo, feita de pequenos detalhes. It´s a rocket science!!!

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================

Modo Noturno