Onde nasce um cometa?

Essa pergunta, muitas vezes pode ser difícil de ser respondida, mas atualmente com o uso de simulações computacionais poderosas os astrônomos podem determinar onde esses objetos nasceram.

E foi usando análises estatísticas e computação que um grupo de pesquisadores conseguiu estabelecer o local de nascimento do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, o cometa que foi intensamente estudado pela missão da sonda Rosetta.

Os pesquisadores fizeram um trabalho inverso, atualmente a órbita do 67P fica entre Júpiter e Marte aproximadamente, ele não chega muito perto do Sol, também não vai muito distante no Sistema Solar, e isso faz com que seu período seja de 6.5 anos.

Mas não foi sempre assim, de acordo com os pesquisadores, o cometa chegou nesse ponto a cerca de 10000 anos atrás, ou seja, ele é relativamente novo na parte interna do Sistema Solar.

AS simulações numéricas levaram em consideração somente as forças gravitacionais dos planetas do Sistema Solar, mais as perturbações causadas por Vesta e Ceres.

Com tudo isso na mão, provavelmente, o 67P veio de uma região distante do Cinturão de Kuiper, por onde ele ficou milhões de anos, as simulações mostraram que a órbita do cometa foi perturbada pela ressonância existente com Júpiter, com Marte, com Vesta e com Ceres.

Isso é mais interessante ainda, pois, devido a essa origem, o cometa 67P, muito provavelmente contém o material bem primordial da formação do nosso Sistema Solar, o que deixa a missão da sonda Rosetta e os resultados por ela adquirido ainda mais importantes.

A órbita de um cometa pode ser algo muito caótico, e isso complica muito esses estudos, mas com as ferramentas computacionais poderosas, embora os pesquisadores não possam focar em detalhes, eles conseguem estabelecer uma trajetória dinâmica da vida do cometa.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/birthplace-comet-67p-churyumov-gerasimenko-04282.html