Disclaimer: Onde ler nuvem entenda disco, nada que comprometa!!!

Uma grande questão sobre os buracos negros supermassivos existentes no centro de muitas galáxias no universo é como eles ficaram desse tamanho, como eles cresceram até se tornarem supermassivos?

Uma teoria que liderava essa explicação estava fundamentada na relação existente entre a taxa com a qual as estrelas se formam na região central das galáxias e a quantidade de gás que cia nos buracos negros supermassivos, a chamada taxa de acreção de massa.

Recentemente uma equipe internacional de astrônomos usou o ALMA no ESO e muitos outros radiotelescópios pelo mundo para estudar buracos negros supermassivos e descobriu que discos densos de gás molecular com alguns anos-luz de diâmetro no centro das galáxias estão alimentando diretamente com gás esses buracos negros.

Além disso, a pesquisa foi capaz de explicar com sucesso o balanço de massa dos níveis de gás no buraco negro.

Os níveis de gás observados resultam do aumento da quantidade de gás caindo na direção do buraco negro supermassivo dentro do disco de gás e aumentam devido à turbulência gerada pela presença de uma supernova dentro desse disco.

Esse tipo de trabalho é muito importante para que se possa estabelecer como os buracos negros supermassivos crescem e atingem o tamanho que eles têm, porém é algo muito complicado de ser estudado, pois se está trabalhando com uma área relativamente pequena, numa região muito tumultuada da galáxia e espera-se que cada vez mais a integração de instrumentos ao redor do mundo possa ajudar a melhorar o entendimento sobre os buracos negros supermassivos e suas relações com as galáxias que os hospedam.

Fonte:

http://www.almaobservatory.org/en/press-room/press-releases/1046-dense-molecular-gas-disks-drive-the-growth-of-supermassive-black-holes

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1606.04115.pdf