Logo que a sonda New Horizons passou por Plutão em Julho de 2015, muitas pessoas imediatamente perguntaram sobre a possibilidade de mandar uma sonda para pousar no planeta anão, será que é possível?

Não só seria possível como esse plano já existiu e de maneira muito concreta. Um plano conjunto entre os EUA e a Rússia para mandar um módulo que iria pousar no até então último planeta do nosso Sistema Solar. Essa missão e esse projeto tinha até um nome, Fire and Ice.

Para contextualizar, as sondas Voyager já haviam provado que era possível viajar pelo espaço profundo e pelo Sistema Solar, os países estavam num momento em que queriam cooperar, pois acabaram de sair da Guerra Fria e queriam mostrar para o mundo que tudo estava em paz. Então, em 1992, o vice presidente dos EUA e o primeiro ministro russo, assinaram um acordo de cooperação espacial pacífica. O primeiro projeto seria uma missão para Marte, chamada de To Mars Together e a segunda seria a Fire and Ice.

A parte Fire da missão seria mandar uma sonda para estudar o Sol, e a parte Ice uma missão para Plutão.

A sonda para Plutão tinha o objetivo de pousar no mundo gelado, e a ideia é que ela teria a forma de um guarda-chuva, iria estudar a atmosfera e transmitir imagens da superfície do objeto.

A sonda teria 6kg, e levaria um sistema de câmeras pesando 600 gramas, um analisador de massa e energia, pesando 500 gramas e um espectrômetro de 300 gramas.

A descida pela atmosfera iria levar 25 minutos e durante a descida, entre 80 e 100 imagens seriam enviadas para a Terra.

Muitos especialistas estavam envolvidos no projeto e tudo corria relativamente bem, até que no meio da década de 1990, a economia russa começou a colapsar e entrou numa crise profunda, o programa espacial sofreu cortes e as parcerias internacionais foram cortadas, incluindo a missão para Plutão.

O resto da história nós já sabemos, os EUA continuaram com o sonho de visitar o até então último objeto do Sistema Solar, em 2006 a New Horizons foi lançada e em 2015 passou por Plutão, mas nem pousou e nem entrou em órbita.

Fica aí para a imaginação viajar e pensar como teria sido pousar em Plutão.

Será que essa possibilidade ainda existe, o que vocês acham de uma missão para pousar em Plutão? Deixem nos comentários.

Fonte:

http://sen.com/blogs/anatoly-zak/pluto-s-missing-lander

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================