Sinceramente eu pensei que não ia viver para anunciar o que vou anunciar agora, e é por isso que estou muito feliz.

O Brasil está prestes a ir para a Lua, literalmente!!!

Num esforço espetacular que uniu pesquisadores do INPE, do IRA, da USP, do LNLS e da PUC-RS, o Brasil desenvolveu um nanosatélite do tipo cubesat que será lançado até Dezembro de 2020 para realizar pesquisas na órbita lunar.

O nome do projeto é Garatéa-L e será lançado numa parceria entre duas empresas britânicas com as agências espaciais europeia, a ESA e a do Reino Unido, a UK Space Agency, como parte da missão Pathfinder.

O veículo lançador será o foguete indiano PSLV-C11.

Nesse lançamento, diversos cubesats serão levados para a órbita lunar a bordo de uma nave mãe e começarão as pesquisas.

O objetivo da missão Garatéa-L é entender como colônias de microorganismos vivos e moléculas de interesse biológico se comportam quando expostas durante meses à radiação cósmica.

Com isso será possível investigar o efeito em diferentes formas de vida.

Para se buscar vida fora da Terra, é preciso entender como a vida pode lidar e sobreviver ao ambiente hostil do espaço.

A astrobiologia é tão forte nessa missão que ela dá até o nome para ela, Garantéa-L significa “busca vidas”, em tupi-guarani e L, quer dizer Lunar.

Além disso, um instrumento a bordo fará medições dos níveis de radiação na órbita cislunar, o que será importante para as futuras missões de longo tempo no espaço, principalmente as missões tripuladas para MArte e para a própria Lua.

A Garatéa-L também estudará a Lua, ela vai ficar numa órbita polar altamente excêntrica, o que permitirá que ela colete imagens da Bacia Aitken localizada no lado afastado da Lua.

O custo estimado do projeto é de 35 milhões de reais, e essa verba já começou a ser levantada junto aos órgãos de fomento à pesquisa e patrocinadores privados.

A nave tem que estar pronta para voar até Setembro de 2019.

Com certeza o impacto de uma missão dessas será altamente positivo ainda mais num país carente de pesquisa espacial como o nosso.

A maior sorte do mundo para todos os envolvidos, especialmente para:

Lucas Fonseca – Diretor da missão Garatéa-L

Douglas Galante – Cientista Principal da missão Garatéa-L

Salvador Nogueira – Comunicação Social da missão Garatéa-L

Para tirarmos todas as dúvidas sobre a missão e conversarmos sobre o futuro da pesquisa espacial no Brasil, nessa quinta-feira, às 21:00 hora de Brasília faremos um hangout especial com os envolvidos na missão. Espero todos para conversarmos sobre essa importante missão espacial!!!