Às 00:42 da segunda-feira, dia 26 de Setembro de 2016, o foguete indiano Polar Satellite Launch Vehicle, ou PSLV decolou do First Launch Pad no Satish Dhawan Space Center na costa leste da Índia rumo ao espaço com oito satélites a bordo.

O trigésimo sétimo voo do PSLV carregou um satélite indiano para medir os ventos no oceano e fornecer dados para a previsão de ciclones tropicais com maior precisão, além de sete outros satélites dos EUA, Argélia, Canadá e organizações indianas.

Essa foi sem dúvida a missão mais complexa já realizada pelo grande foguete indiano, pois teria que entregar diferentes satélites em diferentes órbitas ao redor da Terra.

O primeiro satélite colocado em órbita foi o ScatSat 1, um satélite de 371 quilos que foi deixado numa órbita a 730 km de altitude com uma inclinação de 98.1 graus com relação ao equador terrestre, uma órbita que faz com que o satélite passe pelos polos do nosso planeta.

Esse é o satélite indiano que foi desenvolvido para ajudar na previsão dos ciclones tropicais no nosso planeta.

Depois de ter feito essa primeira entrega com sucesso. O quarto estágio do PSLV foi ligado duas vezes por 20 segundos cada vez para deixar os outros 7 satélites numa órbita um pouco mais baixa.

O quarto estágio do PSLV nunca havia sido ligado mais de uma vez em missões anteriores, mas os engenheiros indianos já haviam testado a habilidade do foguete de conduzir múltiplas queimas.

Na verdade foram duas missões em uma só, de acordo com as autoridades indianas.

Os satélites foram colocados numa órbita a 689 km de altitude com um ângulo de inclinação de 98.2 graus com relação ao equador terrestre.

Essa habilidade de colocar diferentes satélites em diferentes órbitas queimando o motor no espaço para realizar as manobras necessárias, sem dúvida coloca a Índia de fato no mercado espacial e abre uma nova janela de oportunidades para a utilização do seu grande foguete o PSLV em prestar serviços para as mais diferentes organizações ao redor do mundo.

Para maiores detalhes sobre os satélites que foram colocados em órbita nessa viagem do PSLV, consulte o primeiro link na descrição do vídeo.

Vida longa a ISRO!!!

Fonte:

India declares success on PSLV’s most complex mission