A pesquisa por vida inteligente fora da Terra, conhecida como Breakthrough Listen, tem investimento de 100 milhões de dólares e deve durar 10 anos, criada pelo bilionário da internet Yuri Milner e pelo Stephen Hawking, anunciou hoje que começou a usar a grande antena do Rádio Telescópio de Parkes na Austrália.

O Parkes agora se junta ao Green Bank na Virginia do Oeste nos EUA e ao Observatório Lick na Califórnia para tentar encontrar algum tipo de vida no universo.

Na verdade o que o Breakthrough Listen faz é instalar um de seus equipamentos nos observatórios e pagar para usar o tempo das antenas nas observações e na captação dos sinais.

Para quem não conhece a antena de Parkes foi usada para receber as transmissões da missão Apollo 11 assim que chegou na Lua, e quem quiser conhecer melhor essa história assista o filme The Dish, que conta o dia a dia de trabalho no observatório nos dias que antecederam à chegada do homem na Lua.
A estreia do Parkes no projeto Breaktrough Listen se deu no dia 7 de Novembro a antena foi apontada para a estrela Proxima Centauri com o intuito de receber sinais do Proxima b, o exoplaneta recém-descoberto ao redor da estrela.

Ah, para quem não se lembra, o Proxima b, é o alvo de outro projeto do chamado Breakthrough Initiative, que é o Breakthrough Starshot, o projeto de mandar nanonaves para explorar exoplanetas “próximos” da Terra.

Os próprios pesquisadores dizem que a probabilidade de se encontrar formas de vidas evoluídas é minúscula, mas se tem o dinheiro, a intenção, o equipamento e o objeto, por que não apontar tudo para lá….vai que….

O Parkes se junta ao arsenal do Breaktrhough Listen é o ouvido do projeto agora no hemisfério sul. Muito bom ter iniciativas assim na astronomia de ponta pelo mundo.

Fonte:

http://astronomynow.com/2016/11/08/breakthrough-listen-searches-new-found-nearby-planet-proxima-b-for-signs-of-et/