Quem nunca se pegou imaginando ou vislumbrando as fotos dos astros do sistema solar? Eu me lembro claramente de, quando criança, ficar folheando os livros de ciências (meus ou do meu irmão mais velho), procurando imagens de Marte ou Júpiter e me perguntar como cada uma daquelas manchas e listras do planeta gigante haviam se formado.

Infelizmente nunca pude ver todos os planetas a olho nu, mas Vênus sempre foi muito exibido, ele não é novidade para mim. Para ver todos os outros planetas sempre foi necessário um telescópio (dos bons) e este é um instrumento pra poucos.

abe80392-d090-4c5f-9bdc-094b46aded9b-large16x9_planets

Uma década depois eu iria conseguir realizar parte desse sonho. Não, eu não comprei um telescópio. Acontece que a partir de 20 de janeiro até 20 de fevereiro os cinco planetas mais próximos da Terra estarão visíveis a olho nu, e todos estarão alinhados. Condição rara devido ao diferente movimento de translação em cada planeta.

O horário pra ver cada planeta dar as caras varia, mas é possível ver todos juntos caso você madrugue e olhe o céu pouco antes de amanhecer (um pouco antes das 6 da manhã, tanto aqui no Brasil quanto no hemisfério norte). O mais difícil de encontrar será Mercúrio, o fato dele ficar muito perto do horizonte vai complicar um pouco a visualização dele.

Screenshot_2016-01-23-03-53-09

Os especialistas recomendam que você tente encontrar um horizonte aberto (sem prédios ou luzes públicas) e um céu sem muita iluminação, não é algo que seja fácil de encontrar em áreas urbanas mas você tem um mês para conseguir caso queira vê-los.

Eles também recomendam que a partir do dia 27 de janeiro você tente usar a lua como um ponto interessante pra começar sua busca e explicam que Netuno e Urano se destacam muito pouco no céu, então não estarão visíveis no período.

Caso você tenha muita dificuldade em nortear a visão na procura, é válido usar da tecnologia: o Google Sky Map está disponível para Android e iOS (malzão, Windows Phone) e você pode usar os sensores de movimento do telefone para posicionar seu olhar.

Imagens:
Sky Map para Android
Gawker
ABC News

Fontes:
BBC
Popsci
Diário de Notícias