Esses dias parei aqui para pensar sobre o que sabemos sobre a América Latina, especificamente sobre a América do Sul. Eu sei pouco, confesso. Mas tenho um encantamento em descobrir mais e mais coisas.

Como todos esses acontecimentos políticos, esse monte de informações a toda hora e por todos os lados, fica ainda mais evidente o tanto que desconhecemos os nossos países vizinhos. E, poxa vida, a gente se interessa ou fica sabendo só quando entornou o caldo?

Esses são os pensamentos que me rodeiam esses dias. Fiquei pensando nas coisas bacanas de todos esses países que a maioria de nós não conhece ou não presta atenção. Pensando nos biomas, fora a magnifica e majestosa Amazônia que está no centro do palco ambiental, tem a imensa e não menos magnífica Cordilheira dos Andes, que é a maior cordilheira do mundo com aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão, indo desde a Patagônia até a Venezuela.

Fora as Ilhas de Galápagos, Ilha de Páscoa, entre outras que tem um valor científico e histórico que nem me atreverei nesse momento a começar comentar.

Vou hoje aqui falar um pouco, dar alguns exemplos da fauna da América do Sul!

Uma cordilheira tão impressionante como a dos Andes não poderia deixar de ter uma ave tão impressionante quanto: O Condor dos Andes! O Vultur gryphus, ah que nome lindoPois bem, esse animal tem uma envergadura (medição de uma ponta a outra das asas) de mais de 3 metros! MAIS DE 3 METROS! Imagina um animal desse dando uma rasante perto de ti? Aqui nessa página da Wikiaves você pode conhecer melhor sobre essa ave. O condor é simbolo nacional dos países Colômbia, Equador, Bolivia e Chile.

Por Abehm-de. - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Sabia que temos ao menos quatro espécies da família dos camelos por aqui? Sim, temos. Da familia Camelidea, os camelídeos sul americanos são a Vicunha (Vicugna vicugna), a alpaca (Lama pacos), a lhama (Lama glama) e o guanaco (Lama guanicoe). Esses animais são herbívoros e ruminantes, porém se diferenciam dos bovinos, por exemplo, porque apresentam apenas 3 compartimentos digestórios e não regurgitam o alimento para fazer a mastigação novamente com a eficiência dos outros ruminantes, tornando assim sua ruminação não tão boa quanto a de um carneiro ou vaca. Lembrei aqui que eles não regurgitam bem como os bovinos, porém te cospem! Sim! Tipo uma escarrada. Uma vez fui fazer uma vacina numa lhama e quase levo um cuspão no meio da testa, pois somos praticamente da mesma altura (1,50-1,60m). Só não me acertou porque a tutora da lhama me avisou na hora tipo: “ELA VAI CUS…” PLACT, cuspiu. Mas deu tempo de sair da reta. Elas têm o lábio superior bipartido, então tem um movimento especial que a tutora sabia que, quando a lhama fazia aquele beicinho, vinha cuspe pelo caminho.

 

 

Outra peculiaridade é que apresentam suas hemácias com formato elíptico, não arredondado como as dos outros mamíferos de forma geral (Antigamente a gente falava formato igual ao de bala Soft, que era super dura e corria o risco da gente morrer engasgado. Acho que hoje nem existe mais…). Bom, a hemácia de forma elíptica proporciona uma maior agilidade dessas células sanguíneas além do que esses animais possuem um maior número delas. Possivelmente um fator importante na resistência física desses animais.

Todos esses animais foram e ainda são usados para transporte, para a lã e carne. A Vicunha, que é simbolo do Peru, esteve por vias de extinção por causa da caça, mas agora é protegida. Tem uma lã muito delicada, especialmente fina, dando origem a fios nobres.

Cordilheira dos Andes, não é! Friozinho e tudo mais. Sabe quem mais mora por lá e também tem lã? Pois admire-se:

Sim, ela mesma! A Anta das Montanhas ou Tapirus pinchaque. Não é lindíssima?

Essa foto tirei do site  Red List , onde você pode conferir quais animais estão em risco de extinção, qual a evolução da população dessas espécies, quais os riscos que afligem essas populações entre outras informações bem bacanas sobre hábitos, habitat natural, dispersão, etc. Vale a pena conferir.

Um outro animal que eu penso ser bem interessante, que a maioria de nós nem imagina que temos por aqui, é o urso! E nosso urso sul americano não é qualquer urso, é o Urso de Óculos ou Tremarctos ornatus. É um urso de hábito arborícola, onde se refugia. Em encontro com humanos, tende a se retirar. Eu disse TENDE. Não tente comprovar a pacificidade de uma mãe ursa! Jamais. Além do ser humano, o único predador dessa espécie seria a onça, porém bem difícil compartilharem os mesmos habitats. Pois é, o problema é a gente mesmo que colocou esses animais em risco de extinção também.

 

Spectacled Bear / (Tremarctos ornatus)

Tem muito mais! Mas já deu para aguçar a curiosidade, não é? Ah sim, e agora também tem os hipopótamos fugitivos do zoológico particular de Pablo Escobar.

Antes de terminar, faço aqui uma indicação de livro de Eduardo Galeano, o famosíssimo escritor uruguaio.

Não, a indicação não é As Veias Abertas da América Latina, mas se você quiser ler, todo meu apoio. Mas o livro que indico aqui é o Bocas do Tempo, um livro de contos curtinhos, bem divertido, contando como o tempo passou!