Olá, caro e cara ouvinte deviante, Dobrý Den! Esta é a versão em texto da edição 1568 do Spin de Notícias, o seu giro diário de informações científicas em escala subatômica. Eu sou o Igor Alcantara, cientista de dados e um dos apresentadores do podcast Intervalo de Confiança, especializado em ciência de dados e Inteligência Artificial.

O spin saiu no dia 27 Borean do Calendário Dekatrian e dia 25 de Fevereiro do calendário gregoriano, aniversário dos biólogos britânicos William Astbury e Hugh Huxley, nascidos em 1898 e 1924 respectivamente, além do meu Beatle favorito George Harrison, eu trago para vocês notícias na área de Inteligência Artificial. 

Na verdade hoje eu tenho apenas uma notícia e ela fala de uma Inteligência Artificial safadinha que pode ameaçar o emprego de programadores.

Lembra do projeto DeepMind do Google? Eu já comentei no Spin e no Scicast algumas vezes e você provavelmente já assistiu ao documentário Alpha Go, que está disponível naquele serviço de streaming que ainda não patrocina o Portal Deviante. Pois é, esse pessoal da Deep Mind acostumado a altas aventuras aprontou novas confusões e eu não sei por que eu estou falando igual ao narrador dos comerciais dos filmes da Sessão da Tarde. Bom, mas brincadeiras à parte, vamos à notícia.

A IA programadora da DeepMind, AlphaCode, provou ser capaz de rivalizar com as habilidades de um programador humano padrão. E isso é algo que pode trazer inúmeros impactos sociais.

A empresa selecionou 10 problemas de programação que foram hospedados no Codeforces, que é uma plataforma de competição de programação com milhares de participantes, para avaliar o desempenho do AlphaCode.

Após as simulações, a AlphaCode ficou entre os 54% melhores competidores. Isso significa que ela ainda não foi capaz de vencer os principais programadores humanos, mas poderia rivalizar com os programadores medianos.

Os resultados do AlphaCode superaram as expectativas até mesmo dos criadores da plataforma. Eles estavam céticos principalmente porque, mesmo em problemas de lógica simples, muitas vezes é necessário não apenas implementar o algoritmo, mas também – e essa é a parte mais difícil – inventá-lo.

Eu, como antigo participante desse tipo de competições no passado, já cheguei a ser finalista e ser premiado em competições como a Microsoft Imagine Cup, eu posso dizer que resolver problemas de programação competitivos é uma coisa muito difícil de fazer, exigindo boas habilidades de codificação e criatividade na resolução de problemas. Porque não basta resolver um problema, você tem que fazê-lo de forma eficiente, elegante e ainda usando uma técnica melhor que a do seu concorrente. E sinceramente eu fiquei impressionado que o AlphaCode pudesse progredir nessa área.

A DeepMind lançou seu conjunto de dados de problemas e soluções de programação competitivos no GitHub para ajudar outras pessoas a desenvolver seus resultados.

A princípio, avanços como o AlphaCode são bem-vindos e representam um enorme progresso na concepção de algoritmos de forma mais eficaz. A codificação de IA em geral capacita os desenvolvedores a buscar inovação e criatividade na definição de parâmetros e objetivos, deixando a IA para realmente executá-los. É como o AlphaGo que descobriu novas estratégias de jogar o milenar jogo Go e hoje profissionais dessa área usam isso como forma de se tornarem melhores. Quem sabe o AlphaCode não consegue encontrar soluções para problemas clássicos ainda sem solução? Em última análise, isso é um catalisador para a inovação – ajudando os humanos em vez de substituí-los.

Bom, agora vem o meu lado pessimista, isso é que se espera, mas a realidade pode ser bem mais cruel. Pense bem: mesmo ainda sem ser testado em cenários reais, a gente já tem uma IA capaz de ser tão boa em resolver problemas quanto um programador mediano. Só que essa inteligência artificial tem a vantagem de não cansar, de poder trabalhar 24 horas por dia, de não ter custos trabalhistas e de, por não ficar cansada, estressada ou deprimida, ter sempre o mesmo nível de rendimento independente se tem ou não café pronto.

Pensando assim, essa inteligência artificial teria a capacidade em teoria de substituir metade da força de trabalho nessa área. Porque, sendo bem sincero, a maioria das vagas para programador é para fazer apenas telas de cadastro e consulta bem triviais.

Isso nos leva a uma conclusão óbvia: se você quiser sobreviver nessa área nas próximas décadas, você precisar ser melhor que a média, precisa buscar sempre se colocar no topo. E isso não significa saber 50 linguagens de programação, isso é a parte fácil, é basicamente só aprender sintaxe. Depois que você aprende algumas linguagens, aprender a próxima é algo que você consegue fazer em poucas horas. O que isso quer dizer é que você precisa dominar a base matemática e lógica da área. Ser mais capaz do que a média.

Além das consequências óbvias para o mercado de trabalho em tecnologia, isso tem um outro possível impacto no futuro. O que poderia acontecer se uma IA como essa começar a programar outras Inteligências Artificiais mais capazes do que ela mesma e esse processo evolutivo geracional continuar.

Será que isso significa que em algumas décadas atingiremos a singularidade? Bom, isso só o tempo dirá e eu espero que se isso acontecer, que as super IAs nos tratem melhor do que nós tratamos as civilizações e espécies sobre as quais nós conseguimos impor nossa força.

Bom, gente, por hoje é só. Para encerrar, eu queria dizer que esse projeto, o Spin de Notícias, e também outros como o SciCast, Contrafactual, Fronteiras do Tempo, Beco da Bike, Miçangas,  RPG Guaxa, além de outros podcasts e tudo isso que é feito aqui só é possível por causa do seu apoio no site do Portal Deviante, através das plataformas Patreon, Padrim e PicPay. Entre lá, clique no link “Seja um Patrono” e ajuda a patrocinar a divulgação científica. Isso é muito importante.

Como eu disse, eu sou o Igor Alcantara e vocês me encontram volta e meia aqui, no Spin de Notícias e no meu podcast onde falo mais desses assuntos, o Intervalo de Confiança, intervalodeconfianca.com.br, no meu podcasts de histórias pessoais surreais o “Aconteceu com Igor”, ou no meu site pessoal igoralcantara.com.br

Um grande abraço!

Tchau! Na Shledanou!

 

https://storage.googleapis.com/deepmind-media/AlphaCode/competition_level_code_generation_with_alphacode.pdf

 

https://alphacode.deepmind.com/