Pergunte a qualquer escritor que você conheça, seja amador ou profissional: qual a sua maior dificuldade na hora de escrever? Há uma chance muito grande de que a resposta envolva fatores como “falta de tempo”, “bloqueio criativo” e “dificuldade de colocar em palavras o que eu pensei”.

Se você fizer uma pesquisa, vai descobrir que existem diversas formas de lidar com esses problemas: você encontrará manuais de produção literária, aulas de redação, cursos de escrita criativa e listas de recursos para autores. Além disso, é muito provável que, em algum momento, você se depare com uma sigla estranha: NaNoWriMo.

NaNoWriMo (lê-se: “nanoraimo”) é o National Novel Writing Month, ou “Mês Nacional da Escrita de Romances”. Frequentemente abreviado como NaNo, este é um evento que desafia escritores profissionais e amadores a escreverem 50000 palavras no mês de novembro. Apesar de o nome do desafio conter a palavra “National”, ele acontece de forma internacional, e mesmo carregando “Novel” no título, os autores podem escrever o que bem entenderem. Então, não-ficção, campanhas de RPG, poesia, trabalhos acadêmicos e fanfics? Tudo isso está valendo no NaNo. O que importa é escrever!

A imagem apresenta o logo do NaNoWriMo. Há um escudo azul-claro contornado por uma linha preta, e sobre ele há um capacete viking, também azul, com dois chifres brancos. No interior do escudo vê-se um desenho de uma caneca de café no quarto superior esquerdo. No quarto superior direito há o desenho de um laptop. Centralizado no escudo está escrito NaNoWriMo. No quarto inferior esquerdo está o desenho de duas canetas cruzadas em X. No quarto inferior direito há o desenho de uma pilha de folhas de papel.

Logo do NaNoWriMo

NaNoWriMo: O Evento

O NaNoWriMo aconteceu pela primeira vez em 1999. A ideia partiu de Chris Baty, e a edição inicial contou com 21 participantes. Desde então, o NaNo atinge um número cada vez maior de escritores, que aceitam a proposta de escrever seu livro durante o mês de novembro.

As regras do NaNo são simples: começando em 1º de novembro e terminando, no máximo, em 30 de novembro, os participantes devem escrever 50000 palavras. É permitido ter um planejamento extenso antes de começar, mas você também pode se jogar no desafio sem planejamento nenhum. A única coisa que não pode é contar a escrita de outros meses: no NaNo, só vale o que você escrever em novembro.

Para vencer o NaNo, cada escritor precisa atingir uma média de 1667 palavras por dia (ou 69 palavras por hora. Ou 1,2 por minuto). Você pode escrever em papel, no computador, no celular, ou onde mais você quiser. Mas mesmo se não for possível bater a meta de 50 mil palavras no mês, o mais importante é escrever o máximo que você conseguir.

 

NaNoWrimo: O site

No site do NaNo, usuários registrados podem cadastrar seus projetos de escrita e colocar sua contagem de palavras. À medida que você vai alimentando as informações do seu progresso, você tem acesso a diversas estatísticas: sua média de palavras diárias, quantas palavras você escreve por minuto, qual a previsão de conclusão do desafio, entre outras coisas.

O tracker de progresso da escrita é uma das informações providas pelo site do NaNo. A imagem mostra um gráfico de progresso de escrita no mês de novembro de 2023. Há uma linha pontilhada cinza, indicando o progresso esperado para cada dia, e uma linha azul, acima da linha cinza. A linha azul indica o real progresso que o escritor registrou no NaNo.

Você também consegue distintivos que ficam associados ao seu projeto (com coisas como “atualizar a contagem de palavras 2 vezes em um dia” e “atingir 25k palavras”), além de distintivos que você mesmo se dá (para coisas como “Bem-estar do escritor”, se você se cuida durante o NaNo, e “Escritor Choroso”, para quando você chorar por conta do que escreveu). 

Distintivos de progresso de escrita. O último, com o capacete viking, é concedido para os autores que vencem o desafio de novembro. A imagem mostra os diversos distintivos possíveis de serem obtidos de acordo com o progresso da escrita. Nela podem ser vistos badges sobre a sequência de atualizações (2, 3, 7, 14 e 21 dias) e distintivos sobre a quantidade de palavras escritas: 1667, 5K, 10K, 25K e 40K.

Você também pode adicionar outros participantes como seus amigos e acompanhar o progresso de escrita deles. Inclusive, a interação com outros “Wrimos” (ou seja, escritores do NaNo) é incentivada através de grupos online e reuniões para a escrita. Essas reuniões, chamadas de “Write-ins”, podem acontecer virtualmente, através de servidores do Discord, ou presencialmente, em várias partes do mundo.

Distintivos que os participantes podem se dar, de acordo com sua experiência no NaNo. A imagem mostra os distintivos que o participante do NaNo pode dar a si mesmo.

NaNoWriMo: A Organização

Além de ser o nome do evento, NaNoWriMo também é como é conhecida a organização sem fins lucrativos que promove o desafio no mês de novembro. Mais que isso, a NaNo traz outras atividades no decorrer do ano, como momentos para auxiliar na edição do livro escrito no NaNo e vários “pep talks”, ou conversas motivadoras.

Em abril e em julho acontecem versões mais enxutas do NaNo, chamadas de Camp NaNoWriMo. Nessas, cada participante define sua própria meta de palavras, ao contrário do evento em novembro, que é fixado em 50 mil.

Também existe o Young Writers Program (YWP – Programa de Escritores Jovens), voltado para turmas escolares de crianças e adolescentes. No YWP, os escritores podem decidir por metas menores que a meta do desafio principal.

 

Minha experiência com o NaNo

A primeira vez que eu ouvi falar sobre o NaNo deve ter sido em 2013. Eu cheguei a me inscrever, com a ideia de produzir um livro sobre super-heróis LGBTQIAPN+. No entanto, eu devo ter escrito cerca de 5000 palavras antes de desistir do projeto. Eu não estava em nenhum grupo de Wrimos e não tinha entendido direito a essência do NaNo.

Dez anos depois, decidi dar uma segunda chance para o desafio. Eu tinha uma ideia na cabeça e muita vontade de escrever, mas nenhuma pista de como fazer isso. Por isso, recorri àquele sábio oráculo que nos últimos tempos tem ajudado bastante gente, ainda que em meio a diversas polêmicas: o ChatGPT.

Dentre as ideias que ele pegou do próprio banco de dados e repassou para mim, uma fez toda a diferença: “Escreva sem julgamento: Lembre-se de que o NaNoWriMo é sobre quantidade, não qualidade. Não se preocupe com a perfeição em seu primeiro rascunho. Apenas escreva e revise posteriormente.”

Em tantos anos de vontade de escrever um livro, eu nunca havia chegado mais longe que um segundo capítulo em qualquer história que fosse. E o motivo disso? A constante releitura e edição daquilo que já havia escrito. Assim, enfrentar o NaNo sem me preocupar em arrumar a história, só querendo avançar minhas ideias, foi a chavinha que eu precisava virar.

Além disso, decidi dar uma chance para os grupos online de Wrimos brasileiros. Entrei no grupo do Telegram e no servidor do Discord. Enquanto o Telegram era mais parado, o Discord tinha conversa o tempo todo. Eu via os outros participantes compartilhando suas dificuldades e suas glórias. Algumas pessoas ofertavam dicas de como produzir mais, ou como se cuidar durante o evento. E havia aquele clima de “estamos juntos nessa”.

 

Minha estratégia para o NaNoWriMo

A partir das sugestões do ChatGPT e outras ideias compartilhadas no Discord, eu estabeleci a forma que trabalharia no mês de novembro:

  1. Escreveria sem ficar relendo o que já tinha escrito. (Essa era a regra principal)
  2. Eu não escreveria as cenas em ordem. Em vez de ir de capítulo em capítulo, eu escreveria a cena que eu tivesse vontade. Assim, se surgisse a ideia de uma cena para o meio do livro, eu escreveria aquela cena, sem me importar de prosseguir com o capítulo 3. Dessa forma, eu fui do fim para o começo e vice-versa várias vezes, além de escrever cenas que eu não sabia muito bem onde entrariam depois.
  3. Eu escreveria em pequenos intervalos, fazendo uma pausa e retornando. Escrevia por 15 minutos, parava para assistir um vídeo no youtube, retornava para mais 15. Em outras palavras, era a minha forma de fazer a técnica “pomodoro”
  4. Para cada 5 mil palavras escritas, eu tinha direito a um prêmio. No caso, eu ganhava o direito de presentear minha criança interior, comprando booster packs de Pokémon TCG.

Então, uma coisa incrível aconteceu: todos os dias eu conseguia escrever mais de 2500 palavras. Com pequenos intervalos espalhados durante o dia, eu fui capaz de fazer um progresso tremendo.

Vencendo o NaNoWriMo 2023

No dia 16 de novembro, eu fiz a atualização vencedora: ultrapassei a marca de 50 mil palavras. 

Ainda assim, meu livro está longe da conclusão. Tenho sete capítulos escritos além de muitas cenas fora de ordem. Eu sei como elas se conectam, mas ainda preciso estruturar a narrativa. Também tem a parte de edição, além de coisas que eu já sei que quero mudar.

Entretanto, o principal aconteceu: eu fui capaz de escrever mais de 50000 palavras em um mês. Na verdade, a contagem final foi 61450 palavras escritas em novembro (eu diminuí bastante o ritmo depois de bater a meta, apesar de continuar escrevendo um pouquinho todos os dias).

Eu consegui! Print do projeto “Fábrica Velha” no site do NaNoWrimo, indicando que ele foi um projeto vencedor.

Além disso, após bater a meta, criei mais um desafio para mim: escrever um poema por dia, até o final do mês. E quando o mês acabou, eu decidi renová-lo: 31 poemas em dezembro, um por dia. Por enquanto, estou conseguindo cumprir o objetivo.

 

O que eu aprendi

A principal lição que eu tive no NaNo é que a consistência é o que gera os melhores resultados. Eu escrevi muito mas em pequenas doses e, consequentemente, não terminei o mês me sentindo sobrecarregado. Pelo contrário: fiquei muito satisfeito com meu progresso e com a minha vitória.

Nem todo mundo consegue vencer o NaNo. A vida se coloca no caminho da escrita, e às vezes, nossos livros ficam em segundo (ou terceiro, ou quarto…) plano. Isso faz parte. Mas o mais importante é não deixar de escrever, e escrever o máximo que você puder, mesmo que seja uma palavra por dia.