Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #185: Sulameríndios

por em 17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2017 em Ciência, Destaque, Scicast | 41 comentários

Scicast #185: Sulameríndios

Sejam todos bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um passeio histórico! Essa semana vamos nos aventurar em nosso próprio continente, embora os “Nossos” sulameríndios tenham ficado para outro programa.

Essa semana vamos falar de incas e demais povos andinos! Sua cultura, sua historia, como surgiram e para onde foram!

Então suba na sua lhama e venha descobrir tudo sobre esses povos que gostavam de altitude, sacrifícios, ouro e, não estou dizendo que são aliens, mas são aliens*.

*Piada**

** Não custa avisar né?

Arte da Capa:

 


Publicidade:


Avisos Paroquiais:


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação: Roberto PenaMatheus Professor Barbado, Willian Spengler e CA.

 


Material Complementar:

SciCast #158: Ameríndios

SciCast #125: Movimentos Migratórios

Fronteiras no Tempo #11 – Incas e Lino Galindo

 

Sugestão de literatura:

  • BOND, Rosana. História do Caminho de Peabiru. Rio de Janeiro: Ed. Aimberê, 2009.
  • CARDOSO, Ciro F. América Pré-Colombiana. São Paulo: Brasiliense, 1996.
  • CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978.
  • CORTEZ, Patricia T. Breve História dos Incas. Rio de Janeiro: Versal, 2013.
  • FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e Astecas. São Paulo: Ática, 1995.
  • GEBRAN, Philomena. As Sociedades Andinas: uma historiografia particular da América Latina. Rio de Janeiro: E-Papers, 2004.
  • MOSELEY, Michael E. Os Incas e os seus antepassados. Thames & Hudson, 2001.
  • MURRA, John. As Sociedades Andinas Anteriores a 1532. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. Volume I: História da América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1998.
  • PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. São Paulo: Atual, 1994.
  • PORTUGAL, Ana Raquel (org.) Representações culturais da América Indígena. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em http://www.santoandre.sp.gov.br/PESQUISA/ebooks/369394.PDF

Sugestão de vídeos:

Sugestão de filmes:

Sugestão de links:

Sugestão de games:

Age of Empires II – Forgotten Empires. Trailer

  • João Oliveira

    Já estou baixando o episódio, sempre que lembro da 00:01 vou correndo ver o novo ep de scicast…
    Primeira vez que comento em um podcast haha. Parabéns por todo o trabalho e para toda a casa Deviante, eu só não escuto meia lua, mas as vezes vejo umas Live e deles. Parabéns por todos os participantes do conjunto Deviante, um beijo para todos.

    • Werther Krohling

      Cola na gente que é sucesso!!!!

  • Denis Bandeira
    • Fernando Malta

      Olha… meus parabéns…

      • Denis Bandeira

        kkk… Desculpa a piada ruim… Tava editando uma imagem quando o agregador baixou o episódio… ai não aguentei… kkk Um abração a todos! Estou ouvindo o episódio agora…

    • Marcelo Rigoli

      This Joke was Riggs approved.

    • Juliana Vilela França

      GE NI AL.

  • Anderson Cardoso

    Podcast sobre a história do chocolate já!

    • Juliana Vilela França

      QUERO! (mas sem nutricionistas, senão fico #xatiada XD)

  • Malcomtux

    Como assim não tem “El Condor Pasa” na trilha desse cast? Está errado! Podem fazer de novo! hahahaha :D Brincadeira, muito bom o cast. Saudades de Machu Picchu.

  • Guilherme Almeida

    Caraca, tem podcaster em Praia Grande! Acabei de assinar o feed do Fronteiras do Tempo por bairrismo, já que também sou dessa cidade tão menosprezada da baixada de SP. CA, tamo junto!

    Parabéns a todos pelo excelente™ episódio. Por favor, continuem a pauta sobre história da América Latina, no futuro.

    • Cesar Agenor

      Tamo Junto Guilherme! Tú é CB*! (*Sangue Bom – pra quem não é daqui, rs)

      Que bacana que assinou o Fronteiras. Aguardamos seus comentários no nosso site também e espero que mais ouvintes de nossa cidade e da região conheçam esse trabalho que dá tanto orgulho e prazer em fazer.

      Grande abraço!

  • programas de historia sempre os melhores ♥ (pelo menos pra mim :v )
    Passei o episódio inteiro escutando e pensando “mas e se… eita, dava um Contrafactual!”
    Então prfvr façam um episódio do Contrafactual teorizando o que teria acontecido se os Incas tivessem conseguido vencer a invasão europeia xD

    Duvida, a virgula sonora era algo daquele tokusatsu antigo que tinha os incas venusianos??

    E até agora muito surpreso com o negocio sobre as estradas, puts que coisa fenomenal, fico imaginando se eles não fizeram expedições por todo o continente e se não tiveram contato com os povos indígenas de onde hoje é o Brasil, se inclusive os povos indígenas brasileiros em algum momento não tiveram impérios e cidades mais “desenvolvidas” mas que também acabaram e ao contrário dos povos andinos nem sobrou vestígios…
    Chega a dar uma dorzinha de imaginar o quanto se perdeu dessas civilizações pra sempre, e como as coisas poderiam ser hoje se o contato dos europeus com esses povos tivesse sido mais civilizado.
    Enfim, outro programa maravilhoso, me deixou muito curioso e vou tentar me aprofundar mais no tema, já querendo fortemente o episódio sobre os povos indígenas brasileiros :D

    • Fernando Malta

      Sobre o Contrafactual: tá na agenda, já =)

      Sobre o tokusatsu: SIM! Que bom que pegaram a referência. É o clássico “National Kid”, um dos primeiros tokusatsu. :-D

      • Malcomtux

        Pior que julgando só pela virgula a mensagem deles faz bastante sentido, se não fosse aquele “ou para ou mato todo mundo” mal daria pra chama-los de vilões

    • Cesar Agenor

      Yã, fico feliz que o episódio tenha despertado em você essa onda de sensações: alegria, surpresa, tristeza e a curiosidade por querer mais. Tem uma coisa que não comentamos no episódio, mas um dos nossos tubérculos mais consumidos no Brasil, a mandioca (aipim, macaxeira, etc.), tem sua origem no atual território brasileiro, mas quando os europeus chegaram nas Américas a cultura do tubérculo já estava espelhada pelas Américas do sul, Central e pela Meso-América, mostra de que o intercâmbio cultural e econômico era vivo e ativo entre os ameríndios. A cultura destes povos é rica e extremamente instigante, temos muito o que aprender sobre eles ainda.

      Grande abraço
      C. A.

  • Eric Adan

    ALIENS.

  • Um vídeo do Globo Repórter sobre as 3 múmias de 500 anos de crianças incas sacrificadas que foram encontradas num vulcão. São as múmias mais preservadas já encontradas:
    Museu na Argentina expõe múmias de crianças incas de 500 anos
    http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/08/museu-na-argentina-expoe-mumias-de-criancas-incas-de-500-anos.html https://uploads.disquscdn.com/images/56a1422a105ad182197596911f22b24224400d35507caf6973c53405da33c2d1.jpg

  • Vamos agilizar esse contrafactual da América dominada pelos povos indígenas!

  • Bruno Fernandes

    FIco feliz que o Fencas lembrou de mim. Mais feliz ainda em ver que o cast do programa não idealizou os nativos americanos como faz grande parte da historiografia nacional, muito influenciada pelas idéias de Rousseau. Lembraram que os indígenas também faziam guerras, conquistavam povos mais fracos, viviam em cidades, todos os sinais da decadência moral que, de acordo com o filósofo iluminista, seria averso aos bons selvagens que habitavam a América.

    Por isso acho que cabe chamar atenção para uma frase até solta de um dos SciCasters que disse que em termos de Sustentabilidade os índios brasileiros estavam muito à frente da sociedade moderna. Entendi que foi só um exemplo para contrapor a ideia de que algumas sociedades são mais atrasadas somente porque são diferentes da nossa. Mas ressoa com a visão idílica de que os índios seriam como hippies vivendo na floresta, em harmonia com a natureza, o que é falso, e a aplicar às suas práticas o conceito de Sustentabilidade é anacrônico.

    É evidente que os conceitos modernos de Sustentabilidade eram inexistentes naquela época. Mas mais do que isso, os indígenas brasileiros promoviam queimadas para abrir espaço para o plantio, caçavam animais raros para usar suas penas e peles… o único motivo porque essas atividades não causavam um impacto significativo no ecossistema é porque a sua população numerava em torno de 4 a 5 milhões à época da chegada de Cabral. Se essa ainda fosse a população do Brasil hoje, mesmo com carros a gasolina e consumindo garrafas plásticas o nosso impacto sobre o meio ambiente provavelmente seria insignificante.

    Estou ansioso para saber se os historiadores do SciCast vêem da mesma forma.

  • Filipe Siegrist

    Ótimo episódio.

    Sobre o final, acho que infelizmente mesmo que o império inca se desenvolvesse tecnologicamente eles seriam aniquilados pelos ocidentais por conta de um fator: Varíola. Mas esse é o império que acho mais interessante afinal:
    -É um dos que menos conhecemos, então tem uma aura de misticismo e mistério que nos intriga.
    -É um império daqui da América do Sul, possivelmente Incas já passaram aqui pela minha região (SC), então pensar que existiu um império cujos integrantes no passado passaram pela minha região é algo que me fascina.

  • Gustavo Calastro

    Uhu! Estava ansioso por esse episódio!

  • Rodrigo Bodas

    Bom programa!
    Valeu!
    adoro os inícios dos episódios,

  • SEMPRE SUCESSO QUANDO CAST CONSTA PERU E ALIENS NA MESMA PAUTA…PARABÉNS…

  • Rodrigo Ribeiro Cruz Santos

    Ae muito bom! =)

  • Malcomtux

    Na saída na estação Fradique Coutinho da linha amarela do metro de sp está tendo uma exposição de alguns painéis com informações e fotos da cultura Mochica, acho que alguém no Metro escuta o Scicast hehehe. Até ouvi de novo.
    Sobre Machu Piccho, apesar fama de cidade das nuvens por causa das montanhas e tal ela está “só” a 2430 metros acima do nível do mar contra 3400 de Cusco O.o, ou seja, quando os “incas” saiam de Cusco e pra Machu Piccho estavam descendo em vez de subir. Geografia é um barato, né? Hahaha.

  • Seguindo a dica da Jujuba: procurando um amor nos comentários

    • Juliana Vilela França

      Uhuuuu boa! Olha aí, oportunidade!!!! <3 Vai que né?

  • Darley Santos

    Quando se trata de povos antigos da nosso continente, chega a dar aquela excitação de querer escutar o cast hihih. Esse assunto em minha cabeça sempre remonta à uma hipotética era onde os continentes eram um só e os povos moravam numa “ilha” só, depois é que se separaram… Ok, imaginação pueril…

  • Michael Douglas

    Só pasei pra deixar um salve pra geral. Salveee

  • Júlio César Rossi

    “O tempo passa, o tempo voa, e os sulameríndios continuam numa boa. São os sulameríndios… dus, dus, dus!!!”

    • Fernando Malta

      HAHAHAHAHA
      Só melhora!

  • Schmidtera

    Primeira coisa que farei quando chegar em casa hoje, comprar Civilization…

  • Olá Scicasters, a algum tempo que eu não comento (quarto semestre de Biologia não está sendo fácil), mas venho aqui rapidamente dizer que, esse episódio foi “Maravilhoso” (Fencas’s voice) e que espero um Scicast sobre as mitologias desses povos. Sei que não é um campo lógico, porém faz parte da construção das sociedades a religiosidade.
    Obrigado!

  • Como sempre, excelente conteúdo, obrigado pelo cast pessoal.

    Pra quem quer conhecer um cast novo bacana: http://geekslab.com.br/

  • Celso Rosa

    Fencas tava comendo no início do podcast???

    • Fernando Malta

      Cara, é muito raro eu comer em podcast e geralmente deixo mutado quando o faço. Mas não vou dizer ‘não’ porque vai que… :-P

  • Daniela Danaila

    Parabéns aos amigos historiadores pela riqueza bibliográfica deste ep…Mestres Will Spengler e Prof.Barbado :)