Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #170: Japão Medieval 2

por em 16 16America/Sao_Paulo dezembro 16America/Sao_Paulo 2016 em Ciência, Destaque, Scicast | 36 comentários

Scicast #170: Japão Medieval 2

Sejam todos bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast Histórico! Essa semana continuaremos na história do Japão e vamos falar da parte realmente bacana! O Game Of Thrones Japonês, além de comentar sobre os reais Samurais, os reais Ninjas e os reais MONSTROS GIGANTES QUE DESTROEM CIDADES.

PS: História é ciência, só aceita.

Arte da Capa:

scicastcapa170


Publicidade:

  • Você que gosta de ciência e tecnologia o SciCast está com uma nova parceria, a Alura!
  • Na Alura você aprende programação, design, marketing digital, front-end e desenvolvimento mobile. São mais de 270 cursos para você estudar no plano anual.
  • Mas não é só isso!!! Ouvinte do Scicast tem 10% de desconto, no endereço https://www.alura.com.br/promocao/scicast
    Além de muito código e design, a Alura tem ciência também! São cursos como estruturas de dados, algoritmos, estatísticas e introdução ao machine learning.
  • Não perca tempo e se inscreva HOJE! E aproveita para amar a Alura nas redes sociais: @AluraOnline e fb/AluraCursosOnline

 

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:

Campus Party 2017:

Bancada do Portal Deviante na Campus: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/republica-deviante-by-scicast/

Todas as palestras do Portal Deviante:

OBS:  Marque para participar de todas! Mesmo que você não saiba se vai ao evento, assim a palestra possuirá mais chance de ser aprovada e você estará ajudando o Miçangas e o Portal Deviante!


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Willian Spengler, Jujuba Vilela e Matheus Professor BarbadoArte da Vitrine:


Material Complementar:

Sugestões de literatura:

FRÉDÉRIC, Louis. O Japão: dicionário e civilização. São Paulo: Globo, 2008.

INOUE, Takehiko. Vagabond. São Paulo: Panini Comics, 2015. [mangá]

KOIKE, Kazuo. Lobo Solitário. São Paulo: Panini Comics, 2004. [mangá]

MUSASHI, Miyamoto. Gorin no Sho – O Livro dos Cinco Elementos. São Paulo: Ed. de Cultura, 2011.

OKUBARO, Jorge J.; WAKISAKA, Katsunori; MORI, Koichi; INAGAKI, Barbara. De sol a sol: o Japão que nasce no Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.

SAKURAI, Célia. Os Japoneses. São Paulo: Contexto, 2010. Coleção Povos e Civilizações.

SAMURA, Hiroaki.  Blade – A Lâmina do Imortal. São Paulo: JBC, 2015. [mangá]

VASCONCELOS, Ana. Guia dos Samurais. São Paulo: On Line, 2015.

YAMASHIRO, José. História dos Samurais. São Paulo: Aliança Cultural Brasil-Japão, 1987.

YAMASHIRO, José. Pequena História do Japão. São Paulo: Herder, 1964.

YOSHIDA, Ernesto. Japão – Bravos Samurais. Revista Grandes Guerras, v 22, abril de 2008.

YOSHIKAWA, Eji. Musashi. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

CLAVELL, James. Xógum – A Gloriosa Saga do Japão. Ed. Nórdica, 1981

Sugestões de vídeos:

Sugestões de links:

Sugestões de games:

  • Matheus Pereira Furlan

    n ta no formato mpeg 4?
    foi muito estranho pra baixar, ele redirecionou pra outro site.

    • Fernando Malta

      O arquivo original tá e m4a; deixamos a opção pra baixar em mp3 com esse conversor maroto. :-)

    • Fernando Pereira

      Para baixar no formato mpeg 4 tem que clicar em “Download Zip” aqui, e lá em “Convert file”.

  • Pedro Miguez

    Já estou com o ingresso comprado e espero ver vocês na Campus Party, mas cade os links das palestas?

    • Fernando Malta

      Desculpa, Pedro! Demorou, mas tá ali já! =D

    • Werther Krohling

      Melior ouvinte!

  • Alex Sandro Carvalho

    não estou conseguindo baixar…

    • Fernando Malta

      Qual o problema, jovem? Lá no conversor pra MP3 não tá funcionando?

    • Fernando Pereira

      Quando você clicar em baixar arquivo e for redirecionado para outro site, clique em “Convert file” que o download inicia. Aconselho baixar o Zip, pois é mais rápido por ter apenas 26MB, enquanto o MP3 tem 80MB.

  • Kelvin Costa

    Ué, cade o link da Campus?

    • Kelvin Costa

      Achei, podexá

  • Marcelo Rigoli

    Guaxa, que decepção, fiquei esperando o tracadilho noveleiro do Tufão salvando o Japão.
    Queridos ouvintes, por favor, montagens e ilustrações. Grato.

    Hahhahaha
    https://uploads.disquscdn.com/images/ffee8296b998bff587881d7d9384374e2ecd4b603108c83727dfeb9f56e1e4c9.jpg

  • Erik Yuzo

    Adoro esse episódios de história, de acordo com minha mãe somos descendentes de Katsuie Shibata um dos generais do Nobunaga Oda.

  • Marcelo Rigoli

    Reparem como a voz do @fernando_malta:disqus vai morfando de Fencas à MC Catra até o final do cast

  • João Farias

    https://i.ytimg.com/vi/NQVAlM4ePAo/maxresdefault.jpg Eu peguei essa referência a One Piece aí!

  • Fiquei perdido… clico em baixar mp3 e o link me leva pra um site estranho… o que devo fazer??

  • Antes de ouvir: Queria parabenizar a entrada do Guaxa. Eu jurava que ele ia acabar com “Eu sou a universal” mas ele fugiu do óbvio. Parabéns Guaxa, estamos orgulhosos :)

  • Caiado

    Olá pessoas! Olha o Caiado aqui!
    Espero que estejam bem! Tenho replicado este e outros casts nas minhas redes sociais, vocês poderiam citar no republica para incentivar os demais!
    Sobre este cast juro que fiquei perdido um pouco!
    Sobre a Campus Party uma semana de Deviantes!!!! Show de bola! Gostei das ideias e oficinas, com certeza vai fazer muito sucesso!
    Um grande abraço!

  • Gustavo Menegon

    Como sempre, mais um Scicast fenomenal! Agora será que poderia me dizer, pelo amor da Deusa, qual a música de transição que começa no minuto 46:30? Obrigado ^^

  • Renato Rodrigues Dutra

    No Japão chega a ser normal a pergunta de qual dos 3 é seu daimyo preferido, Ieyasu, Hideyoshi ou Nobunaga. São figuras muito fortes na cultura e história japonesa.

    Outra coisa:preciso deixar aqui minha recomendação de jogo, a grandiosa série Samurai Warriors, do melhor estilo musou. É uma derivação de Dynasty Warriors, um jogo baseado no livro Romance dos Três Reinos. Com o sucesso da franquia, após lançar o Dynasty Warriors 3, a Koei tentou uma versão mais nacional do jogo. Algo que pudesse ser tão romantizado quanto, baseado em um período histórico real com tantas figuras proeminentes. Porque não adaptar seu próprio warring states (período dos estados combatentes), o Sengoku Jidai? Assim nasceu Samurai Warriors. O jogador pode escolher entre muitos guerreiros e figuras famosas, cada um com sua história peculiar e suas fases únicas. Cada fase do jogo é uma batalha famosa, sendo possível que dois heróis possuam a mesma fase, mas com objetivos diferentes, o que nos permite ver a guerra por todos os lados. Como é um jogo baseado na história real, mesmo que com os exageros e romantismos que constroem um jogo atraente, não faz sentido que tenha continuações. Então, os números subsequentes nos trazem maiores detalhes da história, com mais fases e mais personagens disponíveis, assim como ramificações de fases. Sim, o jogo entra nos “what ifs”, dependendo das missões que o jogador completa ou falha em fases determinadas. Eles tentam seguir a história, mas ainda fazem modificações para que as sequências continuem interessantes. Mesmo assim, vale a pena experimentar. O último título lançado foi Samurai Warriors 4, em 2014, pra PS3, PS4 e Vita.

    Ficou grande, eu sei. É que eu gosto muito de musou…

    • Ronan

      Came for this. kkkkkkk Recomendo muito esse excelente jogo. O próprio anime Sengoku Basara, que teve um jogo sobre o anime posteriormente, foi inspirado pelo jogo Samurai Warriors. O que mais se encaixa com a parte contada neste episódio (e para mim ainda é o melhor) é o Samurai Warriors 2 Xtreme Legends (Uma versão estendida do Samurai Warriors 2) para PS2.

  • Sempre ouço vocês, mas não comento porque não possuo propriedade na maioria dos assuntos abordados, uma vez que, se não estou equivocado, o principal escopo do Scicast é a divulgação científica.

    Pois bem, gostaria de parabenizá-los por mais um excelente episódio. A cultura japonesa é um dos assuntos que me despertam certo interesse, apesar de que não sou leitor contumaz (típico brasileiro médio babaca).

    Só mais algumas coisinhas:

    “Toyotomi” é um nome adotado por Hideyoshi após o início da sua campanha de expansão. Ele não tinha sobrenome. Também era conhecido como Hashiba Hideyoshi, principalmente antes do processo de unificação.

    O parasita do Ieyasu só triunfou em Sekigahara por traições e mudanças repentinas de lado em troca de promessas (INTERESSES), somado ao fato de que, como quase todo gênio, Ishida Mitsunari – líder do Exército do Oeste – não era carismático e alguns questionavam sua aptidão para batalha (ele era conselheiro de Hideyoshi). O engraçado é que foi o próprio Mitsunari que enfrentou e matou Akechi Mitsuhide (o assassino de Oda Nobunaga) na batalha de Yamazaki (1582). Mesmo com guerreiros formidáveis ao seu lado, como Li Naomasa e o foderoso lendário overpower Honda Tadakatsu, Ieyasu precisou recorrer à ferramentas covardes (ato típico da escória Tokugawa) para conseguir a vitória.

    “Se o individual trabalhar para todos, e todos para o individual, o país irá prosperar.”

    – Ishida Mitsunari

    • Nanaka

      A história desses grandes personagens é sempre muito difícil de acompanhar, por que eles vivem mudando de nome e de casa, realmente! E ainda para ajudar tem vários com o mesmo nome haha

  • Paulo Roberto Galliac

    Jogando com os personagens dos filmes do Akira Kurosawa e outros personagens de filmes do “Japão feudal” no mod Gekokujo. http://www.moddb.com/mods/gekokujo/images/gekokujo-30-screenshots5#imagebox

    Shogun Nobunaga Oda clã Oda, Shinrokuro Shimada (Ronin), Lady Kaede Ichimonji (Ran) , Kyûzo (Mestre Espadachim dos 7 Samurais), Takashi (Ninja), General Sakuma Kichiro (Age of Empires) do clã Tokugawa seu pai adotivo Tokugawa Leyasu e o tirano Naritsugu Matsudaira (13 Assassinos).

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g3_5.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g3_6.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g2_14.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g2_15.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g2_16.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g2_18.jpg

    http://media.moddb.com/images/mods/1/23/22644/g2_7.jpg

  • João Marcos Silva

    Tomara que façam casts do japão até a atualidade kkkkk, adorei

    • Fernando Malta

      Na medida do possível, ao longo do desenvolvimento da história… ;-)

  • Victor Carlos Siqueira

    Excelente episódio, pessoal!!! Vocês teriam algum romance histórico estilo Bernard Corwell ou Conn Ingulden que se passe no período do japão antigo ou medieval para recomendar?

    • Willian Spengler

      Salve! Aqui no próprio post, no campo “Sugestões de literatura”, indiquei 2 obras que, de certa forma, seguem esse estilo: “Musashi” (ed. Estação Liberdade), de Eiji Yoshikawa, e “Xogum” (ed Arqueiro), de James Clavell (vale lembrar que “Xogun” é literatura inglesa, escrito por um escritor inglês).

      Além delas, “Heike Monogatari” e “Gikeiki” são obras excelentes, mas sem versão brasileira.

      “Ponte de Outono” (ed. Bertrand Brasil), de Takashi Matsuoka, também é bem legal.

      Saudações!

      • Victor Carlos Siqueira

        Show!!! Obrigadão, Will!

  • Obryan Oliveira

    Pra quem jogou todos os jogos da franquia “ONIMUSHA” fica muito fácil entender o cast.

  • Izaias teodoro

    Podcast excelente, conheci o site recentemente, e vocês são otimos. Uma mangá super bacana é o Hanzo no Mon, que conta a história do Hattori Hanzo.

  • Rodrigo Fonseca

    Que abertura MARAVILHOSA!
    Parabéns.

  • Nel Adame

    Excelente episódio, no aguardo do episódio sobre os mongóis !!!

  • Anny Otaku

    Oi, acho que nunca comentei aqui. Sempre escuto seus cast de história (sou estudante de ultimo ano de História), principalmente as asiáticas (meu campo de estudo) e sempre indico seu podcast para o pessoal “normal” que fica curioso sobre esse campo da história (geralmente negligenciado no ocidente) e tem preguiça de ler os 500 livros e artigos sobre a asia….seus cast são curtos, dinâmicos e cheios de conteúdo, então é ótimo para servir de “aulão” sobre a história da asia.
    Agora sobre os conteúdos, gostei muito, o material de base de vocês realmente é indicado para historiadores, e gostei de saber que tem um estudante de história na equipe do cast <3 (não desmerecendo os outros da equipe, mas a História tem uma forma diferente de trabalhar, mas realmente, não deixa de ser uma Ciência).
    Sobre um pedido, gostaria de saber se além do cast dos mongóis que pretendem fazer, vão fazer da Coreia também?
    Obrigado pelos cast maravilhosos e vou tentar comentar mais (agora estou seguindo vocês no face então não perderei as novidades)
    Bjs

    • Fernando Malta

      Oi, Anny! Na verdade, atualmente toda a equipe que participa dos podcasts de história (com exceção minha e do Guaxa) são bacharéis ou mestres em história. ;-)
      Obrigado pelos elogios!
      Mongol está na agenda, sim. Coreia ainda não sabemos. É mais provável que falemos deles em algum episódio futuro sobre China e/ou Japão…
      Abraços!

%d blogueiros gostam disto: