Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #126: Marie Curie

por em sex 11America/Sao_Paulo mar 11America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 44 comentários

Scicast #126: Marie Curie

A ciência foi feita por muitos grandes cientistas, homens e mulheres. Mas, dentre todos os grandes cientistas da nossa história, há uma mulher que deveria ser lembrada sempre.

Uma mulher que ganhou 2 Prêmios Nobel em 2 áreas diferentes da ciência. Uma mulher que se destacou em um mundo masculino, que não se conformou com os costumes sociais da sua época. Uma mulher cheia de paixão pelas maravilhas do mundo natural, com um gênio obsessivo, cuja vida foi assolada por tragédias e escândalos. 

Essa é a história da vida de um dos maiores nomes que a ciência já conheceu. Esta é a história de Marie Curie, a mulher que revolucionou o mundo.
Print

iTunes126

Publicidade:

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Produção: Silmar Geremia e Tarik Fernandes. Equipe: Fernando MaltaMarcelo Guaxinim, Fernanda Schuster, Dani Madrid,  Augusto Rodrigues. Convidada Especial: Alice RéusArte da Vitrine: Jânio Garcia.

 

Comentados no Episódio:

 

Bibliografia:

Madame Curie (Mervyn LeRoy, 1943): Baseado no livro de Eve Curie sobre sua mãe, “Madame Curie” é uma bela e intrigante biografia da famosa cientista polonesa que veio a descobrir o ‘rádio’.

Marie Curie – Além do Mito (Michel Vuillermet, França 2011): Desde seu nascimento na Varsóvia até seu ingresso no Panthéon, a obra e o percurso de Marie Curie remontam ao mito. Homenageada no mundo inteiro e representante um modelo de excelência, sua história e sua vida permanecem no entanto desconhecidas na França.

O Livro da Ciência: As Grandes Ideias de Todos os Tempos  Sétimo volume da coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos apresenta descobertas, invenções e teorias que mudaram nossa forma de entender o mundo. “A ciência é uma busca continua pela verdade – uma luta perpétua para descobrir como o universo funciona […]”.

Os Conselhos de Einstein – Em carta recém-descoberta o físico dá dicas à colega sobre como lidar com as fofocas sobre sua vida pessoal.

 

  • samyr87

    aew saiu, belíssimo tema, parabéns time scicast.

  • Jack Sullivan

    Que final! Fiquei até…

  • Marcus Ferreira

    Que cast, que mulher. Marie Curie faz parte da minha liga da justiça da ciência, junto Einstein e Tesla, admito que sabia muito pouco sobre a sua vida. Parabéns esse Scicast foi perfeito.

  • DIOGO

    amo de paixão,essa mulher e minha inspiração .

    • Diogo Superior

      eu tinha uma hamster com esse nome por conta da história dela.

  • Willian Spengler

    Ainda não ouvi o cast, mas aproveitando a deixa, o livro “Sobre o ‘Caso Marie Curie’: A Radioatividade e a Subversão do Gênero”, do antropólogo brasileiro Gabriel Pugliese, é muito, muito legal. Recomendo!

  • John L. F. Silver

    Quase chorei com o final ç_ç

  • Juliana Vilela França

    Com certeza ainda falaremos muito e muito de Prometheus, e ele não vai ficar longe, aposto que pipoca por aí vez ou outra =D

    • Wallace Dos Santos Damião

      Eu ja havia notado o afastamento dele faz algum tempo, achei que estava envolvido em outro projeto e que depois voltaria. fiquei surpreso, mas vamos seguir em frente. E não sei se outras pessoas já comentaram isso, mas parece que ele saiu brigado da forma como foi feito… com um ar de mistério, mas tudo bem

      • Juliana Vilela França

        Relax man, não tem nenhuma conspiração, o Silmar é o pai e a cabeça do Scicast, ele jamais se afastaria por esses motivos, e não se afastou de vez, estará sempre por perto ;) Estamos com um novo projeto bacana e que vai tomar muito do nosso tempo, por isso a passagem de bastão, isso já era uma coisa prevista ^^

      • Fernando Malta

        Na verdade foi tudo um golpe meu para assumir o host do SciCast.
        Primeiro passo para a conquista mundial. >=D

        • I KNOW IT!

          eu nunca devia ter caído no seu papinho -.-

          • Fernando Malta

            Já era.
            Passo 1: check.
            Próximo passo: roubar miçangas alheias.
            >=D

          • Juliana Vilela França

            Opa opa opa, aí não! Só se for da tribo do Rei do WiFi. Não mexa com minhas Jablonex.

          • Werther Krohling

            Eu convoco a tribo para lutar!

          • toda a tribo devidamente trajada com Crocs que piscam…SUCESSO!

          • João Paulo

            Usou contraceptivo? Zuera, não pude deixar passar…

        • Wallace Dos Santos Damião

          Toda piada tem um fundo de verdade. Eu (ainda) sou apenas (um) ouvinte da agora ao que me parece ser uma empresa de mídia e conteúdo web. Ele é (ou era) junto com o Guacha e a Maria (eu acho) as vozes mais marcantes do cast, mas os tempos mudam. A gente vai se habituando. As coisas mudam, e normal, mas o tom da despedida foi muito depressivo.

        • Naelton Araujo

          – O que vamos fazer hoje Cerebro?
          – Aquilo que a gente faz todo dia Pink, tentar dominar o mundo…

        • Diogo Superior

          Esses golpistas!

  • Carlos

    Sério que o Silmar está deixando esses belos papos? Nossa, cheguei a ficar com o coração apertado. É uma pena e ao mesmo tempo não é, não? Que fique enorme, que influencie. E, Silmar, não nos abandone de todo. Volte de vez em quando e nos dê o ar de sua graça, heheh.

    Quanto ao programa, sensacional, como sempre. E Marie Curie, sua linda, muito, muito obrigado.

  • Sandro Sidney

    Cast maravilhoso, e relembrar da Marie Curie, fantástico. A primeira vez que ouvi falar da Marie Curie estava no ginásio (metade dos anos 80). Ao perguntar aos colegas e professoras, todos me olhavam como um ET. A partir deste momento, não comentei e perguntei a ninguém. Cada cast que escuto de vocês, fico vibrando, é muito bom. Quanto a Marie Curie, impossível não se emocionar, as lacrimas escorrem lentamente. Silmar e equipe, a historia do nascimento do scicast, tem tudo haver com a Marie Curie. É possível perceber (ao menos pra mim) a semelhança entre vocês e a historia de vida da Marie. Cada um tem o seu lado cientista, o seu “Q”, não importa onde esteja. Parabéns e muito obrigado por compartilhar o conhecimento conosco. Ano que vem, encontro com vocês na campus party em Brasilia, assim espero.
    “A ciência sempre será divertida, quando quem a transmite, exala esta diversão.”

  • Diego Camilo

    esse cast foi sensacional!
    silmar esse final foi de dar nó na garganta! vc cresceu vai filho voa!

  • Juliana Vilela França

    Caracas, chorei agora… muito boa e emocionante a história da Marie (e de tantas Marias…), pensar que passamos por tantas coisas todos os dias, trabalhamos tanto pra melhorar o mundo, mesmo que pareça maluquice.

    Aqui mesmo na Prótons, de vez em quando bate aquele desânimo de tanta porta na cara, mas aí sempre vem um comentário, um email, um “obrigado” singelo, que dá o dobro do pique e força pra seguir adiante… obrigada de coração a todos vocês, que nos ajudam e incentivam a ir mais longe, e a fazer cada dia mais este projeto que é feito por tantas pessoas, e com tanto amor e dedicação, a voar cada dia mais alto. <3

  • Sandro Sidney

    Este cast foi show. Que maravilha saber um pouco mais da Marie Curie. Isso me remete a infância. Meados da década de 80, perguntei aos colegas e professores quem era essa tal de Marie Curie. A unica resposta que obtive, foi o que você está falando ?. ou não faço ideia menino. Estes me olhavam como se eu fosse um ET. Para piorar era muito gago (hoje sou so um pouquinho kkk).
    Silmar e equipe, a historia do SCICAST, tem um paralelo com a historia de Marie Curie. Ao menos pra mim.
    Vocês estão de parabéns, e muito obrigado por tudo.
    Quero encontrar com vocês na próxima Campus Party.
    Abraços

  • FN2199

    amei o tema !!!!!!

  • Obrigado, Silmar.

  • Lucas Vinicius

    Ah que delicia de cast

  • Naelton Araujo

    muito legal este episódio… :-)

  • Inoue

    Tem duas coisa que não podem mudar:
    A fala do Silmar com a Maria no inicio do cast e o final com o Nick,fazem parte da identidade do Scicast.
    Vida longa e próspera.

  • Ioda Insone

    Não, não, não, nãããããoooooo!
    Silmar não pode deixar o SciCast!!!
    .
    Fique, Silmar!

  • Ioda Insone

    Belíssimo episódio, apesar da triste notícia da saída do Silmar.

  • Sobre familia que não lê, vai criar filhos que não lêem, há controvérsias! Gostar de ler (ou de ciências – que uns chamam de “nerdisse”), depende da parte da sala de aula que você frequentava ;)

    …e do interesse despertado pelos seus Professores!

  • Naelton Araujo

    Amei o episódio … fiquei imaginando aquele laboratório cheio de pedra radioativas…panelões… marretas etc… brrrr…

  • Paulo Drummond Filho

    Incrível esse programa fiquei com vontade de aplaudir de pé ao termino.

  • Vinicius Freitas

    Poxa que triste que o Silmar não é mais o host. Ele sem duvidas nenhuma vai fazer falta. Acho que todos concordam quando digo que os ep do scicast sem ele é diferente parece que esta faltando algo. Mais na minha opinião este podcast sem é o mais útil do Brasil, é o que tem mais relevância para todos os ouvintes e como ele disse, se tornou algo grande que já pode andar com suas próprias pernas. Obrigado Silmar…
    ;( meus olhos estão suando.

  • H. Rosa

    Acabei de ouvir o podcast… atrasado como sempre… fiquei surpreso ao ouvir os participantes dizerem que não foram apresentados a Madame Curie no colégio… pelo visto, minha educação infantil foi diferente, acho que tive sorte.

    Se me pedissem para eu citar nomes de químicos famosos minha lista começa com de Lavoisier, Marie Curie e Pierre Curie. E como sou engenheiro, acho que não conseguiria citar outros nomes.

    Na faculdade, eu mal tive aulas de química para poder justificar a ausência de citações a Madame.

    No mais foi um excelente cast cheio de surpresas e pude aprender muito sobre essa grande cientista, uma das maiores se não a maior de toda a humanidade.

  • mstrey

    Puxa vida….
    A mensagem final realmente foi emocionante. de apertar o coração. Para aqueles que acompanham desde o primeiro episódio ainda com a participação mais ativa do Nick (porque a ciência precisa ser divertida) e viram toda a evolução de qualidade técnica e de conteúdo só podemos dar os parabéns ao Silmar.

    De coração esperamos que não nos abandone. Confesso que nos primeiros episódios achava bem estranho aquela voz aguda e meio metalizada com sotaque de colono falando de assuntos tão complexos. Mas eu me apeguei a ela. Não suma de vez Silmar! Apareça sempre que possível.

  • Bruno Serrão

    Emocionante o final deste podcast. Me desculpe desde já mas não liguei voz ao nome da pessoa mas desde já agradeço pela excelente participação, é gratificante receber conhecimento desta forma.

  • Clarissa

    Amei o Cast, não consigo nem mesmo explicar a forma com que a história de Marie me inspirou, uma mulher persistente, sonhadora e principalmente batalhadora, um verdadeiro exemplo a comunidade.

  • Denilton

    Quando ouvi há pouco mais de um mês, creio que nunca fiquei tão emocionado em meus poucos 18 anos…

  • George Alfradique

    Galera! Este cast entrou para o meu TOP5, não só pelo simbolismo do divisor de águas que ele, creio eu, passou a ser para vocês. Também pela escolha da Marie Curie, como a representante da ciência a ser homenageada.
    Precisamos sempre homenagear as mulheres, elas serão sempre melhor que nós, pobres homens.

  • Nyell Quantos

    #voltasilmar

  • Ana Eliza B. Freitas

    INS PI RA DOR este episodio!!!

    Que mulher! Que exemplo! Foi de uma qualidade o conteúdo, o áudio, que não se ouve, se delicia este episodio!

    Parabéns!

%d blogueiros gostam disto: