Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #126: Marie Curie

por em 11/03/2016 em Destaque, Scicast | 44 comentários

Scicast #126: Marie Curie

A ciência foi feita por muitos grandes cientistas, homens e mulheres. Mas, dentre todos os grandes cientistas da nossa história, há uma mulher que deveria ser lembrada sempre.

Uma mulher que ganhou 2 Prêmios Nobel em 2 áreas diferentes da ciência. Uma mulher que se destacou em um mundo masculino, que não se conformou com os costumes sociais da sua época. Uma mulher cheia de paixão pelas maravilhas do mundo natural, com um gênio obsessivo, cuja vida foi assolada por tragédias e escândalos. 

Essa é a história da vida de um dos maiores nomes que a ciência já conheceu. Esta é a história de Marie Curie, a mulher que revolucionou o mundo.
Print

iTunes126

Publicidade:

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Produção: Silmar Geremia e Tarik Fernandes. Equipe: Fernando MaltaMarcelo Guaxinim, Fernanda Schuster, Dani Madrid,  Augusto Rodrigues. Convidada Especial: Alice RéusArte da Vitrine: Jânio Garcia.

 

Comentados no Episódio:

 

Bibliografia:

Madame Curie (Mervyn LeRoy, 1943): Baseado no livro de Eve Curie sobre sua mãe, “Madame Curie” é uma bela e intrigante biografia da famosa cientista polonesa que veio a descobrir o ‘rádio’.

Marie Curie – Além do Mito (Michel Vuillermet, França 2011): Desde seu nascimento na Varsóvia até seu ingresso no Panthéon, a obra e o percurso de Marie Curie remontam ao mito. Homenageada no mundo inteiro e representante um modelo de excelência, sua história e sua vida permanecem no entanto desconhecidas na França.

O Livro da Ciência: As Grandes Ideias de Todos os Tempos  Sétimo volume da coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos apresenta descobertas, invenções e teorias que mudaram nossa forma de entender o mundo. “A ciência é uma busca continua pela verdade – uma luta perpétua para descobrir como o universo funciona […]”.

Os Conselhos de Einstein – Em carta recém-descoberta o físico dá dicas à colega sobre como lidar com as fofocas sobre sua vida pessoal.