Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #03: AIDS Parte 1

por em qui 14America/Sao_Paulo nov 14America/Sao_Paulo 2013 em Destaque, Scicast | 13 comentários

Scicast #03: AIDS Parte 1

No episódio desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast), aliados a Atila Iamarino (@oatila e Canal Nerdologia) e Renata Picoli, discutem sobre este que é o vírus mais X-Men já enfrentado pelo homem, só que não é no bom sentido! E ainda, ao contrário do que te disseram, usar duas camisinhas não vai te deixar mais protegido.

Comentado neste episódio:

  • O histórico do vírus HIV
  1. Histórico da AIDS (Revista Boa Saúde)
  2. Como surgiu (Mundo Estranho – Super)
  3. Moments to Remember (artigo da CNN, em inglês)
  4. Dados sobre AIDS no Brasil
  • Em busca da cura
  1. Descoberta mutação que dificulta reprodução do vírus
  2. Administração do coquetel a recém-nascido (CNN, inglês)
  3. Vacina contra a AIDS passa por primeira fase de testes em humanos (com sucesso)
  4. USP desenvolve vacina que pode curar a AIDS
  5. Vacina brasileira será testada em macacos (4Q/2013) USP
  • Quebra de Patentes
  1. Ministro José Serra foi precurssor na luta pela quebra de patentes
  2. Presidente Lula assinou decreto que autorizou quebra da patente do Efavirenz
  3. Presidente Dilma assinou decreto prorrogando a licença compulsória do Efavirenz

 

Cinema:

 

Literatura:

  • Rock In Positivo (Cazu Barroz), 1998) adolescente que se contaminou aos 17 anos, decide viver com AIDS e todos os preconceitos e dificuldades associados.
  • Depois Daquela Viagem (Valéria Polizzi, 1997): autora conta como contraiu o vírus HIV de seu primeiro namorado, com quem havia perdido a virgindade, aos 16 anos, e como lidou com a doença durante a primeira década em que conviveu com a Aids.
  • Origins of AIDS (Jacques Pepin, 2011, inglês): o infectologista traça o histórico da doença desde o seu surgimento na África, até a disseminação mundial, nesta que é uma das maiores e mais devastadoras pandêmias de todos os tempos.
  • A Próxima Peste (Laurie Garret, 1995): estranhamente atual, este livro é o resultado de uma pesquisa extensa da cientista Laurie Garrett, que traçou em campo um mapa das novas doenças que podem ameaçar a vida humana, além de abordar o ressurgimento de antigas moléstias, como o cólera e a dengue.
  • Armas, Germes e Aço (Jared Diamond, 2001): professor de Geografia na UCLA, o autor aborda as origens dos impérios, da religião, da escrita, das colheitas e das armas. Fornece as bases das diferentes evoluções das sociedades humanas nos continentes, derrubando teorias racistas.

 

Games:

 

Saiba mais:

  • Columbia University Handbook on HIV and AIDS (Laura Pinsky e Paul H. Douglas, 2009): escrito por pesquisadores da Universidade de Columbia (NY, USA), é um guia de referência completo contendo as características do vírus HIV, formas de transmissão e de tratamento.
  • Meire

    Átila e meninos, excelente trabalho!

    Há muitos grupos de pessoas que praticam barebacking (relação sexual propositalmente sem proteção) e às vezes o ‘barebacking vitaminado’ (relação sexual sem proteção com pessoa sabidamente infectada com HIV) só pela emoção de ficar na dúvida se houve ou não infecção ou por acharem que fatalmente serão contaminados um dia então melhor seria se contaminar logo. Eles ficam muito excitados sexualmente enquanto aguardam o resultado do exame. A simples existência do coquetel (que produz muitos efeitos colaterais, inclusive aumenta o risco de necrose da cabeça do fêmur, situação dramática) estimulou mais ainda a prática do barebacking vitaminado, imaginem o que pode ocorrer quando uma vacina estiver perto de sair do forno. Ainda há pessoas que acreditam que o tratamento é beleza, super simples, sem riscos, tal.

    Com relação ao preconceito ele é tão forte hoje quanto era quando Filadélfia foi lançado, acho que na prática não mudou absolutamente nada. Atendo pacientes com diagnóstico recente e que mesmo hoje são abandonados por amigos e família, perseguidos no ambiente de trabalho. O nosso ordenamento jurídico tenta tutelar a pessoa com HIV, e a ela é garantido, por exemplo, a total desobrigação de declarar-se soropositiva até ao médico da empresa em que pretende trabalhar e é vetado ao médico investigar tal situação ou exigir exames relacionados ao vírus. Abraço!

    • Excelente depoimento, Meire! Obrigado de verdade pelo seu comentário.

  • silas

    Silas

  • silas
  • Onemaster

    Caramba, achei o podcast de vocês sensacional. Ouvi o de robótica e este episódio, achei-os incrivelmente instrutivos.

    Este episódio sobre a AIDS me tocou um pouco, pois tive um parente que foi contaminado com HIV, e que faleceu quando eu ainda era criança, mais lembro a barra que foi para a minha família na época.

    • Silmar

      Muito obrigado por participar, torço para que continues com a gente, tem sido uma viagem maravilhosa e o ano está apenas começando.

  • Keera Moon

    Muito bom!! Vou ouvir a segunda parte.

  • FabricioVaz

    Que a Força da Ciência esteja com vocês!

    Ótimo debate informativo sobre o ~maior mistério~ da medicina moderna (depois da ignorância humana, claro).

    Muitas das informações apresentadas eu já conhecia, mas o bom do Scicast é que por ele se aprofundar mais no assunto, o mesmo é explorado a ponto de cobrir se não todo o conhecimento comum sobre o tema, a maior parte com certeza.

    A edição está bem legal também. E como comento do futuuuuuuro sinto falta do Nick Ellis no final e da Detenção (que no episódio que saiu sexta agora – de eletricidade – passou para o bar da escola, hehehe!).

    Amplexos imuno-protegido pra todos!

  • Guilherme Brito

    Tem um filme feito para a TV chamado “E a vida continua” (And the band played on), que conta a história da descoberta do HIV na África, mostrando todas as dificuldades de para identificar o agente da infecção. O filme também fala sobre o começo da infecção no ocidente, quando infectou inicialmente a população homossexual. E mais para o final mostra a polêmica entre os dois grupos de pesquisa que queriam levar crédito sobre a descoberta. Filmaço!

  • Juliana Ferreira

    Tão bom que coloquei na bibliografia do meu seminário!

  • Thiago Vinícius

    Não estou conseguindo baixar o áudio :/

%d blogueiros gostam disto: