Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #73: Água

por em sex 20America/Sao_Paulo mar 20America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 9 comentários

Scicast #73: Água

SciCast_MP3Cover

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. O líquido mais importante para nós está acabando e necessita de cuidados. Nós somos os responsáveis pelo uso, tratamento e distribuição. Em certas regiões do mundo, a água vem sendo consumida em ritmo mais rápido do que pode ser renovada.

Metade dos rios do mundo estão poluídos por esgotos e dejetos industriais. Em alguns casos, o dano é irreversível e aquela fonte de água jamais poderá voltar a ser utilizada. Quase a metade das bacias hidrográficas estão a beira do colapso devido a perda da cobertura vegetal.

Nesse SciCast, entenda quais as dificuldades do tratamento da água para o reuso, porque as florestas são tão importantes, onde fica o aquífero Guarani e porque São Paulo está sem água

Produção e Coordenação Geral: Silmar GeremiaCoordenação deste episódio: Estrela Steinkirch. Equipe de Pauta:  Estrela SteinkirchCaroline Freire e Werther KrohlingRevisores: Marcelo GuaxinimAugusto Granjeia e Gustavo SimioniApresentação: Silmar GeremiaEngenharia de Som: Silmar GeremiaEdição, Sonorização e Mixagem: Silmar GeremiaConvidada Especial: Fernanda SchusterFoto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Aperte o pause:

Redes Sociais:

Leve o SciCast mais longe:

  • Avalie o SciCast no iTunes;
  • Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui;

Comentado no Episódio:

Links:

Vídeos:

 

Filmes e Documentários: 

Tank Girl (1995): filme baseado na série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, criada por Jamie Hewlett e Alan Martin. O filme acontece no ano de 2033, após um cometa atingir o planeta, alterando sua atmosfera e tornando tudo deserto. A água é escassa e uma organização comercial chamada Water & Power domina todo o estoque de água potável do planeta. Rebecca (Lori Petty), é membro de um pequeno grupo de foras da lei que mantêm uma fonte de água no porão de uma casa. Ao descobrir sobre a fonte, a Water & Power ataca o lugar, matando quase todos e sequestrando Rebecca e uma jovem chamada Sam.

Wall-e (2008): Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Waterworld (1995): Em meados do terceiro milênio, em razão do derretimento das calotas polares, a Terra se tornou um lugar sem terra sólida e a população vive em barcos ou em ilhas artificiais. Neste contexto, um ser anfíbio (Kevin Costner) vive comercializando tudo que é possível, inclusive terra pura e, após ser preso injustamente, é libertado por uma comerciante (Jeanne Tripplehorn) que exige que ele a leve embora e junto com eles uma garota (Tina Majorino), que tem nas costas o mapa para se chegar a Terraseca, o único local com terra firme. Mas o chefe (Dennis Hopper) de uma gangue resolve persegui-los, pois também deseja encontrar este local.

[DVD] Galinha Pintadinha 1 – A música “Fui no tororó”

[DVD] Galinha Pintadinha 3 – A música “Dona Aranha”, “Lava a Mão”

[Documentário]: Dessalinização (Discovery Channel)

  • Carlos Nani

    Engraçado esse ser o tema de hoje do Scicast, porquê nessa manhã eu estava ouvindo uma nota do Governo na rádio (no caso era bandnwes) o qual dizia que NÃO existe crise hídrica no Rio de Janeiro e que o Estado não está sofrendo com problemas de abastecimento. É muita, mas muita fé mesmo no Cacique cobra coral, só pode ser :( !!!

  • Edmilson_Junior

    Água é meu maior vício.

  • Pablo Neves

    Sinto falta do velho “se a ciência não for divertida, não é ciência…”

  • Lucas Bahamut

    Falando em Piracicaba, lá estou eu nos picos do Apalache, ouvindo SciCast na beira de uma lagoa com cachoeira, quando minha música conterrânea toca no episódio:

    ♬ ♩ ♫ ♪ O RIIIIIIIIIIIIO DE PIRRRRRACICABA,
    VAI JOOOOOOOGAAAAR ÁGUA PRA FORA! ♬ ♩ ♫ ♪

    Tive um acesso de risos, cai na lagoa e quase que o celular foi junto!
    Culpa de quem? Da Estrela… claro!

  • Só comentando o que falaram, no caso de São Paulo não houve a sabotagem eleitoral, já que o mesmo governo prevalesse a mais de vinte anos.

  • Em relação aos vídeos, poderia ter sido colocado o vídeo #59 do Nerdologia.

    E em relação aos filmes, tanto filme para citar e vcs citam essa bomba desse Waterworld?

  • bruno hott

    esse episódio está com problema! :( o arquivo acaba depois de 1min :(

%d blogueiros gostam disto: