Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #72: Origem da Vida

por em 13/03/2015 em Destaque, Scicast | 33 comentários

Scicast #72: Origem da Vida

SciCast_MP3Cover

Entendemos por biosfera toda a parte da terra que contém vida. Essa palavra simples tem um significado muito complexo. Até recentemente acreditava-se que toda a vida no planeta Terra dependia direta ou indiretamente da luz solar.

Entretanto, a partir da década de 70 foram descobertos ecossistemas complexos e completamente independentes da luz solar a milhares de metros de profundidade nas dorsais oceânicas. A quimiosíntese permitiu um novo olhar sobre os diferentes tipos de vida nestes locais inóspitos.

Essa descoberta nos permitiu imaginar ainda mais como a vida na terra teria surgido. Biogênese, panspermia, entre tantas outras teorias e hipóteses dividem a atenção dos pesquisadores para tentar solucionar um dos maiores mistérios da ciência atual, como surgiu a vida na terra?

Produção e Coordenação Geral: Silmar GeremiaCoordenação deste episódio:  Estrela Steinkirch. Equipe de Pauta:  Estrela Steinkirch e Werther KrohlingApresentação: Silmar GeremiaEngenharia de Som: Silmar GeremiaEdição, Sonorização e Mixagem: Silmar GeremiaConvidados Especiais: Átila Iamarino e PirullaFoto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Aperte o pause:

Redes Sociais:

Leve o SciCast mais longe:

  • Avalie o SciCast no iTunes;
  • Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui;

 

Filmes e Vídeos:

  • Prometheus (2012): O filme mais adorado pelo SciCast explica que a vida na Terra foi originada pela influência dos  Engenheiros que através de um ritual de sacrifício, disseminaram (ou criaram) a vida. Essa raça de alienígenas possuía um complexo material biológico que conseguia interagir com alguma espécie e produzir uma terceira nova espécie. [Blu-ray]  [DVD]
  • COSMOS – Episódio 2 – Uma Voz na Sinfonia Cósmica: Como começou a vida na Terra? Há outros seres vivos em outros mundos? Carl Sagan explora a origem, evolução e diversidade da vida na terra. Com uma espantosa animação computadorizada, entramos no coração de uma célula viva para lhe examinarmos a molécula da vida: o DNA. Para compreender como a evolução ocorre, o Dr. Sagan acompanha a história do caranguejo japonês Heike, cuja forma tem gradualmente mudado conforme se foi selecionando quais os caranguejos que deveriam viver e quais os que deveriam morrer. Vamos assistir a experiências laboratoriais que nos darão idéia dos primeiros passos que conduziram à origem da vida. Seqüências animadas espetaculares acompanham a evolução humana a partir de organismos unicelulares que existiam nos oceanos. E, finalmente, conheceremos as diferentes formas de vida que poderiam habitar uma atmosfera como a do planeta Júpiter, os “caçadores”, “flutuadores” e “mergulhadores”.
  • As Origens da Vida (History Channel): Bilhões de anos antes que o homem caminhasse sobre a Terra, inclusive antes mesmo que os dinossauros existissem, havia muita vida em nosso planeta. Organismos unicelulares fizeram de nossos oceanos um caldo de cultura para a vida. Como se iniciou este processo? De onde vem a vida? Seria um processo químico, espiritual ou uma combinação de ambos.