Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #55: Império Persa

por em sex 14America/Sao_Paulo nov 14America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 8 comentários

Scicast #55: Império Persa


“A nação persa contém diversas tribos, como listado aqui. […]: os pasárgadas, maráfios e máspios, de qual dependem todas as outras tribos. Destes, os mais importantes são os pasárgadas; eles contêm o clã dos aquemênidas, do qual vieram todos os reis persas. Outras tribos são os pantialeus, derúsios, germânios, todos estes fixos à terra, e o restante – os daios, mardos, drópicos e os sagárcios, são nômades.”

Heródoto, Histórias, 1.101, 125

O Império Persa foi um dos maiores e mais poderosos impérios da antiguidade. No SciCast de hoje, junte-se ao Rei do Império Aquemênida e formem seus exércitos contra os gregos. Não faça promessas ao seu pai (principalmente se não puder cumprir), entenda a origem da maratona, aprenda a escolher o nome do seu filho e descubra como a vida é uma caixinha de surpresas #sqn.

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Matheus Silveira e Marcelo MatosRevisor: Bryan Moreno. Apresentação: Jorge Costa e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Jorge Costa e Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Estrela Steinkirch. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidado Especial: Daniel Araujo.

Diretoria:

 

Comentado no Episódio:

  • Blog “Livius.org Articles on ancient history”: blog, em inglês, dedicado ao estudo da Antiguidade. Eles tem um texto especialmente sobre a Dinastia Aquemênida com uma fonte de pesquisa verídica.
  • Mapa do Território controlado pelo Império Medo.
  • Mapa do Império Persa mostrando as conquistas de Ciro até sua morte em 530 a.C.
  • Geacron – Mapa do Geacron mostrando a extensão máxima do Império Aquemênida (em 511 AEC).
  • Geacron – Linha do tempo mostrando a linhagem dos reis persas e comparando com o que ocorria em outras partes do mundo, como por exemplo, enquanto Ciro conquistava o Oriente próximo, a Grécia ainda estava em seu período Arcaico.
  • Mapa das campanhas de Dário I e Xerxes I contra a Grécia durante as Guerras Greco-Persas, mostrando onde as principais batalhas ocorreram.
  • [Podcast] Bacanudo – Caçadores da lista perdida nº21: Grandes Impérios: Nossos SciCasters, Matheus e Marcelo, participaram desse podcast com Nícolas Queirós e o Pena.

 

Livros:

  • A Batalha de Salamina –  O combate naval que salvou a Grécia e a Civilização Ocidental, por Barry Strauss: Esse livro do professor norte-americano de História e Antiguidade Clássica, Barry Strauss, destaca a campanha do rei Xerxes I contra a Grécia continental, seguindo os passos de seu pai, Dário I. Barry destaca mais a batalha naval de Salamina, ocorrida depois que Xerxes atacou Atenas, e como essa batalha fez com que o exército persa recusasse, já que não tinham mais apoio da frota para garantir que suprimentos chegassem mais rápidos ao exército.
  •  Coleção Grandes Guerras, Vol. 16, Março de 2007: Guerra de Colossos Gregos x Persas, o primeiro choque entre o ocidente e o oriente, há 2500 anos, a aliança grega derrota o poderoso império persa e muda a História.
  • Coleção Grandes Guerras, Vol. 3, Janeiro de 2005: Guerras da Antiguidade: Mais uma revista da Coleção Grandes Guerras da Abril Editora, dessa vez ganhando destaque o texto sobre as batalhas de Dário III contra Alexandre, O Grande.

 

Vídeos:

 

Games:

  • Rome Total War: Alexander DLC: a Franquia Total War sempre foi citada aqui nos SciCasts de História. Agora, há uma Expansão do jogo original Rome Total War, a DLC “Alexander”. Essa expansão adiciona a campanha de Alexandre, O Grande, desde a sua luta para unificar as cidades-estado na Grécia até os confins da Índia.
  • Age of Empires 1: Se você é fã de jogos de estratégia em tempo real, com certeza Age of Empire foi seu primeiro contato com o gênero. No jogo temos uma campanha em especial, a Campanha Grega, que vai desde as lutas entre Atenas e Esparta até as guerras entre Alexandre e Dario III pela Pérsia.
  • Civilization V: Também não podemos deixar de citar a franquia Civilization, esse clássico dos jogos de estratégia baseados em turnos. No jogo você pode jogar com a Civilização Persa, cuja liderança é representada pelo rei Dário I, pai de Xerxes I. Os bônus dos persas no jogo são o de dobrar os efeitos de uma “era de ouro” em campo. A unidade militar especial dos persas são os “Imortais”, que substituem os “lanceiros antigos” do jogo.

 

Comentado na Leitura de E-Mails:

 

  • Natanael

    Episódio sensacional como sempre!!! Sou um estudante de engenharia
    apaixonado por história rsrs, mas alguns links não estão funcionando!!

    • EstrelaStein

      Arrumado =)

  • Rodrigo Carvalho

    Excelente episodio como sempre :D

    Agora eu não aguentei de rir quando escutei a historia do barco epiphany HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • Lucas Balaminut

      Eu chorei de rir com eles tentando pronuncias epiphany, pronúncias em Inglês sempre me ferram também! hahahah

  • Fantástico o episódio pessoal! Parabéns pela excelente qualidade! Deveria ter começado a escutar antes o podcast de vocês.
    Não tenho nada a adicionar, pois pouco conheço sobre o assunto.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Jackson Pires

    Acabei de ver isso..

    >> http://www.boredpanda.com/ancient-greek-mosaic-excavation-zeugma/

    Lembrei desse episódio! ;)

    []’s

  • jholxd

    Mais um episódio sensacional, obrigado pessoal, gosto muito de história antiga não vejo a hora de lançarem os próximos! OBS: Estrela só agora vi sua foto você é tão bonita quanto sua voz ;)
    abraços!

  • Lucasbp

    Acho que é o primeiro podcast que escuto que toca Uriah Heep!!

    A história do Epiphany foi demais mesmo :)

%d blogueiros gostam disto: