Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu
Miçangas

MeiaLuaCast #123: Metroid

por em 12 12America/Sao_Paulo janeiro 12America/Sao_Paulo 2017 | 8 comentários

MeiaLuaCast #123: Metroid

Em 1986 a Nintendo criou um novo jogo que em pouco tempo se tornaria um marco para os videogames, criando um novo estilo de gameplay que exigia do jogador alguns entendimentos diferentes do mundo de jogo, este game se chama METROID.

Estabelecida como franquia de sucesso e acumulando milhões de fãs em todo o mundo METROID trouxe uma das primeiras personagens femininas dos games: Samus Aran, uma caçadora de recompensas, filiada à Federação Galática.

Samus deveria encontrar e eliminar as ameaças criadas pelos inimigos da federação, os Piratas Espaciais, que liderados por Ridley buscavam capturar e transformar em armas os seres conhecidos como Metroid, que acumulavam grande quantidade de energia.

Anderson Souza (@Anderson_bndn), Guilherme Vertamatti (@GVertamatti), Matheus dos Santos (@matheus_2santos) e Renato Sevegnani (@setsunaryu) conversam sobre os diversos aspectos do enredo e da jogabilidade inovadora da série METROID.

Leia mais...

MeiaLuaCast #122: Destaques dos Games de 2016

por em 5 05America/Sao_Paulo janeiro 05America/Sao_Paulo 2017 | 5 comentários

MeiaLuaCast #122: Destaques dos Games de 2016

Todos os anos a indústria dos jogos precisa provar que é capaz de superar os títulos do ano anterior e 2016 não foi diferente, mas será que os destaques deste último ano foram capazes de superar os títulos de 2015?

Quais foram os grandes games de 2016?
Quais foram as decepções?
O que esperar de 2017?

Essas e outras perguntas são debatidas por Matheus dos Santos (@matheus_2santos), Vanessa “BANessa” Reis (@vanrbbueno) e Rodolfo Cunha (@RodolfoMRCunha) neste primeiro programa de 2017.

Leia mais...

MeiaLuaCast #121: Overwatch

por em 29 29America/Sao_Paulo dezembro 29America/Sao_Paulo 2016 | 5 comentários

MeiaLuaCast #121: Overwatch

Em 2014 a Blizzard anunciou sua mais nova IP: Overwatch, seu primeiro jogo em primeira pessoa, de tiro, que viria para estabelecer um novo estilo em seu portfólio.

Pensado inicialmente para ser um novo MMO, com codinome Titan, que devido a diversas mudanças de planejamento e aproveitando observações de mercado foi alterado para um jogo pensado em eSports e pensando em explorar um novo público.

Overwatch estabelece uma disputa entre times pelo domínio de locações e proteção de comboios, misturando ação e estratégia que atinge e diverte tanto jogadores casuais quanto hardcore.

Caio Nobre (@nobre_caio), Matheus dos Santos (@matheus_2santos) e Rodrigo Guerra (@guerra) conversam sobre o fenômeno dos jogos digitais que conquistou milhões de fãs em pouco tempo e estabeleceu mais um grande título para o mundo dos eSports.

Leia mais...

MeiaLuaCast #120: RareWare

por em 22 22America/Sao_Paulo dezembro 22America/Sao_Paulo 2016 | 3 comentários

MeiaLuaCast #120: RareWare

Em 1982 os irmãos Tim e Chris Stamper fundaram uma empresa com um nome um tanto peculiar: Ultimate Play the Game, que três anos mais tarde daria vida a uma segunda empresa, que entraria para a história dos videogames como uma das grandes produtoras dos anos 1990: a RareWare, ou de forma mais curta, Rare.

A Rare foi responsável por diversos títulos de grande sucesso de crítica e público, muito por conta do entusiasmo de seus fundadores em apostar nas novas tecnologias e arriscar na abordagem à Nintendo, que compraria 49% de suas ações e transformaria a Rare em um braço da tradicional empresa japonesa.

Esta parceria permitiu a Rare utilizar franquias e personagens da Nintendo e criar alguns de seus melhores jogos, como a trilogia Donkey Kong Country e ter condições de estabelecer novas franquias como Killer Instinct e Banjo-Kazooie.

Caio Nobre (@nobre_caio), Vanessa dos Reis (@vanrbbueno), Matheus dos Santos (@matheus_2santos) e Rodolfo Cunha (@RodolfoMRCunha) conversam sobre a trajetória da Rare, desde sua fundação até os dias de hoje, passando por suas diversas fases e sua aquisição pela Microsoft.

Leia mais...

MeiaLuaCast #119: Remaster, Reboot, Remake

por em 15 15America/Sao_Paulo dezembro 15America/Sao_Paulo 2016 | 1 comentário

MeiaLuaCast #119: Remaster, Reboot, Remake

Nesta oitava geração, as fabricantes tem sido alvo frequente de reclamações sobre o excesso de jogos que sofrem Remaster, mas isso não é novidade na indústria dos jogos e se considerarmos o cinema, isso é bastante comum há muito tempo.

Os remasters permitem aos jogadores viver ou reviver uma experiência que foi estabelecida em outra geração, normalmente sem alterações muito agressivas à essa experiência e por isso costumam receber críticas por parecerem desnecessários.

Em outro lado há também os Reboot e Remake, formas diferentes de se revisitar uma franquia ou título único, afinal, eles alteram história, mecânica, visual e o que mais for desejado pelos desenvolvedores para atualizar ao contexto atual.

Caio Nobre (@nobre_caio), Vanessa dos Reis (@vanrbbueno), Anderson (@Anderson_bndn) e Japa (@FernandoHatsuo) se reúnem para discutir os conceitos desses termos e suas aplicações boas e ruins ao mundo dos games.

Leia mais...

MeiaLuaCast #118: The Last of Us

por em 8 08America/Sao_Paulo dezembro 08America/Sao_Paulo 2016 | 4 comentários

MeiaLuaCast #118: The Last of Us

A Naughty Dog desenvolveu algumas franquias de sucesso para o PlayStation e em 2013 lançou um dos mais marcantes títulos da indústria dos videogames: The Last of Us.

Este jogo conta a jornada de Joel e Ellie pela sobrevivência através de um Estados Unidos da América devastado após a contaminação geral da população por fungos, que transformam humanos em zumbis.

Matheus dos Santos (@matheus_2santos), Caio Nobre (@nobre_caio), Paulo Gregio (@phrigapov) e Monique Alves (@residentevildb) conversam à fundo sobre este grande jogo criado por
Bruce Straley e Neil Druckmann.

Leia mais...