Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu
Miçangas

MeiaLuaCast #219: Full Motion Video e Visual Novel

por em 08/11/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #219: Full Motion Video e Visual Novel

Para contar estórias, os desenvolvedores optam por diversos formatos de jogos, alguns deixam no contexto dos cenários as chaves para se compreender o mundo criado, mas há a opção de utilizar grandes quantidades de textos e conversas e até mesmo inserir filmes com atores reais no processo.

Expandindo a idéia dos jogos em texto dos primórdios dos video games, a inserção de imagens estáticas e as vezes levemente animadas trouxeram os livros ilustrados para a mídia digital.

E ao trazer os seriados de TV para dentro dos videogames surgiram títulos que misturavam filmagens com gráficos renderizados, o estilo conhecido como FMV.

Conversamos sobre como esses estilos são e como eles se misturam para trazer ao jogador algumas experiências peculiares.

Leia mais...

MeiaLuaCast #218: A Evolução dos Jogos de Luta

por em 02/11/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #218: A Evolução dos Jogos de Luta

Nos anos 1990 os jogos de luta eram os grandes responsáveis por fazer milhares de jovens gastarem tempo e fichas nos arcades.

Com o passar do tempo esses jogos sofreram na disputa de outros estilos, perdendo muito de seu espaço e prestígio.

Diversas franquias foram esquecidas, muitas arriscaram grandes mudanças, algumas se mantiveram relevantes.

Conversamos sobre as evoluções que os jogos de luta sofreram para se adaptar aos novos tempos, agradar seus fãs mantendo características importantes que garantiam sua identidade e evoluiram para melhorar a competitividade e acessibilidade.

Leia mais...

MeiaLuaCast #217: Jogos Indie da BGS 2018

por em 25/10/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #217: Jogos Indie da BGS 2018

Em grandes eventos de jogos os holofotes estão todos voltados aos grandes estúdios que produzem e distribuem títulos que custam milhões de dolares e arrebanham legiões de jogadores.

Há também aqueles que estão começando suas jornadas no desenvolvimento de games e tentam se destacar em meio à enxurrada de títulos lançados diariamente.

Aproveitamos o espaço que a Brasil Game Show proporciona para os desenvolvedores independentes e conversamos com alguns deles para conhecer melhor sobre seus jogos e suas histórias.

Trazemos neste programa uma coletânea de entrevistas feitas durante a BGS 2018 com alguns desenvolvedores de jogos indie.

Leia mais...

MeiaLuaCast #216: Brasil Game Show 2018

por em 18/10/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #216: Brasil Game Show 2018

O maior evento de games da América Latina teve sua décima primeira edição finalizada no último dia 14 de outubro e o Meia-Lua cobriu todos os cinco dias de evento da Brasil Game Show 2018.

Como a quinta edição consecutiva que cobrimos esta foi com certeza um grande marco para nós tanto quanto foi para o próprio evento.

Foram dias repletos de atrações nos diversos estandes, com convidados especialíssimos e a já famosa e deliciosa área indie.

Neste programa falamos não apenas das coisas boas, mas de alguns percalços e de como as próximas edições podem melhor e se tornar ainda mais interessantes para o público.

Leia mais...

MeiaLuaCast #215: Pesquisa Acadêmica e Quadrinhos

por em 11/10/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #215: Pesquisa Acadêmica e Quadrinhos

As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para entretenimento e isso não impede que as estórias contadas não reflitam o momento histórico que retratam e aquele no qual foram produzidas.

Ao ler sobre cavaleiros ou super-heróis somos apresentados a diversas referências do passado e do presente.

Situações de nosso cotidiano social, econômico, cultural e político se misturam à representações de tempos passados e à visão artística de seus criadores.

Neste programa conversamos sobre como utilizar os quadrinhos como base para pesquisar a história de nossas civilizações e sociedades.

Leia mais...

MeiaLuaCast #214: Monster Hunter

por em 04/10/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #214: Monster Hunter

Em diversos jogos de RPG temos a presença de criaturas grandiosas que impedem nosso trajeto e que devemos enfrentar para alcançar os demais objetivos.

As batalhas contra esses monstros costumam ser árduas e aprender os movimentos e ataques deles é crucial para alcançar a vitória.

Para os jogadores que ansiavam por essas grandes batalhas e não queriam as batalhas contra inimigos inferiores, a CAPCOM trouxe em 2004 uma nova franquia: Monster Hunter.

Conversamos sobre a criação dessa série de jogos, suas características e evoluções até a chegada de seu maior título até hoje: Monster Hunter World.

Leia mais...