No 11º vídeo do canal O Que É Música?, estreamos ainda mais uma série, intitulada “Para Que Serve?”. Nela, dissecaremos diversos instrumentos musicais diferentes, buscando entender desde o seu funcionamento físico e construção até a sua história e principais aplicações musicais. E para inaugurar esse novo quadro, nada melhor do que falar sobre um dos instrumentos mais populares na música de todo o planeta: o violão!

Nessa série, contaremos sempre com a presença de algum músico que seja especialista no instrumento abordado. E para falar sobre o violão, nesse primeiro nós teremos a ajuda do guitarrista e violonista Felipe Graciano. Como o vídeo ficou muito extenso, optamos por dividi-lo em duas partes, e nessa primeira, entramos a fundo nos aspectos físicos por trás do instrumento

Começamos falando sobre as partes essenciais na construção dele. Entenderemos quais são os elementos que o definem do ponto de vista físico. Falaremos sobre as cordas, o braço e a caixa de ressonância do violão, e a importância de cada uma dessas partes tem para o seu funcionamento.

Dando sequência, nos aprofundaremos propriamente nas características sonoras do instrumento. Como o violão gera som? Que tipo de som é esse? Quais são as suas características essenciais em termos de timbres, frequências, ou comportamento energético?

Essas perguntas são fundamentais, pois fazem o meio de campo entre as características físicas do violão e as suas diversas aplicações musicais. Tê-las em mente é importantíssimo para conseguir entender o porquê de o violão ter se tornado um instrumento tão popular, e uma das espinhas dorsais da música atual!

Com essas questões em mente, na parte dois nós falaremos propriamente sobre a história e as aplicações musicais do instrumento! Aguce os ouvidos, e sejam bem vindos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!