No final do último vídeo falei que os pesquisadores disseram que por enquanto a única maneira de sabermos se alguma das hipóteses que tentam explicar o Paradoxo de Fermi é continuarmos procurando pela segunda Terra, a Terra 2.0.

Pois bem, seguindo essa dica, ou não, na verdade, provavelmente não, um grupo de pesquisadores resolver mergulhar nos mais de 4000 exoplanetas já descobertos pela missão Kepler e ver quais deles são os mais parecidos com a Terra.

O resultado do trabalho deles foi que 216 exoplanetas descobertos pelo Kepler localizam-se dentro da chamada zona habitável da estrela, e desses 20 são os melhores candidatos para serem possivelmente exoplanetas rochosos e habitáveis como a Terra.

Como conclusões secundárias, a pesquisa mostrou que a distribuição dos exoplanetas dentro da zona habitável é a mesma que fora dela, uma evidência, segundo os pesquisadores, de que o universo está repleto de exoplanetas e luas onde a vida poderia existir.

Os pesquisadores primeiro tentaram definir bem a zona habitável, o que já é uma tarefa complicada, e fizeram uma interpretação conservativa e uma interpretação mais otimista da zona habitável, e depois separaram os exoplanetas pelo tamanho: planetas menores, planetas rochosos e planetas gigantes gasosos.

Os gigantes gasosos foram incluídos na pesquisa, pois podem abrigar satélites onde a vida pode se desenvolver, como acontece no Sistema Solar, com as luas congeladas de Saturno e Júpiter.

Os 20 exoplanetas na categoria mais restritiva – superfície rochosa e numa zona habitável conservadora, são os mais parecidos com a Terra.

Estudar o catálogo do Kepler de forma detalhada, não foi fácil, foram mais de 3 anos de trabalho e envolveu os pesquisadores mais proeminentes atualmente na área de exoplanetas, pesquisadores que carregam no currículo descoberta de centenas exoplanetas e com dezenas de artigos publicados.

Além da maioria dos pesquisadores envolvidos estarem trabalhando diretamente no desenvolvimentos do TESS e do James Webb.

E falando neles, são eles que poderão num futuro não muito distante, quem sabe, estudar em detalhes essa restrita lista de 20 exoplanetas e quem sabe assim descobrir a tão sonhada Terra 2.0.

Fontes:

Artigo:

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!