Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

por em 17/03/2020 em Destaque, Fronteiras no Tempo, Notícias, Podcasts | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

A Cavalaria Medieval

O que foi a Cavalaria Medieval? Alvo de muitas interpretações midiáticas contemporâneas, esta classe de guerreiros está no imaginário social ocidental desde há muitos séculos, na literatura e na história, despertando curiosidade. Ser um cavaleiro implicava seguir um conjunto de normas e cultivar um conjunto de valores, algo digno daquilo a que poderíamos chamar de um herói, aquele que protege os fracos e desamparados em nome de uma causa sempre tida como justa. Para que vocês possam entender os significados destes personagens ontem e hoje, neste mês em que #oPodcastÉdelas, o Fronteiras no Tempo traz como convidada a professora Doutora Cláudia Bovo (UFTM), especialista em contos de cavalaria medievais.

Neste episódio:

Descubra o que foi a cavalaria medieval e conheça os debates que os historiadores travaram a respeito desta classe guerreira. Entenda suas origens e composição social, como se tornaram guerreiros e nobres bem antes do período medieval. Conheça a relação da cavalaria com as cruzadas e com a Igreja. Entenda o papel social e político que desempenharam naqueles séculos e como isso ajudou a deixá-los em altas posições sociais. Reflita conosco sobre como os cavaleiros se transformaram em personagens importantes dos mais populares contos e romances medievais, com protagonismo mesmo séculos depois. Por fim, ouça nosso debate e se surpreenda com a força da imagem que o cavaleiro carrega ainda hoje e o quanto é importante conhecermos esta história para nos deixarmos enganar por quem quer usar essa figura para fins políticos torpes.

 

 

Acesse o site da campanha: http://opodcastedelas.com.br/campanha/
#OPodcastÉDelas2020

Arte da Capa


Publicidade

Seja nossa Madrinha ou Padrinho.

www.padrim.com.br/fronteirasnotempo


CONHEÇA MELHOR NOSSA CONVIDADA

Claudia Bovo

Professora Cláudia Bovo no site Academia.edu


Redes Sociais TwitterFacebookYoutubeSPOTIFY, Instagram

Contato [email protected]


Expediente Produção Geral e HostsC. A BerabaRecordar é ViverWillian SpenglerVitrine:  Augusto Carvalho, EdiçãoAdriano João


Mencionado no Episódio

Fronteiras no Tempo #17 – História Medieval

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)

O incrivel exercito de brancaleone

Coração de Cavaleiro (LEG)


Material Complementar

Livros e Artigos

AMARAL, Flávia; BOVO, Cláudia Regina; Silva, Carolina Gual. Do verso à prosa: potencial histórico dos romances de Cavalaria. Revista História e Cultura, v. 02, n.03 (especial) Franca-SP, 2013, p. 414-441. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1115

BARTHÉLEMY, Dominique. A cavalaria: da Germânia antiga à França do século XII. Campinas (SP): Editora Unicamp, 2010.

BOVO, Cláudia Regina. Filiação, vassalagem e matrimônio no Tristan de Béroul (Século XII). Dissertação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em História da Unesp-Franca. Franca: 2004. Disponível em: . Contexto, 2019.

DUBY, Georges. A Sociedade cavaleiresca. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982.

DUBY, Georges. Guerreiros e camponeses. Lisboa: Estampa, 1980.

DUBY, Georges. Guilherme Marechal ou o melhor cavaleiro do mundo. RJ: Graal editora, 1988.

DUBY, Georges. O Domingo de Bouvines. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FLORI, Jean. Guerra Santa. A Formação da ideia de Cruzada no Ocidente cristão. 1a. Edição Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

RILEY-SMITH, Jonathan. As Cruzadas – uma história. São Paulo: Ed. Ecclesiae, 2019.

SALLES, Bruno Tadeu. Constituir a amizade, romper os vínculos, estabelecer compromisso: a dinâmica dos equilíbrios senhoriais sob a perspectiva das comendadorias templárias de Vaour, Richerenches e Bayle (Séculos XII e XIII). Tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação e Historia da UFMG. Belo Horizonte, 2013. Disponível em:

SILVA, Paulo Duarte; NASCIMENTO, Renata Cristina. Ensaios de História Medieval: Temas que se renovam. Curitiba: Editora CRV, 2019.

TYERMAN, Christopher. A guerra de Deus. Uma nova história das Cruzadas. 2 Vol. Rio de Janeiro: Imago, 2010.

TYERMAN, Christopher. The Debate on the Crusades. Manchester: Manchester University Press, 2011.

Podcasts

SciCast #211: Cruzadas

SciCast #273: Revolução Industrial Medieval


Madrinhas e Padrinhos

Alexandre Strapação Guedes Vianna, Alexsandro de Souza Junior, Anderson O Garcia,  André Luis Santos, Andre Trapani Costa Possignolo, Andréa Silva, Andressa Marcelino Cardoso, Artur Henrique de Andrade Cornejo, Caio César Damasceno da Silva, Caio Sérgio Damasceno da Silva, Carlos Alberto de Souza Palmezani, Carlos Alberto Jr., Carolina Pereira Lyon, Cláudia Bovo, Eani Marculino de Moura, Eduardo Saavedra Losada Lopes, Elisnei Oliveira, Ettore Riter, Felipe Augusto Roza, Felipe Sousa Santana, Flavio Henrique Dias Saldanha, Henry Schaefer, Iago Mardones, Iara Grisi, Isaura Helena, Jonatas Pinto Lima, João Gentil de Galiza, José Carlos dos Santos, Leticia Duarte Hartmann, Manuel Macias, Marcos Sorrilha, Mayara Araujo dos Reis, Moises Antiqueira, Paulo Henrique de Nunzio, Rafael Alves de Oliveira, Rafael Igino Serafim, Rafael Machado Saldanha, Raphael Almeida, Raphael Bruno Silva Oliveira, Raul Landim Borges, Renata Sanches, Rodrigo Raupp, Rodrigo Vieira Pimentel, Rubens Lima, Sr. Pinto, Tiago Gonçalves, Wagner de Andrade Alves, Willian Scaquett, Willian Spengler, Yuri Morales e 2 padrinhos anônimos

Modo Noturno