MARTYRS é uma história de amizade. Não é um thriller de terror.

Uma história de amizade permeada pelos horrores impingidos por seres ‘humanos’ em busca de respostas para questões do além túmulo.

Cada distribuição Martyrs

Em princípio, o filme denota um discurso que beira o sobrenatural mais corriqueiro das aparições, possessões em um daqueles filmes escritos para causar sustos em adolescentes. Porém, no decorrer da apresentação dos personagens e dos eventos que os levaram a este lugar de vingança, este sobrenatural torna-se perfeitamente questionável, em especial, sob a luz dos traumas e de uma dada esquizofrenia da personagem Lucie.

SINOPSE

Lucie, uma garotinha de 10 anos de idade, escapa de uma situação desumanizadora e posteriormente é acolhida por um orfanato católico. Já no orfanato que a recebeu, entretanto profundamente traumatizada, Lucie é atormentada por pesadelos terríveis.

Em meio a todas estas perturbações seu único respiro vem de Anna, uma menina da mesma idade, sua melhor amiga e confidente.

Após quase uma década e ainda assombrada por seus demônios, Lucie finalmente rastreia aqueles que a submeteram a horrores inimagináveis.

Contudo, ao se aproximarem da angustiante verdade, Lucie e Anna acabam presas num pesadelo real, muito além de qualquer alucinação. Se não conseguirem escapar, um destino terrível as aguarda…

Sobre a refilmagem

O filme não é uma refilmagem quadro a quadro do original Martyrs. Os cineastas e diretores Kevin e Michael Goetz preferem dizer que seu filme foi ‘inspirado’ na obra franco-canadense.  Nas palavras dos diretores: “O que nos atraiu no roteiro de MARTYRS foi o relacionamento entre Anna e Lucie – e isso se tornou nosso ponto de partida neste projeto – muito mais do que as intermináveis cenas de terror e grotesco”.

Sobre a escalação do elenco, Kevin e Michael Goetz relembram que Troian Bellisario fez um teste (atriz conhecida por seu papel em Pretty Little Liars), impecável totalmente comprometida com a personagem. A atriz apesar de muito jovem, conseguiu expressar escuridão, tristeza profunda e loucura reativa. Os próprios diretores lembram de estar com ela na sala de testes e serem afetados por seu desempenho.

A atriz que interpreta Anna, Bailey Noble (mais conhecida por seu trabalho na série True Blood) tem a dose certa de ingenuidade e confiança mas que também foi capaz de fazer a transição necessária a sua personagem quando dos momentos de maior tensão.

Durante e imediatamente após assistir à MARTYRS, a audiência que tendo sido exposta à histórias assustadoras da miséria do espírito humano, tanto quanto caberão comparações aos muitos holocaustos e genocídios em nome das fés cegas em ideologias e crenças religiosas, sairá se perguntando se aqueles que representam o mal verdadeiro não somos nós mesmos, mesmo que por vezes movidos por buscas pessoais e quiçá existencialistas presentes nas clássicas perguntas ”de onde viemos” e “para onde vamos”.

Contudo, essa busca por respostas embasadas em pseudo-resultados e experiências tendenciosas, por vezes sádicas, em uma parca tentativa de estabelecer um discurso de pseudociência à meras expressões de fundamentalismos, sadismos e delírio mítico onde os autores de tais torturas acreditam como acreditava Menguele em “sacrificar pelo conhecimento”.

MARTYRS em seu discurso atual questiona e comprova novamente que este mal que habita certos de nossa espécie nada tem de sobrenatural e que a amizade sim, pode ser uma força transformadora e transcendente.

 

Direção: Kevin Goetz, Michael Goetz

Elenco: Troian Bellisario, Kate Burton, Caitlin Carmichael

Gênero: Terror

País: EUA

Ano: 2015

Duração: aprox. 86 min

Previsão de estreia: 05/05/2016