O Twitter gera sua receita mostrando publicidade para seus usuários. Mas não para todos os seus usuários. Nos últimos meses o twitter eliminou ou reduziu drasticamente o número de propagandas para um grupo seleto de usuários (do qual você está excluído) que são mais ativos e proeminentes nesta rede social.

Fontes dizem que o Twitter realizou esta manobra na tentativa de engajar um maior número de usuários VIPs na  mídia social. Esta estratégia parece levar em conta o fato de que apesar do twitter ter mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, o mesmo também apresenta mais de um bilhão de usuários que abandonaram o serviço no decorrer do tempo, ficando muito atrás em número de usuários ativos do que o concorrente Facebook.

Entretanto esta estratégia parece ir na contramão do rumo que a empresa vem tomando desde 2013, quando ações da empresa começaram a ser comercializadas na bolsa de Nova York, e a cobrança por um crescimento na base de usuários começou a ser exigida pelos seus investidores, contrariando muito do que Jack Dorsey pregava no início da empresa, onde o engajamento era considerado mais importante do que o crescimento dos números da base de utilizadores do serviço.

Fontes de dentro do Twitter dizem que a empresa não seleciona os usuários que não terão anúncios com base unicamente no renome do indivíduo, mas sim por uma variedade de critérios, incluindo o volume e o alcance dos tweets que eles geram. Aparentemente existem usuários com cerca de 70 mil seguidores que estão incluídos no grupo sem anúncio.

O Twitter pode se dar ao luxo de desligar anúncios para um pequeno grupo de usuários, uma vez que verbas de publicidade não têm sido uma preocupação real para uma empresa que tem muitas preocupações. Há quem diga que o Twitter está experimentando uma maneira de funcionamento que apresente menos ou nenhum tipo de anúncio e que se sustente através de um esquema de assinaturas, porém isto parece um contrassenso em relação ao mercado, já que grandes serviços como o whatsApp estão revendo ou desistindo do modelo por assinaturas.

A diminuição de anúncios para pessoas específicas parece ser mais uma estratégia para diminuir o número de abandonos por parte dos usuários com muitos seguidores, pois a maior parte dos usuários do twitter apresentam um número pequeno de seguidores, sendo que grande parte do público utiliza o twitter mais como uma forma de seguir do que de ser seguido, dessa forma é essencial que estes usuários VIPs se mantenham no serviço para que a debandada de utilizadores da rede social comece a diminuir. Além da diminuição de anúncios para usuários seletos, o Twitter parece investir cada vez mais na parceria com as emissoras de televisão como vimos no Brasil no caso do master chef apresentado na band, que apresentou picos de audiência muito acima do normal para o horário e para a emissora, tornando essa parceria muito importante para trazer novas pessoas para o serviço.

Fontes: Recode.net