Na cidade de Nova York, a startup Neverware está ajudando escolas a recondicionarem PCs e Macs antigos, que foram abandonados por ficarem “obsoletos”, para “Chromebooks” utilizáveis pelos estudantes. A Neverware cobra uma taxa de licenciamento para cada máquina que recondicionam, mas também oferecem o software de graça para usuários individuais. É possível configurar o seu computador para dar boot com o sistema operacional original ou com o Chrome.

Essas máquinas recauchutadas não são tecnicamente “Chromebooks”, já que a marca é reservada para laptops criados pela Google e seus parceiros. A Google sugere que os chamemos de “Chrome laptops”, ou de “Chromium laptops”. Em todo caso, você vai descobrir que a experiência é indistinguível, principalmente do Chrome, e que todos os aplicativos e serviços do Google que você espera funcionam sem lentidão.

O seu laptop de 2011 pode voltar velocidade que tinha a algum tempo atrás.

O seu laptop de 2011 pode voltar velocidade que tinha a algum tempo atrás.

Máquinas com mais de 6 anos de uso podem, com o Chrome, dar boot em menos de 30 segundos, e serem rápidas o suficiente para trabalhar, enquanto o mesmo usando Windows, nem tanto. Chega a ser engraçado notar que na era da computação na nuvem, muitas máquinas que são descartadas por serem obsoletas, possuem em termos brutos, hardware mais potente que os últimos Chromebooks lançados no mercado.

É uma boa oportunidade pra tirar aquele PC velho do porão, dar uma limpada nele e testar o sistema.

É uma boa oportunidade pra tirar aquele PC velho do porão, dar uma limpada nele e testar o sistema.

Máquinas antigas, normalmente, possuem defeitos que a Neverware não consegue consertar, por exemplo, uma bateria viciada não tem outro jeito além de trocar. Se você tiver alguma máquina num canto, pegando poeira por ser lenta, o software da Neverware pode ser interessante, uma forma fácil para tentar ressuscitá-la. Se ficou interessado, pode fazer o download do software aqui.

Fonte: The Verge