Há muito tempo, a área de automação estava estritamente ligada à área industrial com especialistas altamente graduados contratados para desenvolver melhorias na linha de fabricação que renderiam milhões aos seus contratantes. Porém, hoje em dia, estamos vivendo uma era em que a automação não mais se restringe a industrias e especialistas, devido ao advento da internet responsável por dispersar o conhecimento de maneira mais eficiente, além do desenvolvimento de ferramentas que possibilitam que hobbistas da área de eletrônica possam realizar seus próprios projetos, sejam voltados ao ambiente fabril ou ao ambiente residencial.

Uma incrível ferramenta que possibilita que você possa fazer seus próprios projetos é o microcontrolador arduino. O arduino é uma ferramenta open-source, sua arquitetura está disponível na internet possibilitando que as pessoas sugiram melhorias para o projeto para tornar a ferramenta ainda mais robusta e eficiente, que dá possibilidades de uma fácil prototipagem e emulação de projetos na área de eletrônica. Ele é a placa ideal para quem gosta de tecnologia e quer realizar os seus próprios projetos (acreditem, é mais fácil do que parece).

Arduino-Uno-R3-Front

Arduino

Não vou me aprofundar nos detalhes técnicos da placa, porém irei mostrar alguns projetos desenvolvidos com a ajuda do arduino para despertar a curiosidade de vocês:

https://www.youtube.com/watch?v=Md78sOI1-r8

https://www.youtube.com/watch?v=M5f928M_-W0

https://www.youtube.com/watch?v=TtogVN2rEqQ

https://www.youtube.com/watch?v=WRH_YDV_Xws

https://www.youtube.com/watch?v=z9Cqm28lbRk

A primeira vista pode parecer impossível confeccionar esses projetos, mas apesar de alguns projetos serem mais complexos do que outros, existe um grande acervo de tutoriais, kits e projetos na internet. Até mesmo alguém com nenhum conhecimento de eletrônica pode começar a desenvolver seus próprios projetos, já que existem tutoriais que funcionam quase que como uma receita de bolo para desenvolver as mais criativas aplicações.

Agora provavelmente você deve estar falando algo como: “Pode até ter material na internet, só que esse tal de arduino deve custar uma fortuna”. Entretanto, posso dizer que ele não é caro, sendo que o custo do arduino uno (modelo ideal para quem quer começar nessa área) custa de 37 a 50 reais dependendo de onde você for comprar. Além do arduino propriamente dito você também vai precisar de outros componentes como: resistores (1000 resistores com valores variados custam em média 20 reais), capacitores (100 capacitores com valores variados custam em média 20 reais), sensor ultrassônico (cerca de 8 reais a unidade), sensor de luminosidade (1 real a unidade), sensor de temperatura (cerca de 7 reais a unidade) entre outros acessórios que você pode utilizar dependendo da aplicação do seu projeto.

Vou deixar um vídeo abaixo com um projeto extremamente simples que eu fiz utilizando um arduino, um led, dois resistores e um sensor de luminosidade. A energia que alimenta o arduino vem da entrada USB do meu PC, que fornece energia suficiente para fazer com que o arduino ligue, porém o mesmo também pode ser alimentado através de bateria. O custo aproximado do projeto foi de 42 reais, sendo que foram 40 reais do arduino mais 2 reais dos outros componentes, ou seja, como o arduino é a peça mais cara da maior parte dos projetos, uma vez que você o tenha comprado só vai precisar fazer compras eventuais de alguns componentes específicos, que normalmente custam menos que a passagem de ônibus, para os seus projetos. O vídeo mostra a utilização de um sensor de luminosidade em conjunto com um arduino, quando o sensor detecta que o ambiente está muito escuro (previamente estabelecido em código) o arduino liga o LED para iluminar o ambiente, e quando eu ligo a minha luminária o sensor percebe que o ambiente está claro e o arduino desliga o LED, ou seja, o arduino é responsável por fazer a comunicação com o LED e o sensor além de fazer o controle dos componentes através de uma linguagem de programação.

https://www.youtube.com/watch?v=z-Qy51vSJoc&feature=youtu.be

O projeto é simples, porém caso você tenha interesse você pode utilizar esta ideia para fazer com que a lâmpada do seu quarto seja ligada quando estiver muito escuro, ou pode acionar a lâmpada do seu quarto através do seu celular ou até mesmo através de palmas. As possibilidades são infinitas e existem diversos tutorias e projetos prontos na internet.

Por fim gostaria de deixar estes dois projetos destinados a quem já adquiriu certa prática com o arduino: o primeiro é uma máquina CNC (realiza usinagem) e o segundo é uma impressora 3D. Você sabia que existem projetos de impressoras 3D funcionais utilizando arduino que estão disponíveis na internet? pois é, estamos limitados somente pela nossa imaginação…

https://www.youtube.com/watch?v=4gURxpZ1lZM

https://www.youtube.com/watch?v=N4kwh0NjRjg

 

Fontes:

Site oficial do arduino

Onde posso comprar?

LabdeGaragem

RoboCore

Eletrônicos MercadoLivre

StoreArduino