Vivemos num mundo onde forças invisíveis regem nosso dia a dia. Elétrons se movendo a velocidade da luz nos ajudam a acordar no horário, nos entretêm e nos distraem, com uma miríade de cores e sons. O que dá vida a esse mundo é a Eletrônica, ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica. Uma ciência aplicada que nas últimas décadas se tornou essencial para o funcionamento e sobrevivência da humanidade.

 

Exemplo de aparelhos que existem graças aos circuitos eletrônicos

 

Se você sempre foi fascinado por entender o funcionamento desses aparelhos seja bem-vindo ao clube, literalmente. Nesse Guia Mangá você será apresentado ao estudante de ensino médio Toru Shiden, fundador do Clube de Eletrônica, e Aya Ereki, garota que decide se inscrever sendo então a única pessoa além do Toru a fazer parte do referido Clube. Apesar de muito dedicada, Aya sabe pouco sobre Eletrônica então caberá a Toru ensinar os princípios básicos para a criação de um circuito eletrônico, usando como ponto de partida o funcionamento de um aparelho de rádio AM. A história carrega todo o ritmo dos mangás tradicionais o que torna as explicações fluidas além de permitir um aparecimento natural das ilustrações e desenhos dos circuitos. Assim, o Guia Mangá se destaca de um livro técnico, cuja característica é descrições extensas e figuras que por melhor que sejam posicionadas irão aparecer somente no final do parágrafo mais próximo.

Desse modo, a combinação de diálogos e ilustração possibilita um aprendizado direto. Você poderá vivenciar isso quando ao final do conteúdo em mangá se deparar o material complementar que segue o formato tradicional de livro técnico. O material complementar por sua vez é muito bem escrito e dá espaço para aprofundar os conceitos e principalmente detalhar os componentes do circuito. Se em algum momento você achar a descrição do mangá superficial, não se preocupe, você logo irá se deparar com o material complementar para garantir seu entendimento.

O enredo do mangá é simples. Afinal de contas, protagonistas mesmo são os componentes de um circuito eletrônico, mas as duas personagens da história são muito carismáticas. Inclusive, no momento em que a história atinge seu clímax você pode até se sentir tentado a passar direto o material complementar para chegar logo ao desfecho. Mais uma demonstração de que o enredo construído não é apenas acessório, mas uma história muito bem trabalhada para permitir tanto o entendimento teórico dos princípios de eletrônica quanto tornar esse aprendizado lúdico. Criando um formato formidável, divertido e eficiente.

Se você gosta de mangá e sempre se interessou por circuitos eletrônicos, essa é a melhor pedida. O conteúdo é baseado nas aulas do Dr. Kenichi Tanaka que irá te introduzir nesse universo de uma maneira leve e simples, além de mostrar os componentes necessário para a construção de um aparelho de rádio. Isso é sensacional, pois hoje em dia a maioria das casas tem bastante aparelhos eletrônicos antigos que podem ser abertos e utilizados. É claro que as ferramentas básicas para a montagem dos circuitos podem não estar a disposição, mas é um bom começo. Além disso, se você é um estudante e tiver na sua escola acesso a tais materiais, seria uma boa seguir a iniciativa do Toru e começar um clube de eletrônica. Quem sabe você não consegue atrair gente tão divertida e interessante quanto a Aya.

Considero esse Guia Mangá uma excelente iniciação aos princípios da Eletrônica. Ao final do livro você poderá reconhecer o desenho de um circuito eletrônico, o funcionamento de um transístor, das ondas de rádio, moduladores, amplificadores entre outros componentes básicos. Além é claro, dos princípios e leis físicas que regem o funcionamento dos circuitos e como aplicar as equações matemáticas para inclusive simplificar o sistema. É claro que o livro não o tornará um expert em eletrônica, mas é o tipo de obra que desperta a curiosidade certa, pois mostra o caminho que você deve seguir se quiser se aprofundar na área. O Guia Mangá Circuitos eletrônicos e muito outros podem ser adquiridos no site da Editora Novatec e também em várias livrarias.