O UBD-K8500, da empresa sul-coreana Samsung, é o primeiro player de Blu-ray Ultra HD 4K e pode começar a ser vendido antes do previsto. O dispositivo foi anunciado na IFA (Internationale Funkausstellung Berlin) do ano passado, e estava previsto para chegar nas lojas em março. No entanto, tem havido relatos de que certas lojas já possuem o dispositivo em estoque, enquanto que os clientes que compraram antecipadamente o player na Best Buy dizem que o lançamento do produto vai ser dia 10 de fevereiro. Em Santa Mônica, EUA, uma loja que anunciou o player na sexta-feira esgotou todo o estoque no mesmo dia, de acordo com um post do Facebook.

O motivo da data de lançamento do UBD-K8500 ter sido adiantada é uma incógnita, porém provavelmente não é para se manter na frente na corrida de conteúdo em 4K. Embora muitos estúdios de cinema tenham anunciado que alguns de seus filmes vão ser lançados ou relançados no novo formato, não está claro se eles estão disponíveis em todo país. Filmes que estão em lançamento, como Perdido em Marte (The Martian) e Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service), estão disponíveis para compra antecipada apenas na Amazon. Enquanto que a maioria dos filmes confirmados possuem uma data de lançamento incerta, que vai até o final do ano.

Se com o FullHD a imagem já parece real, em 4K os detalhes são assustadores.

Se com o FullHD a imagem já parece real, em 4K os detalhes são assustadores.

Felizmente, o UBD-K8500 da Samsung consegue reproduzir conteúdo 4K por streaming de sites como Netflix, além de reproduzir Blu-rays, DVDs, CDs, e 3D (aquele que seria a próxima evolução nos filmes e players caseiros, e que saiu um pouco antes do UDH e do HDR, que acabaram sendo os verdadeiros próximos passos). O 4K deve ter uma vida bem mais longa que o 3D, mas ainda não é motivo para sair correndo e comprar um player.

Fonte: The Verge