Bem-vindos ao grande e majestoso Palácio da Bolsa do Café! Hoje eu serei sua guia nesta nossa visita cheia de requinte e detalhes históricos!

Vocês já conseguem sentir o cheiro do café? Ele ressoa no local ou pode ser a Cafeteria do Museu mesmo, né? Vamos?

Localizado no centro histórico de Santos – SP, o Museu do Café chama atenção pela sua arquitetura antiga, lembra os cenários descritos por JK. Rolling e o Banco de Gringotes.

A rua do comércio é cheia nos dias de semana. Normalmente representantes de cafés, corretores passam por ali com suas latinhas de amostra. Fato recorrente durante anos e eternizado frente ao Museu.

É difícil escolher o que você quer olhar em um primeiro momento, você pode apenas sentar no hall de entrada e apreciar um ótimo café na Cafeteria do Museu! Quem sabe tirar uma foto com trajes históricos? Eu, pessoalmente, recomendo passar um tempo ali se ambientalizando antes de iniciar o tour.

 

Salão do Pregão

A primeira parada é o Salão do Pregão. Com as cadeiras dispostas em um círculo, era neste local onde os corretores de café se posicionavam para vender os cafés. A acústica foi projetada para se ouvir tudo o que dissessem ali no salão. Somente os corretores de café poderiam negociar no círculo, os fazendeiros que eles representavam ficavam nas bordas ou no piso superior, sinalizando a venda ou desistência.

No teto do salão está posicionado um belo O vitral denominado A epopéia dos bandeirantes. O artista que projetou foi Benedicto Calixto, mas não foi ele que confeccionou e sim a Casa Conrado, um ateliê renomado de vitrais de São Paulo. Muitas das obras foram idealizadas por Benedicto Calixto.


São também suas as telas posicionadas no fundo do Salão de Pregão. A tela central representa a Fundação da Vila de Santos.

Seguindo a visita, começamos a adentrar na exposição de longa duração denominada:

“Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte.”

A primeira etapa da exposição denomina-se “Da Planta a xícara”, onde somos apresentados ao início do café, responsável por movimentar a economia brasileira há anos. A exposição lhe convida a conhecer o pé de cafe, as ferramentas usadas antigamente, as atuais, quais são algumas denominações de grãos, o que caracteriza por um grão com defeito, riado, ardido, etc.

O segundo módulo apresenta uma linha do tempo:

“História do café”

A exposição é repleta de informações referentes ao grão, história da Politica Café com Leite, introdução da planta nos estados, abolição, Imigração e expansão da cidade de Santos. O Museu conta brevemente a história dos imigrantes e convida todos a conhecer a segunda ponta da instituição, desta vez localizada na cidade de São Paulo, onde é a sede do Museu da Imigração.

Santos é a cidade brasileira que se desenvolveu e consolidou por conta do café. A história do desenvolvimento da cidade é contada no terceiro módulo:

“A praça de Santos”

Conhecemos mais da cidade de Santos e da evolução através dos mapas urbanos, e sua expansão com o auxílio dos canais desenhados para evitar a propagação de doenças. Esta parte da exposição conta com relatos reais e exposições interativas.

Adentrando ainda mais na história retratada no museu, chegamos no piso superior onde podemos vislumbrar o trabalho de vários artistas que vislumbraram arte nos objetos e arquiteturas do Museu, essa exposição denomina-se “Artes e Ofícios”. Olhos atentos registraram curvas arquitetônicas e ferros torcidos realçando a beleza envolvente do local.

Abertas para visitação ainda temos mais duas exposições. A primeira é voltada a Calixto e sua importância na história do Museu e de Santos. Registros históricos, anotações e mapas de projeção estão expostos, além de uma exposição interativa com suas famosas telas do Salão do pregão.

Exposição temporária

“PIANISTAS DE ARMAZÉM: TRABALHO FEMININO NA CATAÇÃO DE CAFÉ”

A decoração é composta por vagas de emprego, com jornada de trabalho e valor do salário. Ao lado também a notas de acidentes ocorridos nestas condições de trabalho.

Vale muito a pena conhecer, mas digo que o Museu não encerra sua atividade aqui. O Museu do Café que promove BONDE CAFÉ, onde mistura-se o passeio histórico do bonde de santos com a presença de duas baristas que apresenta cafés distintos para os tripulantes da viagem.

O Museu do Café funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 18h.

Preços

  • Os ingressos para visitação no Museu do Café custam R$10,00. Estudantes e terceira idade pagam meia-entrada. Funcionários da rede pública do Estado de São Paulo são isentos.
  • Aos sábados, a visitação é gratuita.

Nos finais de semana você pode fazer degustação de cafés e participar do Dicas do Barista. Vale muito a pena, espero que vocês aproveitem.