Nas florestas de Ghats, Índia, cientistas afirmam ter descoberto uma nova posição de acasalamento num grupo de sapos. Durante o acasalamento os sapos machos montam e abraçam as fêmeas, no chamado amplexo, normalmente usado pelo macho para se aproximar da fêmea e fecundar seus ovos, assim que liberados por ela, posição na qual o macho agarra a fêmea pela região escapular e ilíaca.

Pesquisadores registraram seis formas de amplexo em todo o mundo, em mais de 6 500 espécies de sapo. Mas o sapo noturno de Bombaim (tradução livre) (Nyctibatrachus humayuni), endêmico do oeste de Ghats, revelou uma sétima e nunca registrada forma de amplexo.
Ao invés de agarrar a fêmea firmemente como machos de outras espécies, um macho do Sapo Noturno de Bombaim repousa sobre a fêmea, segurando uma folha ou ramo.
O pequeno sapo, de 5 centímetros, libera o esperma sobre o dorso da fêmea e rapidamente se afasta, antes dela liberar os ovos; não havendo contato entre o macho e a fêmea. A fertilização ocorre quando o esperma escorre pelo dorso da fêmea e chega aos ovos recém liberados por ela.

Posições de amplexo conhecidas. Parte A: mostra as sete posições de amplexo. Parte B: Detalha a nova posição descrita pelo grupo de pesquisa.

Posições de amplexo conhecidas. Parte A: mostrando as sete posições de amplexo. Parte B: Detalhando a nova posição descrita pelo grupo de pesquisa.

O gênero Nyctibatracachus, ao qual pertence o sapo noturno de Bombaim, apresenta várias estratégias de acasalamento. Talvez por ser um grupo antigo, em torno de 70-80 milhões de anos. Além da nova posição, a equipe também observou um outro comportamento. Geralmente os machos vocalizam para atrair a fêmea, e estas raramente vocalizam (cerca de 0,5% do total de especies conhecidas). Porém, nesta espécie as fêmeas apresentam vocalização distinta e menos frequente que o vocalização do macho, provavelmente servindo como forma de localização e identificar seus pares. Sendo necessário mais estudos para confirmar tal hipótese.
De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, a população desta espécie esta em declínio, sendo considerada vulnerável. E mais informações sobre a espécie são necessárias para planejar políticas de conservação.

Fonte: Mongabay News e Systematics Lab