Vez por outra na internet, nos deparamos com matérias a respeito de animais com habilidades ou comportamentos que muitas vezes pensávamos serem exclusivos do ser humano, como as lontras que surfam em baleias, ou as trutas que fingem orgasmos. Hoje eu irei mostrar alguns pequenos animais que são exímios construtores, mostrando que o homem não é o único que pode ser um arquiteto.

I. lagarta Psychidae

Cabana da Psychidae

Cabana da Psychidae

A Psychidae, constrói uma cabana usando pequenos gravetos, conforme ela vai crescendo a ela gravetos maiores, as cabanas costumam ser em forma de pirâmide ou com os gravetos em paralelo formando um tubo. É impressionante a simetria que as suas construções possuem.

Mas nem todas as Psychidae gostam de viver em cabanas, algumas preferem se tornar escoteiras e por isso vão viver em tendas feitas com folhas e camadas de seda.

tenda Psychidae

tenda da Psychidae

 

 

II. Vogelkop Bowerbird

construção do Bowerbird

construção do Bowerbird

Os Bowerbirds têm grande habilidade em construir abrigos usando longos galhos de arvore, eles carregam para dentro do abrigo flores, bagas, besouros, e outros agrados para as fêmeas, tudo como forma de tentar de atrair e acasalar com as fêmeas, ironicamente elas não usam esses abrigos para criar seus filhotes.

III. Cupim-bússola

mar de cumpinzeiros

mar de cumpinzeiros

O Cupim-Bússola constrói torres que chegam a impressionantes três metros de altura.

torre do Cupim-bússola

torre do Cupim-bússola

Eles são chamados assim porque suas torres possuem uma orientação norte-sul, acredita-se que a sua forma ajuda a manter a temperatura interna regulada.

IV. Mariposa Cyana

Mariposa Cyana em estagio de pupa

Mariposa Cyana em estagio de pupa

Quando lagarta ainda, a Cyana possui pelos longos e flexíveis que ela tece para formar uma gaiola em volta de si, então ela se suspende na meio da gaiola com sua seda. A gaiola serve como proteção contra predadores em seu estágio de pupa.

 

Fontes.

Boredpanda

SGMacro