No texto anterior falamos um pouco sobre a história dos termômetros, neste, iremos tratar sobre como alguns deles funcionam.

Os termômetros de mercúrio e álcool são compostos de um tubo de vidro com outro tubo dentro, também de vidro, que tem mercúrio ou álcool em seu interior. Eles possuem uma escala que mostra os valores da temperatura conforme a dilatação da substância. 

O termômetro clínico é o termômetro de mercúrio. Ele é usado para verificar se alguém está com febre ou não. A sua escala vai de 34 a 43 graus, temperaturas consideradas críticas para o ser humano. Ao  ir aquecendo, o mercúrio se dilata subindo pelo tubo até atingir o equilíbrio térmico e, assim, mostra na escala o valor deste equilíbrio.

 Este tubo permite a dilação do líquido, mas impede o retorno do líquido quando ele se contrai, permitindo uma leitura correta mesmo que o termômetro seja mudado de local. Para que o mercúrio volta ao seu local inicial é preciso sacudir o termômetro com rapidez.

Figura 4: Termômetro de mercúrio 

Este tipo de termômetro vem sendo substituído por outros modelos, pois quando eles quebravam, deixavam o mercúrio exposto, expondo assim quem o manipulava a riscos de saúde por intoxicação. 

Um modelo que vem para substituir os termômetros de mercúrio é o de cristal líquido. Esses termômetros são fitas com retângulos desenhados. No seu interior há cristal líquido que, em contato com o corpo, muda de cor conforme a temperatura. Porém, alguns usuários não confiam na leitura que ele faz.

Figura 5 : Termômetro de cristal líquido

O termômetro de álcool normalmente é usado em laboratórios ou para medir a temperatura ambiente, devido à sua escala, que vai de -5 até 150 graus célsius. Seu funcionamento é parecido com o de mercúrio.

Quando o termômetro é aquecido, o álcool se dilata e sobe pelo tubo ate atingir a temperatura de equilíbrio. Muitos desses aparelhos usam álcool com corante para  facilitar a leitura da temperatura.

Figura 6: Termômetro de álcool

O termômetro digital é outro tipo de termômetro que esta presente no nosso dia a dia. Existem dois tipos: os eletrônicos e os termopar.

Os eletrônicos têm, dentro deles, resistores que compõem um circuito elétrico. Ele é acionado conforme a variação das características elétricas. Quando a resistência é acionada, o circuito elétrico dá o valor da temperatura.

Figura 7: Termômetro digital

Os termopares são normalmente encontrados em automóveis e indicam a temperatura do motor. Seu funcionamento ocorre da seguinte forma: dois fios de materiais diferentes são ligados ao motor e quando ele atinge uma faixa de temperatura, eles geram uma diferença de potencial que provoca uma tensão elétrica, acendendo o indicador, a luz, no visor do carro.

Figura 8: Funcionamento do termopar

Outro tipo de termômetro é o de radiação, que consegue medir a temperatura devido à emissão de radiação eletromagnética ou radiação infravermelho. Quando o aparelho é direcionado para o corpo, um sensor dentro dele captura os espectros infravermelhos emitidos. A temperatura é dada pelo valor correspondente ao comprimento de onda da radiação.

Figura 9: Radiação infravermelha emitida pelo corpo humano.

Bom, pessoal, além dos aparelhos apresentados aqui existem outros não tão populares, mas com igual importância em suas atividades. Agora toda vez que você entrar em um local público, tenho certeza que irá lembrar que seu corpo está emitindo radiações infravermelhas e que essas são capturadas por um sensor que está dentro do termômetro apontado pra você. Esse sensor lê o comprimento de onda que dessa radiação e compara com uma tabela que o relaciona com a temperatura. 

Até a próxima pessoal.

 

 

REFERENCIAS

http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/temp.htm

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/451972/mod_resource/content/1/WOORTMANN.%20%20quente%2C%20frio%20e%20reimoso.%20p.%2017-23.%2007.04.pdf

https://www.wikiwand.com/pt/Termómetro_de_Galileu

https://www.youtube.com/watch?v=RcQ9vxwWjcs

https://www.youtube.com/watch?v=bJFG5363BS0

https://pt.wikipedia.org/wiki/Termômetro#:~:text=O%20mercúrio%2C%20por%20ter%20um,de%200%2C05%20°C.

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1150&evento=6

https://www.ortoponto.com.br/m/blog/5ffcbd3248d9c97cc9017497/termometro-infravermelho-entenda-como-funciona

https://www.to.gov.br/noticias/agencia-de-metrologia-explica-como-funciona-o-termometro-infravermelho-e-orienta-como-usar-o-equipamento-de-medicao-de-temperatura/wlqaicp2w9q#:~:text=Termômetros%20digitais%20infravermelhos%20são%20sensores,da%20temperatura%20sai%20na%20hora.

https://super.abril.com.br/saude/por-que-a-temperatura-do-nosso-corpo-e-37c/

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/07/a-temperatura-corporal-normal-e-37-c-talvez-nao-e-veja-por-que-isso-importa